UM PÉSSIMO ACORDO

Ao fechar acordo com o PCdoB, a direção do PSDB maranhense fez uma grande bobagem ao descartar a possibilidade do partido ter o seu próprio candidato a senador. A política é dinâmica e o quadro que se apresenta hoje poderá mudar amanhã. Com base nessa premissa o PSDB errou e fez um péssimo acordo ao se contentar com a candidatura a vice-governador. Pelo que representa a nível nacional, concorrendo à Presidência da República, com um candidato competitivo os tucanos se contentaram com muito pouco, embora exista o reconhecimento público de que a chapa liderada por Flávio Dino será vitoriosa. Nesse caso para quem não gosta de se “esforçar” a “vice cai bem.”

Mas, se por um lado a eleição de Flávio Dino estaria garantida, segundo observadores, a de Roberto Rocha corre risco de não emplacar o que seria um grande prejuízo político para as oposições. O oposto ocorreria com João Castelo (PSDB) que lidera as pesquisas e garantiria segundo o comentário geral uma cadeira no Senado, diminuindo, assim, o prestígio da oligarquia que detém as três cadeiras que cabem ao Maranhão. A única cadeira em disputa, hoje ocupada por Epitácio Cafeteira (PTB), a partir de 2015 terá outro titular que poderá ser Gastão Vieira (PMDB), Roberto Rocha (PSB) ou Haroldo Sabóia (PSOL).

João Castelo (PSDB), barrado em sua pretensão de disputar o cargo de senador pela Comissão Executiva do partido no Estado, é líder nas pesquisas e teria, como já foi dito, amplas possibilidades de vencer o que seria bom para as oposições. Sem ele começa a proliferar a opinião de que Gastão Vieira (PMDB), com a força da oligarquia tem chances ampliadas de vitória.

Não temos informação sobre a disposição de Castelo de colocar o seu nome na Convenção Regional que acontecerá hoje em Imperatriz para oficializar a adesão à candidatura de Flávio Dino e homologar as candidaturas de deputados e do vice-governador tucano na chapa do comunista. Lembrando que a Convenção é a única instância partidária legal, para homologar ou desaprovar candidaturas. Ao impedirem Castelo de concorrer a “tucanada” maranhense desfaz o ninho e dificilmente encontrará uma árvore segura para construir outro...

GARDÊNIA CANDIDATA

A deputada Gardênia Castelo havia decidido não ser candidata à reeleição se João Castelo fosse disputar o Senado. “Irei coordenar a campanha de João Castelo” – disse. Os boateiros de plantão chegaram a divulgar que Gardênia seria a suplente do pai o que foi veementemente desmentida por ela em discurso proferido, à época, da tribuna da Assembléia Legislativa, oportunidade em que reafirmou a sua decisão de colaborar com João Castelo por entender que a vitória dele seria importante para o Maranhão.

Em caso de Castelo ser definitivamente impedido de concorrer ao Senado, poderá ser candidato a deputado federal. Nesse caso Gardênia Castelo irá à luta em busca da sua reeleição à Assembléia Legislativa do Maranhão.

SÃO JOÃO

O município de São João Batista aniversariou no ultimo dia 14. São 56 anos de emancipação política. Para marcar a importante data o prefeito Amarildo Pinheiro inaugurou o Centro de Informática no povoado Enseada dos Bezerros e o Sistema de Climatização do Hospital Maternidade (consultórios, recepção e enfermarias). Aquela casa de saúde, segundo o prefeito, recebeu melhoramentos na sua estrutura física como pintura, telhado, banheiros e pintura.

VISITAS

O prefeito aproveitou a oportunidade e visitou obras em andamentos como a UBS – Unidade Básica de Saúde – nos povoados de Olinda dos Aranhas e Santana; Jardim de Infância em Santa Rita, em fase de conclusão: Creche no bairro Paulo VI. O prefeito assinou ordem de serviço para a construção de uma praça e de um ginásio poliesportivo em Olinda dos Aranhas e outro que será construído na sede do município.

ARRAIAL

Ontem, sábado foi inaugurado o parque folclórico de São João Batista. Duas bandas de forró animaram a festa que teve, ainda, a participação de outras atrações: apresentação de quadrilhas, bumba-meu-boi e outras brincadeiras tradicionais. O prefeito informou que este ano os festejos juninos de São João Batista, levando em consideração o numero de atrações e o entusiasmo popular será um dos melhores do Maranhão.

NOVA DIRETORIA

Vereadores de São João Batista anteciparam para o último dia 18 de junho a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. O vereador João Batista (Louro), do PPS foi eleito por unanimidade presidente, enquanto o atual dirigente, Luís Everton, foi eleito segundo secretário. Os demais componentes da Mesa que tomará posse em janeiro de 2015 são: Uira Dominici (Primeiro Secretário) e Claudionor (Dezinho) – vice-presidente.

REGISTRO

Sexta-feira (20) encontrava-me na churrascaria do amigo Roberto – Curva do 90 - com os amigos César Rios e José Faustino. Tive a grata satisfação de conversar com o prefeito de Cachoeira Grande, Lucivaldo Vasconcelos, irmão do companheiro, radialista e cantor César Roberto. Conversamos e, como assíduo leitor desta coluna, o prefeito opinou sobre a sucessão da governadora Roseana Sarney: “o Edinho Lobão será eleito governador.” Então ta!...

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected