A PANELA ESTÁ FERVENDO


O ano começou e a troca de farpas, denúncias e críticas mútuas entre governo e oposição indicam uma temperatura mais que aquecida e que deverá marcar 2014, com a disputa pelos cargos de governador e senador, mais acirrada dos últimos tempos no Maranhão. Os adversários da oligarquia Sarney, segundo as últimas pesquisas levam vantagens sobre os candidatos do clã. Os números apresentados pela DATA M, para senador da República, porém, chamam a atenção em um detalhe: os eleitores que não votariam em Roberto Rocha e nem em Roseana, somados aos que ainda não sabem em quem votar, atingem 40,2%, mais, portanto dos que preferem Roberto Rocha (38,8%) e muito mais dos que garantiram votar em Roseana (19,3%).

A indefinição do eleitorado, em sua grande parte, reflete a desconfiança que ele mantém com relação aos políticos. Os números atuais, colhidos pela pesquisa indicam que, nesse jogo, caberia uma terceira candidatura capaz de surpreender a todos. Um nome novo ou uma liderança expressiva e respeitável. De acordo com os números da pesquisa, repetimos os dois nomes apresentados (Roseana e Roberto Rocha), não satisfizeram plenamente os eleitores, consultados.

Na Assembléia o deputado Rubens Pereira partiu para cima do pré-candidato governista, Luís Fernando Silva, denunciando-o pelas supostas irregularidades por ele cometidas, enquanto prefeito de São José de Ribamar, destacando a não correta aplicação dos recursos provenientes de um convênio firmado entre aquela prefeitura e a Secretaria de Infraestrutura.

Luís Fernando não se fez de rogado, desmentiu o deputado e justificou cada item da denúncia apresentada pelo parlamentar oposicionista. Deputados do governo também rechaçaram a investida do líder da Oposição na Assembléia Legislativa e “nomearam” a manifestação como estratégia para desgastar a imagem de Luís Fernando, considerado como excelente administrador. Pelo sim, pelo não, o que se observa é que a panela política esta fervendo e vai ferver ainda mais até outubro.

Flávio Dino, por outro lado, queixa-se das agressões de que seria vítima nas matérias do jornal “O Estado do Maranhão”, de propriedade da família Sarney e convoca a classe política para debater idéias e propostas, e abominar a baixaria. O candidato oposicionista ao Palácio dos Leões faz essa pregação, mas, sabe ser muito difícil apagar o fogo. Para observadores ele (Dino) vai ter de entrar na fogueira. E a vida segue...

OLINDA NOVA

A Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão, através do seu Prefeito Edson Barros Costa Júnior, e da secretária de Saúde do Município, a Sra. Eunice de Jesus Carneiro Soares, fecharam acordo com o Psicólogo Ítalo Gondim, para a Coordenação do Nasf daquela cidade. Dr. ítalo em relato à nossa Coluna se mostra muito confiante, pois encontrou uma equipe de excelentes profissionais engajados no propósito de levar este serviço a ser referência entre os municípios da Baixada Maranhense, já que encontra apoio e interesse dos gestores do município.

A equipe já está em planejamento para em trabalho Intersetorial, comunitário, elaborar o Plano de Ação de Serviço, visando como ponto inicial a Aplicação de Ações estratégicas preventivas para o período de comemorações do Carnaval, Copa do Mundo, etc. “Estes são períodos em que a comunidade como um todo vive toda sorte de vulnerabilidade, de riscos, violências, que acabam por deixar o brilhantismo das festas ofuscado por tragédias, acidentes, aquisição de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, violências domésticas, muita das vezes motivadas por consumo abusivo de álcool, e outras substancias de efeito psicoativos.”- diz o Dr. Ítalo Gondim

Estão sendo agendadas reuniões com todos os setores da comunidade para que este plano venha impactar a sociedade do seu compromisso com estas causas. Dia 14 de fevereiro, às 10 horas, na sede do município haverá reunião do Prefeito Edson Costa (Costinha) com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Paraíba (CODEVASF), onde serão fechados projetos de construção de poços artesianos, instalação de cisternas, projetos de Irrigação, etc. Projetos que diretamente, Também, estarão cuidando da saúde do Povo Olindense.

HONESTIDADE

Há anos, dizia um conhecido político maranhense já falecido, razão que nos leva a omitir o seu nome: “desconfie do homem que se preocupa em repetir, quando lhe é dada a oportunidade, que é honesto”. Quis dizer o saudoso amigo que quem é verdadeiramente honesto não precisa dizer, a sociedade o julgará e a história se encarregará de registrar. Nos dias de hoje o homem tem vergonha de fazer tal afirmação: “Eu sou honesto”! E sabem por quê? Porque significativa parcela dos representantes da sociedade no Congresso Nacional, no Poder Executivo e no Judiciário; Assembléias e Câmaras Municipais é parte em processos pela prática de variáveis irregularidades ou crimes.

São exemplos dos malfeitos, “patrões da república” que revoltam a sociedade e estimulam os desmandos e as badernas. Não há coisa mais repugnante do que o jogo dos mensaleiros do PT para se safarem da cadeia. Os verdadeiramente honestos e humildes se limitam a rezarem e pedirem a DEUS por um país melhor.

DR. PÊTA

Domingo passado (02/02/14), na coluna do Dr. Pêta foi publicada em “MISTÉRIO” a seguinte nota: “Quem é a doutora, sobrinha de secretário de saúde de município da Baixada Maranhense, que recebe o salário rigorosamente em dia, sem nunca ter colocados os pés no hospital da cidade” para trabalhar, evidentemente. Esse é um registro vergonhoso que ocorre em várias prefeituras do país inteiro: pessoas influentes (autoridades) mandam os prefeitos colocarem na folha de pagamento, parentes e amigos apenas para receberem salários (e gordos) sem prestarem nenhum serviço à população, em sua maioria abandonada. O caso, em particular registrado pela coluna do DR. PÊTA, precisa ser investigado e o nome e origem da privilegiada, revelados.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected