A compra de votos aconteceu no Maranhão?





Por Hélcio Silva

(12 / 10 / 2022)

As eleições foram limpas, aqui no Maranhão?... ou houve o peso do dinheiro para comprar votos? A máquina pública foi usada?

Uma eleição viciada tem legitimidade?

Meus amigos e minhas amigas, começo pelo Fundão; o Fundo Eleitoral para a eleição deste ano é de quase 5 bilhões de reais, exatamente R$ 4.961.518.777,00...

De onde vem essa dinheirama? Essa dinheirama é dinheiro público.

Esse dinheiro é para cobrir despesa com a eleição, jamais para comprar votos.

Mas há denúncias de compra de votos no Maranhão... Isso é crime eleitoral... O uso da máquina pública na eleição é, também, crime eleitoral... Entendo assim.

O prefeito de uma cidade X usar a máquina pública do município para eleger seu filho deputado é crime?...Entendo que sim

Vou começar pelo início, como diria minha avó.

No dia 9 de outubro, o deputado Simplício Araújo, que foi candidato ao governo do Maranhão na eleição do dia 2, denunciou pelas redes sociais (twitter) que... “4 palanques estavam turbinados pelo orçamento secreto, um deles também criou o “pix” para prefeitos aliados. Avançamos, aumentou o fisiologismo e explodiram as oligarquias regionais, política dividiu o Maranhão entre os “negociadores de voto” e os que queremos mudar essas distopias.”

No dia 3 de outubro, um dia após a eleição, Simplício postou, também nas páginas do twitter, o seguinte texto:

“Constatações sobre as eleições no Maranhão: Recursos públicos estaduais e “orçamento secreto” definiram não apenas a eleição de governador, mas também a maioria dos mandatos de deputados federais e estaduais.”

Aqui, nesta segunda denúncia, o nosso querido amigo Simplício fala (escrevendo) de Recursos públicos estaduais e orçamento secreto..., o que é mais grave: Recursos públicos estaduais... dinheiro do contribuinte!...

Nessas oligarquias regionais , a figura de alguns prefeitos é cruel na decisão das eleições... é decisiva... Essas oligarquias são tão fortes que elegem facilmente esposas e filhos para cargos importantes.

Vejam o levantamento feito pelo Dr. Paulo Helder, brilhante advogado, e publicado nas redes sociais, logo após o resultado das eleições:

"Olha a renovação da Assembleia.
Esses foram os deputados (as) eleitos pelo
Povo do Maranhão. Renovação total:
Irmão do prefeito de São Luís;
Esposa do prefeito de Imperatriz;
Esposa do prefeito de Balsas;
Esposa do prefeito de Igarapé do Meio;
Esposa do prefeito de Matões;
Esposa do prefeito de Caxias;
Esposa do prefeito de Barra do corda;
Esposa do prefeito de Buriticupu;
Esposa do prefeito de Belágua;
Filho do prefeito de Bacabal;
Filho do prefeito de Grajaú;
Esposo da prefeita de Serrano;
Esposo da prefeita de Santa Luzia;
Esposo da prefeita de Chapadinha;
Esposo da prefeita de Nova Olinda;
Prima da prefeita de Zé Doca;
Filha do prefeito de Caxias."


A máquina pública municipal também funciona...

Mas isso é legal?

Falo agora da eleição para a Câmara Federal.

Falava-se que Roseana Sarney teria entre 200 a 300 mil votos. Achei um exagero; porém, facilmente chegaria de 170 a 180 mil votos... Dois outros candidato fortes tal como Roseana, do mesmo partido - MDB -, poderiam chegar na faixa dos 100 a 120 mil votos. Falo de Hildo Rocha e Lobão Filho.

O MDB só elegeu Roseana com 97.008 votos, bem abaixo dos três primeiro colocados, Detinha (PL): 161.206; Pedro Lucas Fernandes (União Brasil): 159.786 e Josimar de Maranhãozinho (PL): 158.360.

A eleição de Roseana não foi suficiente para puxar votos de legenda, por isso, o MDB só fez um, no caso Roseana.

Teria havido fraude eleitoral? Compra de votos é fraude?

Li um desabafo de Edinho Lobão (Lobão Filho) sobre o resultado do pleito... Ele crê que houve compra de votos.

Edinho esperava um resultado beirando os 150 mil votos. Ele aguardava votos de 105 municípios.

Quarta-feira, dia 28 de setembro, Edinho afirma haver recebido ligações desesperadas de seus apoiadores pedindo recursos, pois suas bases estavam sendo atacadas no dinheiro pelos outros candidato.

Vejam abaixo o que afirma Edinho no seu desabafo publicado em dois blogs da cidade:

“A partir de quarta-feira da semana da votação, comecei a receber ligações desesperadas de todos meus apoiadores pedindo recursos, pois nossas bases estavam sendo atacadas no dinheiro pelos outros candidatos. Centenas de milhões de reais foram distribuídos por prefeitos e aliados dos principais candidatos. Contratados de prefeituras foram ameaçados de demissão sumaria se os candidatos destes prefeitos perdessem. Vereadores receberam caixas com 300 a 500 mil de vários candidatos para a distribuição um dia antes da eleição. No sábado, na maioria dos municípios, a população estava na porta das casas esperando passar o “cabra” do dinheiro , com 200, 300 ou 400 reais”.

Eu fico assustado com isso. O Maranhão não vai mudar enquanto houver compra de voto... Isso é um crime.

E o que vai fazer a justiça eleitoral, após esse caso publicamente denunciado?...

Bom dia meus amigos e amigas...

Até mais ver!

Eu sou Hélcio

Apenas Hélcio

Nada mais do que Hélcio...

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected