O “MENSALINHO” FAZ A DIFERENÇA (?)


Finalmente alguns homens públicos foram punidos no Brasil, por corrupção. Embora as penas sofram alterações, para mais brandas e menos sofridas para os condenados, por força de uma legislação frouxa e falha, foi dada uma satisfação à sociedade, e os “mensaleiros” que meteram a mão no “jarro” sofreram as conseqüências e o Supremo Tribunal Federal ganhou mais respeitabilidade. É fato.

Mas na sombra dos “mensaleiros” o que ainda predomina no poder público brasileiro são os “mensalinhos” que têm como beneficiários a grande maioria dos vereadores, em detrimento dos valores morais e éticos da classe política e em prejuízo da população, especialmente, àquelas mais carentes e que vivem mais distantes dos grandes centros, onde não existe promotor de Justiça e, quando existe fica indiferente, esperando “ser provocado” por algum cidadão independente, disposto a colaborar com a moralidade; por um vereador da oposição, que não denuncia o escândalo porque quando foi governo, também, recebia a propina.

Corrupção enriquece ilicitamente, os agentes e prejudica o povo. Com esses atos lesivos, geralmente praticados para atender acordos espúrios entre prefeitos e vereadores o dinheiro some e os benefícios previstos para as comunidades deixam de acontecer. A adesão de um vereador “ao grupo do prefeito”, também, tem altos custos para o erário e quem paga a conta são os contribuintes, o próprio povo que os elegeu.

Nos municípios de todo o país ou na maioria deles, essa prática promíscua e criminosa é vista com normalidade e os comentários acontecem abertamente nas esquinas e nos “botecos”, sem qualquer protesto. Por isso que em comentário anterior dissemos que o corrupto e o corruptor, no futuro vão exigir a regulamentação da “profissão” e o “respeitoso” tratamento de “sua excelência, sua excelência, o corrupto”.

Os municípios que contam com o representante do Ministério Público – promotor- deveriam merecer fiscalização profunda sobre esse relacionamento, como disse acima, promíscuo e criminoso entre prefeitos e vereadores, que culmina não só com grande prejuízo aos seus representados, como contribui para o avanço cada vez mais revoltante e deslavado da corrupção em nosso amado Brasil.

O prefeito que cumpre o seu dever não precisa comprar apoio de vereador e o vereador que tem consciência de suas obrigações, de representar o povo com dignidade, não se vende. Em número bem menor, eles também existem.

E nem tudo está perdido. Com a punição dos “mensaleiros do PT” renovam-se as esperanças de um dia este país ser passado a limpo e todos os corruptos serem irremediavelmente, processados, condenados e encaminhados aos presídios. A sociedade clama por esse momento.

ASSIM SERÁ

A governadora Roseana Sarney impôs e Washington Oliveira cedeu e a Assembleia Legislativa vai aprovar o nome dele para ocupar o cargo vitalício de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – TCE – em substituição ao ex-conselheiro e atual assessor da Casa, Iedo Lobão. A facção petista sarneysista, defendia a permanência de Oliveira na vice-governadoria convicta da renúncia de Roseana para concorrer ao Senado em 2014 e sua ascensão à chefia do executivo estadual.

Mas a governadora precisa se livrar não só de Washington como, também, do presidente da AL, para deixar o governo com o vice-presidente Max Barros, a quem deposita absoluta confiança. Para conquistar seu objetivo ela precisa encontrar uma formula para convencer Arnaldo Melo a renunciar a Presidência do Poder Legislativo deixando o cargo com Max que passaria a ser o primeiro na linha sucessória, portanto o sucessor legítimo da governadora. Nesse caso Roseana se desincompatibiliza, em tempo hábil, para se candidatar ao Senado Federal. Isso é o que ela quer. Disso que ela precisa: de um mandato, de imunidade. Responder processos sem mandato, ela sabe, não é moleza.

ARNALDO REAGE

Os deputados, em sua grande maioria apóiam a indicação única de Washington para o TCE, não pelos “seus belos olhos”, mas, para colocar o presidente da Casa em posição privilegiada de vice-governador, a partir da renúncia e conseqüente nomeação de Washington Oliveira para o TCE. Afastar Arnaldo Melo não será uma tarefa fácil para a governadora porque ele conta com o apoio da maioria dos seus pares e já demonstrou interesse em ser governador mesmo pelo curto período de nove meses. Mas Roseana vai insistir nesse projeto de deixar o governo nas mãos do fiel escudeiro Max Barros que presidiria o pleito de 2014. Pelo sim, pelo não, ela praticamente já conseguiu afastar do seu caminho, o primeiro obstáculo.

CIDADES DIGITAIS

O prefeito Amarildo Pinheiro, de São João Batista, assinou na última quarta-feira, em Brasília, acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações, representado, no ato, pelo ministro Paulo Bernardo, que objetiva a implantação, no município, do programa “Cidades Digitais”. Amarildo aproveitou sua estada na capital federal, também, para acompanhar a tramitação de um grande projeto voltado para a área dos esportes, no Ministério de Aldo Rabelo.

Segundo o prefeito o programa “Cidades Digitais” deverá está completamente instalado em São João Batista em julho de 2014 e contribuirá de forma significante para o desenvolvimento tecnológico do seu município, um dos poucos contemplados no Maranhão. Amarildo Pinheiro e os seus colegas maranhenses que participaram da solenidade de assinatura do programa receberam elogios pelo esforço e o e o interesse empreendido, para a concretização e encaminhamento da documentação exigida pelo ministério.

“São João Batista, em termos de desenvolvimento tecnológico, de acesso aos acontecimentos nacionais e de governos ganha espaços até então inimagináveis. Estamos trabalhando, com a colaboração dos nossos parceiros e correligionários, entre eles o deputado federal Waldir Maranhão (PP), para colocar o nosso município em nível das grandes cidades, em termos de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e de comunicação” - disse Amarildo, expressando entusiasmo, acrescentando que “as áreas de esportes e de lazer assim como as da saúde e de educação, são prioridades desta administração” – finalizou.










Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected