Sabatina: “Governar é eleger prioridades”, defende Eduardo Braide

O candidato Eduardo Braide (PMN), encerrou a série de entrevistas da Sabatina O Estado, nesta terça-feira (11). No bate papo com os jornalistas da editoria de Política do jornal, Braide disse que como prefeito da capital, governará com prioridades em todas as áreas.



Assim como no 1º turno, Eduardo Braide apresentou propostas e discutiu sobre o futuro político da capital com os jornalistas e com eleitores, que também interagiu via redes sociais. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo site do jornal e teve a participação de internautas que enviaram perguntas aos candidatos.

O candidato também aproveitou para agradecer a população que, para ele, fez história em São Luís. “Quero dizer que estou aqui por causa de você, que decidiu fazer história e me tirou de apenas 5% nas urnas para um percentual que me garantiu chegar ao segundo turno”, afirmou.

Sabatina

Questionado sobre Cultura e Turismo pelos jornalistas de O Estado, Marco Aurélio D’eça, Ronaldo Rocha e Gilberto Leda, o candidato criticou a ineficiência do atual plano de cultura instituído pela Prefeitura de São Luís e disse que “ninguém governa sozinho e que governar é eleger prioridades” citando um dos 33 itens do seu Programa de Governo, que fala sobre a implantação do Programa Municipal de Cultura para possibilitar a continuidade das diversas manifestações populares de São Luís.

“Primeiro, a criação pura e simplesmente da secretaria não garante uma qualidade na política voltada para cultura. O Plano Municipal de Cultura, se você conversar com qualquer artista, vai dizer que nunca saiu do papel. É por isso que em nosso Programa de Governo, vamos exatamente tirar do papel o que está no plano e implantar real. Vamos buscar parcerias na iniciativa privada para que nossa cultura não aconteça apenas no carnaval e São João, mas que nossa cultura possa ser realizada durante o ano inteiro. Não podemos falar em turismo sem ter uma cultura que aconteça o ano inteiro” afirmou.

Educação

Sobre a educação, Eduardo Braide disse que antes de falar em construção de escola de tempo integral vai resolver os problemas de infraestrutura para que as aulas em tempo normal sejam retomadas. 

“O problema da educação não é falta de dinheiro, mas sim falta de gestão. A pergunta que nós temos que fazer é: se um prefeito, desde o primeiro ano de mandato, tem à disposição recursos para entregar creches para as crianças e chega ao final de seu mandato e não entrega uma creche, quem está paralisando a cidade?”, questionou o candidato.

Saúde

Na saúde, o candidato disse que a parceria será uma saída para resolver o problema de falta de leitos. Parceria com a Santa Casa será uma das possibilidades já que, de acordo com Braide, há 10 leitos de UTI fechados há dois anos. 

“Ninguém governa sozinho e é dessa forma que vamos governar fazendo parcerias. A minha parceria é de verdade. Ele prometeu um hospital de referência e nunca colocou um tijolo. Mas tem mais de 10 leitos a disposição na Santa Casa que nunca foram utilizados” destacou.

Eduardo Braide questionou a parceria que o atual prefeito disse ter com a Santa Casa e o Hospital Aldenora Bello.

"Atualmente a prefeitura apenas faz o repasse dos recursos federais aos hospitais, mas até os repasses do SUS estão sendo atrasados. Há dois meses a Santa Casa de São Luís demitiu 87 funcionários, pais e mães de família que trabalharam lá. Vocês acham que se esse repasse estivesse acontecendo, se essa parceria estivesse beneficiando a Santa Casa, ela iria demitir ou teria que contratar novos profissionais para poder ampliar esse serviço que foi feito? É uma questão de lógica”, finalizou.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected