Reforma política

João Batista Azevedo (Interino)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, voltou a afirmar que a reforma política será a única pauta do Plenário na última semana de maio. Cunha considera essencial alterar o sistema de eleição dos deputados. “Ninguém aguenta mais fazer uma nova eleição como foi feita a última”, afirmou, durante a edição do programa Câmara Itinerante em Belém (PA), nesta sexta-feira (15).

Segundo ele, o modelo atual gera distorções, como a eleição de deputados federais que obtiveram apenas 200 votos e a não eleição de outros que tiveram mais de 100 mil votos. O parlamentar defendeu o modelo majoritário conhecido como “distritão”, em que é eleito o deputado mais votado em cada estado. Para ele, o modelo não enfraquece os partidos, como argumentam os críticos desse sistema. Ele defendeu a fidelidade partidária e que a suplência das vagas seja das legendas, para que os partidos sejam fortalecidos.

De acordo com o presidente, a escolha do modelo de eleição vai definir o modo de financiamento das campanhas. Ele defendeu que a reforma proíba a contribuição de empresas que têm contrato com a administração pública. Cunha apoiou ainda a ideia de coincidência das eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2022. 

De tudo uma coisa é certa. Já está mais do que na hora do país fazer a sua reforma política. É aguardar pra ver o que sai...

Enquanto isso...

Por aqui os partidos começam a se movimentar com vistas às eleições municipais do próximo ano. Ao que parece começam a se desenhar as candidaturas a prefeito e leva vantagem quem primeiro se arregimentar, unindo forças políticas. O atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior concorrerá à reeleição, mesmo estando profundamente desgastado, e deve ter o apoio do PDT, talvez até na composição da chapa. Ocorre que este já não tem a militância de outrora e por isso não soma como somaria em outros tempos. Deve ter também o apoio do sempre dividido PT, que diga-se de passagem, muito dos eleitores não quer nem ouvir falar. 

A deputada federal Eliziane Gama por sua vez, com uma grande densidade eleitoral na ilha e embalada pelo bom trabalho que vem fazendo na CPI da Petrobrás plana em céu de brigadeiro. É bem pontuada nas pesquisas, mas precisa de um conjunto de forças partidárias para chegar com força na campanha, caso queira realmente sair como candidata ao palácio de La Ravardiere. Já a vereadora Rose Sales, ex-PCdoB, topou o convite do PP, e após filiação, ocorrida ontem, assume declaradamente o posto de candidata do partido para as eleições do próximo ano.

Mui amigo

Na semana passada leu-se nos jornais da ilha o comentário de um certo vereador que dizia ter o prefeito Edivaldo Holanda, secretários que trabalham para aumentar o seu desgaste perante a população. É verdade. E o secretário de obras deve ser um destes. Basta andar nas ruas dos bairros de São Luís. A buraqueira é um absurdo. Não são vistos nem os acessos a certas repartições sejam do próprio município ou do Estado. Um exemplo é a buraqueira que se encontra na Rua Conde D’Eu, no Monte Castelo, onde está localizada a Secretaria do Estado de Educação. Por lá, ao que parece, não está funcionando a parceria entre o estado e o município, e certamente, só dificulta o acesso a esta secretaria ainda mais. 

Fórum em defesa da Baixada Maranhense

Ontem aconteceu mais uma assembleia do Fórum em defesa da Baixada Maranhense. Desta vez foi eleita a primeira Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, aprovação do Estatuto, definição das comissões temáticas e seus respectivos membros. O evento aconteceu no auditório da SECID, no Monte Castelo. O Fórum agora instituído oficialmente partirá para a elaboração do seu planejamento estratégico e a agenda de visita a cada município do território da baixada. Mais uma vez os baixadeiros deram prova de união e vontade de trabalhar pela sua região. Em menos de três meses de criado o Fórum já comemora algumas vitórias da sua sempre renovada pauta de reivindicação, se fez conhecido pela capacidade técnica e de organização de muitos dos seus membros. A todos que fazem o Fórum em defesa da Baixada Maranhense nossos aplausos e a certeza de que juntos e empenhados, a região que já é bela por natureza, poderá ser uma potência econômica no estado do Maranhão.

Em tempo...

A coluna através do seu titular, jornalista Jersan Araújo, e nós na interinidade, nos solidarizamos com a família do saudoso Nivaldo Figueiredo, falecido na última quarta-feira. Nivaldo era natural de São João Batista e baixadeiro de boa cepa. Nossos pêsames aos familiares.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected