Luz Para Todos e politicagem


O ex-governador José Reinaldo Tavares, no seu artigo da última terça-feira (12) comentou a interferência maléfica do senador José Sarney no Ministério de Minas e Energia e, consequentemente, no Programa Luz Para Todos (PLPT), no Maranhão. Zé Reinaldo ainda era governador quando denunciei, por diversas vezes que esse programa havia se transformado num antro de politicagem e que alguns deputados, o usavam para ludibriar pessoas pobres das comunidades e conquistar votos. Dei como exemplo, povoados do município de São João Batista onde os trabalhos foram iniciados e não concluídos.
Chamei a atenção das autoridades para o fato de que no relatório expedido pela Eletronorte as obras constavam como terminadas e, se o serviço fora feito, a Cemar pagou a empresa responsável pela obra sem antes fazer a devida fiscalização, um absurdo. A Cemar, através do diretor de comunicação desmentiu a versão e afirmou que no segundo semestre deste ano de 2007, tudo seria resolvido já que a interrupção fora ocasionada por dificuldade de acesso a esses lugarejos.

Conversa fiada. Na verdade esses deputados que se aproveitaram do programa para ganhar votos mandavam e desmandavam. Priorizavam o que lhes convinham. São João Batista, cujo prefeito é sobrinho do ex-governador não constava da relação que interessava a eles. A coisa corria tão frouxa que o deputado Chico Gomes se apresentava nos programas da Rádio Educadora para avisar às pessoas (eleitores dele, naturalmente) quando “a sua energia será ligada.” Comportava-se não como coordenador, mas como dono do programa. Assim como o chefe dele se auto-intitula dono do Maranhão.
As dificuldades que o ex-governador teve em nortear corretamente o PLPT no estado deveram-se à interferência do senador José Sarney que, na impossibilidade de mandar no governo, contenta-se em mandar em qualquer coisa, desde que satisfaça o seu ego de mostrar prestígio e prejudicar o povo. A força que exerceu no Ministério de Minas e Energia agora será concentrada na defesa de Renan Calheiros e no ataque, por fora e por dentro, contra o governador Jackson Lago. E, como denunciei no artigo anterior, os amigos do clã espalham pelos quatro cantos do estado que Jackson não emplacará outubro, à frente do governo.
Quem paga o custo dessas manobras rasteiras é o povo que, enquanto dava a eles a vitória eleitoral era tratado mistificadamente, com acenos de gratidão. Agora não. Nem aceno nem tapinhas nas costas. A atenção agora é voltada para os ministros do Tribunal Superior Eleitoral onde tramita o processo contra o governador Jacson Lago e o seu vice, pastor Porto por suposta compra de votos. O ex-governador José Reinaldo sabe o que diz, pois, conhece como poucos a esperteza de Sarney e do que ele é capaz de fazer para se manter no poder.
O governador Jackson Lago precisa agir rápido junto ao Ministério de Minas e Energia para que o PLPT seja reativado no Maranhão, com o objetivo real de atender às milhares de residências do interior do estado que por culpa da politicagem de alguns malfeitores deixaram de ser beneficiadas com esse importante programa do governo federal.
SÃO JOÃO BATISTA EM FESTA
O município São João Batista está em festa. No último dia 14 fez 49 anos de emancipação política. O prefeito Eduardo Dominici o povo comemoraram a data durante o dia inaugurando obras (abastecimento de água no povoado Vertente e na sede, reforma completa do prédio da Prefeitura, escola e calçamento de ruas). À noite foram iniciados do os Festejos Juninos no parque instalado na Praça da Matriz, sob a animação da Banda Reprise. Em carreata o povo acompanhou o prefeito em todas as solenidades.
A reforma e equipamento do Hospital Maternidade será inaugurado nos próximos dias, juntamente com a nova escola onde serão ministrados cursos profissionalizantes a nível de segundo grau que está sendo construído em convênio com o estado. A data será marcada pelo deputado Marcelo Tavares com o governador Jackson Lago, prevista para o final deste mês ou início de julho, dependendo da agenda do chefe do executivo estadual, conforme afirmou o deputado Marcelo que foi a São João Batista para cumprimentar o prefeito Eduardo Dominici pela excelente administração à frente da prefeitura joanina.
BURAQUEIRA NA MA-O14
Em outubro faz um ano que a empresa Pedra Sul iniciou os trabalhos de recuperação da MA-014. Em pequenos trechos foi colocado asfalto de péssima qualidade. Em outros a buraqueira continua para a justificada revolta dos que se utilizam daquela rodovia. Até quando os “baixadeiros” vão ser obrigados a conviver com essa situação?

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected