Governador sob pressão mantém adversários em cargos de confiança

O Governador Jackson Lago enfrenta dificuldades para se livrar de adversários que continuam exercendo cargos de confiança na administração estadual. Talvez, não por vontade própria, mas, por pressões de aliados influentes que mantém com essas figuras, laços de amizade ou cumplicidade política, em um passado não muito distante. Enquanto isso se ouve lamentos de pedetistas históricos isolados no submundo do ostracismo, quando esperavam, no mínimo, serem lembrados e valorizados. Outros, senão pedetistas, mas lutaram décadas contra a oligarquia Sarney pelos males que ela representava para o nosso estado, igualmente reclamam.

É verdade que esses equívocos não ocorrem só no Maranhão. Também é sabido que nem Jesus Cristo agradou ou agrada a todos os seus seguidores. As pressões políticas são normais e acontecem em todos os níveis de governos. Cobra-se, nesse caso, que os parlamentares especialmente deixem que o governador Jacson Lago promova as mudanças previstas para o próximo mês nos segundo e terceiro escalões, para que se sinta mais tranqüilo, auxiliado por pessoas realmente, merecedoras da sua confiança.

O ex-governador José Reinaldo demorou a se livrar de “sarneysistas doentes” que muito prejudicaram o governo, emperrando a máquina administrativa. Somente no final, com o apoio recebido por parte do PDT, PT, PSDB e outros partidos que formaram a base de apoio, conseguiu fazer algumas substituições no seu gabinete e em algumas secretarias. Essa atitude o possibilitou a comandar o estado e a campanha com mais tranqüilidade e determinação.

São órgãos importantes, ligados a setores do poder estadual que continuam sendo administrados por ex-colaboradores da trupe de Zé Sarney que ao invés de regar o “campo democrático” irrigavam com dedicação a horta política do senador amapaense. Faço este alerta não interessado, pessoalmente, em algum cargo. A minha pretensão é de colaborar com um governo que se instala com metas e projetos que, colocados em prática vão ajudar o Maranhão a crescer e a se desenvolver.

Ressalte-se que alguns poucos submissos à oligarquia, quando viram o “barco afundando” pularam para o lado de cá. A maioria dos que continuam intocáveis, porém, ficou fiel à causa do atraso. Provavelmente hoje, por conveniência, já admitem Jackson. Há de se entender que as mudanças tão almejadas pela sociedade não devem ser pela metade e os “camaradas de lá” não podem continuar cantando de galo em terreiro alheio. Espera-se que as anunciadas “chuvas de março” promovam um vendaval capaz de colocar os trens nos trilhos e que os deputados e aliados influentes não interfiram para impedir esse desejo da população.

DECLARAÇÕES IMPORTANTES

“Na Amazônia, atualmente, nós temos dois mil doutores quando deveríamos ter pelo menos dez mil. A área de ciência, de matemática, é muito fraca nessa região, com uma carência enorme de professores e a nossa proposta é mudar essa realidade”. (De Maria Célia Costa, da diretoria nacional da SBPC).

“A preservação da Amazônia é uma preocupação de todos nós e é muito bom que isso aconteça neste momento porque coincide com a Campanha da Fraternidade. E esse é um tema extremamente importante para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo” (Do governador Jackson Lago, em defesa da preservação da Amazônia).

“Precisamos trabalhar em conjunto com as secretarias e órgãos estaduais, como a Univima, Fapema, Uema, Seagro, Seduc, Ministério da Educação e instituições de todas as esferas, que têm o conhecimento como meta. Essa integração vai nos possibilitar uma multiplicidade de resultados e a educação vai avançar mais no Maranhão”. (Do governador Jackson Lago na defesa da educação pública integrada).

“Vamos dar ao governo o tempo necessário para mostrar trabalho. Qualquer um que estivesse neste cargo estaria sofrendo as mesmas pressões”. (Do deputado Joaquim Haickel, em defesa da secretária de Justiça e Segurança Cidadã, na tribuna da AL).

“Ao invés de tentar se eximir, o prefeito precisa é trabalhar e encontrar soluções para os problemas de Itapecuru. Foi para isso que o povo o elegeu”. (Do presidente da AL, deputado João Evangelista sobre um surto de dengue que estaria ameaçando a população do município de Itapecuru).

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected