Um grupo de músicos se concentra no entardecer dos sábados que antecedem o carnaval, o pré-carnaval, para usufruírem momentos agradáveis de lazer, regado a samba de qualidade e muita animação.
Objetivando sempre prestigiar os pontos turísticos da cidade e relembrar o passado histórico de São Luís, a tarde/noite, antes realizada no estacionamento do Jornal Pequeno e durante 4 anos no calçadão do antigo Hotel Central, na Praça Pedro II, tem como nova concentração o Bar e Restaurante La Boca, na esquina da Rua do Egito com a Rua dos Afogados, vivo na memória maranhense por abrigar o Teatro da Cidade, antigo Cine Roxy, cinema áureo das décadas de 70 e 80, botecos de entretenimento como o Bar Opção, point de boêmia na Ilha, Bar Castelinho (nos fundos do cinema) e Banco do Estado do Maranhão – BEM, que com sua magnitude e já moderna estrutura para a época ostentou por anos um dos restaurantes mais famosos de São Luís, o Palheta, em sua cobertura, com uma das vistas mais espetaculares da cidade e a Rádio Timbira do Maranhão, no seu 10º nadar.
O Projeto Cultural Bicicleta do Samba constrói, em São Luís, um trabalho de resgate dos antigos carnavais com marchas e sambas que fizeram sucesso em décadas passadas e que ainda hoje são lembrados em rodas e encontros de todas as gerações brasileiras. O projeto inclui as potencialidades existentes no turismo do Estado, em todas suas vertentes arquitetônicas, culturais, naturais e históricas, assim como a poesia, prosa, música, folclore, estabelecendo vínculos ou identidade com a criatividade brasileira e belezas de um modo geral.
O QUE BUSCA A BICICLETINHA
Dar continuidade ao trabalho iniciado em 15 de janeiro de 2010 que levou alegria e resgatou, nas ruas do Centro Histórico, o autêntico carnaval de rua de São Luís, através de um acervo musical, magia, encanto e uma atmosfera biológica que nos proporciona uma evolução espiritual.
- Preservar todo um acervo de música maranhense e brasileira deixada como legado nos carnavais e festivais que descobriram talentos nos palcos dos teatros e nas ruas do país durante todos os tempos;
- Divulgar para todo o país este trabalho, como manifestação cultural,
contribuindo assim, de forma positiva, para o abrilhantar das festividades pré-carnavalescas na capital maranhense;
- Estabelecer um intercâmbio cultural, visando colaborar para o incremento das atividades turísticas em nossa cidade e no Estado.
- Estimular no maranhense o gosto e amor pela cidade de São Luís, bem como pela essência de nossas raízes culturais, logradouros, praças, monumentos e afins;
- Incentivar as produções culturais e incrementar o turismo local;
- Divulgar as manifestações culturais inéditas, com um resgate daquilo que foi uma das grandes festas do Maranhão, o carnaval;
- Divulgar a Bicicleta do Samba, como mais um produto turístico e cultural nos mais importantes centros do país e do mundo.
PROGRAMAÇÃO 2015
Janeiro:

Fevereiro:
Dias – 07/02/2015: Concentração às 17h30, no Bar e Restaurante La Boca, na Rua do Egito, esquina com Rua dos Afogados, com saída às 21h pelas ruas do Centro Histórico e término no mesmo local do início.
HISTÓRICO DOS CARNAVAIS
CARNAVAL 2011
Bibi
A primeira marcha carnavalesca da Bicicleta do Samba foi lançada no ano de 2011. A marchinha tinha como objetivo fazer uma alusão às belezas arquitetônicas do Centro Histórico de São Luís e à prática do ciclismo como esporte. A marcha “Bibi” também teve como inspiração a amizade e afeto entre os colegas de trabalho da redação do Jornal Pequeno, onde a jornalista Gabriela Saraiva (Bibi) foi homenageada pelo autor da marcha, por ter seu apelido Bibi, carinhosamente chamado por todos funcionários e amigos.
Bibi
Música e Letra: Gutemberg Marques Bogéa
Bibi bibibibibibi
Bibi bibibibibibi
Bibi bibibibi a bicicletinha vai fazendo Bibibi Bis
Por entre ladeiras e sobradões
Entre becos e escadas
Venha brincar nessa festa
Venha cantando assim
CARNAVAL 2012
Têtê
Na edição 2012 da Bicicleta do Samba, mais uma vez uma representante da equipe do Jornal Pequeno foi homenageada. Teresa Alencar (Têtêquinha), funcionária do departamento financeiro, conhecida por seus colegas como Têtêquinha, teve sua trajetória de amizade reconhecida por todos.
No entanto, a diretoria da Bicicleta do Samba estendeu a homenagem do ano de 2012 a todas as Teresas brasileiras e, em especial, à religiosa indiana de origem albanesa Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz de 1979 pelo trabalho de solidariedade para com os pobres doentes e que foi chamada em vida de Santa dos “Desamparados”.
As maranhenses Terezinha Rêgo e Terezinha Jansen também foram homenageadas. A primeira pelo trabalho fitoterápico com plantas medicinais e a segunda pelo trabalho na cultura folclórica maranhense.
Também fazem parte dessas homenagens a Terezinha do José Abelardo Barbosa de Medeiros (Chacrinha), a musa eternizada da canção do Jorge Benjor, a Tereza Batista Cansada de Guerra da obra do Jorge Amado, as Teresas de Jesus e tantas outras Teresas do Brasil.
Têtê
Música e Letra: Gutemberg Marques Bogéa
Têtêtêrêtêtêtê Têtêrêtêtêtê Têtêrêtêtêtêêêê
Têtêtêrêtêtêtê Têtêrêtêtêtê Têtêrêtêtêtê Bis
Pedalando, pedalando na bicicletinha
Pedala Têtequinha Bis
Pedala Têtequinha
Pedala Têtequinha
Pedala Têtequina na Bicicletinha Bis
CARNAVAL 2013
Na Onda da Bicicleta
A marcha de 2013 surgiu como uma forma educativa de conscientizar a população para os riscos da mistura álcool e trânsito, que tem alcançado uma estatística acentuada em morte com motoristas em estado de embriaguês alcoólica nos mais diversos estados da federação brasileira e do mundo, com um crescimento assustador na capital maranhense. A proposta também faz uma alerta à população com relação ao caótico problema dos engarrafamentos que começaram a surgir em São Luís nos últimos anos e a falta de ciclovias para a prática do ciclismo, atividade esportiva que contribuiria sensivelmente contra o sedentarismo.
Na Onda da Bicicleta
Letra e Música: Gutemberg Marques Bogéa
Eu este ano vou na Bicicleta, vou na Bicicleta, vou na Bicicleta
Eu este ano vou de Bicicleta, vou de Bicicleta, vou de Bicicleta
Não adianta se aborrecer
E nem tampouco se engarrafar
Se dirigir a onda é não beber
Se for beber, só vá para brincar
CARNAVAL 2014
De Bicicleta rumo ao hexa
Em 2014, juntou uma multidão de torcedores para apoiar a nossa seleção canarinho na Copa do Mundo do Brasil.
E para dar mais uma força nesta caminhada rumo à Copa do Mundo de 2014, a Bicicleta do Samba fez a sua parte e concentrou seus brincantes e simpatizantes, nos sábados do pré-carnaval, para fazer sua brincadeira no ritmo do maior evento de futebol do planeta. Uma contribuição empolgante na torcida pela seleção brasileira que estrearia na competição no dia 12 de junho de 2014, contra a seleção da Croácia, em São Paulo. Uma preparação obrigatória que testou a capacidade que o país tem de sediar um evento de grande porte, como a maior competição mundial de futebol.
De Bicicleta rumo ao hexa
Letra e Música: Gutemberg Bogéa e Edinho Salles
Futebol e carnaval
É paixão do brasileiro
Assim como a Bicicletinha
É do samba é da folia
De Bicicleta vamos rumo ao hexa, hexa, hexa
Rumo ao hexa
De Bicicleta vamos rumo a copa, copa, copa
Rumo a copa
E o Brasil fazendo um gol de placa - Golllllllllllllllllllllllllllllllllll
Avante pra frente Brasil
A emoção vai pedalar de novo
Nosso coração vai disparar a mil
CARNAVAL 2015
Pedala no meu coração
A Bicicleta do Samba traz para o pré-carnaval 2015 o tema “Pedala no meu coração”, como forma de sensibilizar o homem da importância de uma convivência harmoniosa entre os seres humanos. Buscando através desta manifestação popular interagir e ostentar uma troca sinérgica que nos leve a uma conscientização da importância do amor para o futuro em sociedade, assim como deste sentimento imensurável para a sobrevivência das novas e futuras gerações.
Pedala no meu coração
Música e Letra: Gutemberg Marques Bogéa e Uimar Cavalcanti
Vamos na Bicicletinha, vamos na Bicicletinha, vamos na Bicicletinha
Fazendo alegria BIS
Pedala no meu coração
Não faz assim comigo não
Entra aqui nessa folia
Sente a alegria
De tanta emoção
Não faz assim comigo não
Pedala no meu coração
Nenhum comentário
Postar um comentário