Artigo de domingo: Sucessão e ódio entre adversários


Os candidatos ainda não foram homologados em convenções, mas o clima entre os pré, na maioria dos municípios é de rivalidade e ódio. Os que querem disputar e não podem, por qualquer razão, não escondem mágoa e revolta. Em São Luís quatro domes disputam a indicação do grupo comandado pelo ex-deputado Flávio Dino (PCdoB). A escolha está sendo difícil porque todos, indistintamente, “se acham o cara” e minimizam o potencial dos demais. Cada um busca desesperadamente o apoio de quem é dado o direito de “votar” no dia da definição que continua indefinido exatamente por falta de consenso.
Depois da decisão de quem vai representar o grupo na sucessão do prefeito João Castelo (PSDB) é que se saberá o caminho a ser trilhado pelos outros três postulantes – se apóiam o “companheiro homologado” ou se partem para outras opções. PSOL e PCB ditos pelos seus representantes como a verdadeira esquerda do Maranhão se entenderam e devem indicar Haroldo Sabóia como candidato a prefeito, cabendo ao PCB o lugar de vice na chapa. 

Hoje todos os partidos trabalham no sentido de angariar apoios que representem não apenas votos, mas, sobretudo, maior espaço na TV e no Rádio, na campanha eleitoral. Esses espaços para o candidato que tem obras e serviços realizados que nem sempre chegam ao conhecimento da população é uma oportunidade a mais para mostrar e provar as suas realizações. Quem não fez nada vai ocupá-lo com promessas, promessas e mais promessas.
Quem gastou o dinheiro público com obras superficiais, portanto, fáceis de serem destruídas em pouco tempo, vai ter de se explicar direitinho porque a população e, especialmente o eleitorado, não se impressiona nem aprova o aparentemente belo, porém, sem o necessário trabalho estruturante.
Nesse aspecto o prefeito João Castelo tem argumentos de sobra, considerando-se os serviços de drenagem profunda que antecederam a pavimentação de várias ruas e avenidas; a revitalização dos canais até então abandonados e provocando alagamentos em bairros inteiros, sem falar no mau cheiro exalado antes da sua urbanização. Cohatrac/COHAB, Portinho/ Mercado Central, toda a Bacia do Bacanga e o Caratatiua são alguns dos locais beneficiados com esse projeto audacioso e necessário da atual administração municipal.
 “Pintar” ruas e avenidas de asfalto para dá uma aparência de limpeza e beleza, sem executar os exigidos serviços de infra-estrutura são obras de administradores irresponsáveis que tratam com desleixo o dinheiro público. Castelo corrigiu com coragem e muita determinação esse desperdício praticado na administração anterior.
Os adversários do tucano, aqueles que não querem o aprimoramento e o zelo da administração pública, o observam com o coração cheio de ódio. As críticas, naturais na democracia, são dirigidas a Castelo no sentido pessoal e com forte dosagem de ódio e rancor. A mídia sarneysista se comporta assim, também. Por quê? Deixem que a soberana vontade do povo decida, com liberdade e sabedoria quem deve ser eleito no dia 7 de outubro. A população não quer ouvir ataques, insultos, agressões. Mostrem o que já fizeram e o que pretendem fazer pela quarta centenária São Luís. Apenas isso!...

VIA EXPRESSA?
Depois de muito cobrada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares para ir às ruas ela o atendeu e, na semana passada, visitou as obras da Via Expressa. Anunciou, na oportunidade, que apenas o trecho Jaracati/Cohafuma será concluído e entregue à população até o dia 8 de setembro, data em que serão comemorados os 400 anos de fundação da cidade. Os adversários da governadora atribuem à falta de planejamento, o não término da obra em sua plenitude como foi amplamente propagada através da mídia.

VALORIZAÇÃO
Na semana passada o prefeito João Castelo inaugurou o Centro de Atendimento ao Servidor Público Municipal e o Cine-Teatro Municipal, localizados, respectivamente, na Avenida Jaime Tavares e Rua do Egito. O funcionalismo e a cultura maranhense agradecem. Os dois importantes segmentos que contribuem, e muito, para o desenvolvimento da cidade se sentem valorizados pela administração do prefeito João Castelo.

SÃO JOÃO BATISTA
O grupo político liderado pelo ex-prefeito Eduardo Dominici, de São João Batista, com embasamento em todos os levantamentos e consultas realizadas junto à população, decidiu, no último dia 2 de junho, indicar como pré-candidato a prefeito do município, o Dr. Amarildo Pinheiro que enfrentará nas urnas a atual mandatária Surama Soares, que assumiu o poder por decisão da Justiça Eleitoral do Maranhão, em junho de 2010.
Na última quinta-feira (07), o presidente da Associação dos Pescadores, Serginho, declarou apoio a Amarildo e criticou a atuação da prefeita e do marido dela, Zequinha Soares, considerando-o arrogante e prepotente. Segundo Serginho, a atual gestão não tem compromisso com a população que vive à mercê da omissão e da irresponsabilidade administrativa.
Eduardo Dominici participou da reunião da Colônia que reuniu centenas de associados que manifestaram apoio à atitude do presidente da entidade.

“ELEIÇÕES MUNICIPAIS”
Os advogados e funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Flávio Braga e Roberto Magno Frazão lançaram no último dia 06, às 19 horas, na AABB o livro “Eleições Municipais – Registro de Candidatos e Propaganda Eleitoral” – um excelente instrumento de orientação para aqueles que pretendem disputar as eleições a prefeitos e vereadores, no pleito de 7 de outubro em todo o país. A noite de autógrafos foi bastante concorrida.  

E A CAEMA?
A falta d’água que assola São Luís e os municípios servidos pela CAEMA confirma a inoperância e a irresponsabilidade da empresa, hoje considerada a pior em termos de prestação de serviços e a que cobra preços mais elevados por um abastecimento deficiente. Em tempo de calor escaldante, a população sofre mais sob o olhar indiferente de quem deveria tratar esse assunto com preocupação e responsabilidade. Os consumidores reclamam!!!

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected