A rota das doações eleitorais das grandes empresas em 2014

O desequilíbrio da distribuição das doações eleitorais, uma das principais características do financiamento eleitoral no Brasil, já pode ser verificado no pleito deste ano: as 15 maiores doadoras foram responsáveis por 29% do total arrecadado até agora. 

As grandes doadoras sempre direcionam seus financiamentos de acordo com objetivos estratégicos, e dois relatórios da Transparência Brasil buscam analisar os padrões de financiamento. Em um deles, procurou-se descrever esses padrões segundo alguns pontos de vista, como sua distribuição por estados e partidos e as rotas que o dinheiro percorre desde o doador até o beneficiário final (Relatório "Rotas": http://www.excelencias.org.br/docs/rotas.pdf). 

Outra perspectiva de análise é a distribuição por raça/cor e gênero, no que tange os candidatos à Câmara e às Assembleias Legislativas (Relatório "Demografia": http://www.excelencias.org.br/docs/demografia.pdf). 

Neste caso, verifica-se que pretos e pardos, apesar de representarem 44% do total de candidatos, receberam apenas 17%; e que as mulheres, quase 30% das candidaturas, não arrecadaram mais de 13%. Os dados foram extraídos das prestações de contas que candidatos e entes partidários apresentaram à Justiça Eleitoral até 18 de setembro. 

Os gráficos presentes nos relatórios podem ser encontrados em http://www.asclaras.org.br/arvores/arvores.php

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