A violência não tem limite?...

Tanto quanto o delegado Castelo Branco, que segundo o Jornal Pequeno da última sexta-feira, viu “e fiquei impressionado com as cenas de violência desnecessárias contra o rapaz” chega-se, lamentavelmente à conclusão de que nem a polícia tem o controle dessa praga que assola o país. Imaginem soldados da Polícia Militar desrespeitando um delegado. Não atendendo às “suas ordens”. Matar de pancadas um indefeso Gerô, transcende a ignorância e a covardia. Não posso aceitar nem uma coisa nem outra. Os militares foram violentos, o delegado foi medroso. Gerô, o terceiro personagem dessa história abominável, foi vítima.

O país está sendo comandado por bandidos, fardados ou não. Também, está cheio de vítimas, fardadas ou não. O governo, chefiado por um operário que pregava a paz e a justiça, perdeu-se no mundo da ilusão. Não sabe mais o que quer, além de ser bajulado e aplaudido. Que legal o Collor de Melo emocionar-se ao encontrar o Lula. Os dois devem ter ficado “arrepiados”. Que emoção... Que tal se o Sarney, aproveitando a oportunidade, tivesse abraçado os dois no “corredor” do Palácio? Que beleza...

Não. Ninguém pode mais se conformar com essa situação: crianças, jovens, idosos. Todos morrendo vítimas da imperícia, da insubordinação, da irresponsabilidade de policiais ou pela maldade de bandidos que, com ou sem razão, querem ser superiores à própria polícia. A polícia brasileira carece de preparo. De salário digno, de reciclagem. Policiais de bem correm risco. Os maus se misturam e se confundem com bandidos. É hora de se aprender a separar o joio do trigo. Gerô, humilde contribuinte da cultura maranhense, morreu. E aí?

REVOLUÇÃO CULTURAL
O município de São João Batista está, desde a última sexta-feira, sendo palco de um grande movimento cultural que envolve onze municípios da região da Baixada Maranhense. Música, teatro e dança. Arte, cultura de um modo geral contamina especialmente a juventude talentosa e ávida por um espaço para mostrar talento. A abertura do evento aconteceu no último dia 23 no Ginásio Coberto Gastão Vieira em São João Batista, com a presença dos prefeitos Eduardo Dominici, de São João Batista; Chico da Cerâmica, de Cajapió, e de um grande público formado pelas autoridades locais, lideradas pela secretária de Educação e Cultura, Maria Vilma Serra, e pelos componentes do grupo “Jovem Cidadão”, representado por artistas de todos os municípios envolvidos nesse projeto de grande relevância para a cultura maranhense.

EM VIANA
Na cidade de Viana aconteceu, também na sexta-feira, à noite, uma importante reunião promovida pela Secretaria de Cultura do Estado, representada pelo poeta Joãozinho Ribeiro, titular da Pasta, e pelo presidente do Comitê Cultural de Viana, Nonato Moraes. Viva a cultura. Abaixo a violência!...

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected