'A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE!' (?)

A Baixada Ocidental é uma das regiões mais pobres do Maranhão. O governador José Reinaldo autorizou a liberações de convênios importantes com a maioria das prefeituras nas áreas de educação, saúde e saneamento. Os projetos estão sendo executados e, com certeza, vão proporcionar aos habitantes condições de vida mais dígnas. Essa realidade começará a ser percebida a partir do próximo ano. Antes, os governos desprezaram a população e minimizaram os graves problemas enfrentados pelos baixadeiros. Uma grande obra, porém, deixou de ser feita pelo governo Zé Reinaldo: barragens com dikis de contenção, capaz de impedir a invasão de água salgada nos campos naturais e, consequentemente a evazão da água doce para o mar, afetando a pastagem, a pesca e a caça nessa área já tão depredada pelos búfalos criados indiscriminadamente para aquelas bandas. O projeto chegou, pelas informações que tenho, a ser elaborado pela Sinfra, mas, por falta de recursos que somam mais de R$ 100 milhões, não foi executado.

Prefeitos dos municípios da região, conforme informou o de São João Batista, Eduardo Dominici, devem se reunir no próximo ano para elaborar pedido nesse sentido ao governador Jackson Lago que se propõe a trabalhar pelos mais pobres. Dentro dessa perspectiva, é claro que a Baixada vai ser vista com bons olhos pelo novo mandatário maranhense. Essa é a maior esperança de todos os que lá habitam e trabalham. E como “a esperança é a única que morre”, não custa sonhar...

A MA-014, principal rodovia de interligação com o resto do estado já está sendo recuperada, embora os trabalhos caminhem em paços muito lentos. Do jeito que vai, ainda no próximo período de chuvas os motoristas terão dificuldades em alguns trechos. Mas os serviços continuam e isso significa alento para quem, obrigatoriamente, utiliza aquela estrada restaurada no governo de Roseana Sarney, porém, de forma desinteressada, desprezando a técnica e o zelo pelo dinheiro público. Resultado: em pouco tempo foi tudo de “água a baixo.” Desta vez, pelo menos a parte de drenagem e aterro está sendo feita com atenção e em obediência às normas técnicas exigidas.

HOMENAGEM
O prefeito Eduardo Dominici foi um dos administradores municipais homenageados pelo governador José Reinaldo Tavares com a Medalha de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados ao Matranhão, em concorrida cerimônia realizada na última segunda-feira no Palácio. Eduardo vem realizando, na concepção da grande maioria da população de São João Batista, excelente administração. Cerca de dez comunidades já foram beneficiadas com água potável em casa através de rede de distribição e mais 20 (vinte) receberão o mesmo benefício a partir do próximo ano. No total, são quase 15 mil pessoas atendidas. O hospital da cidade está sendo completamente reformado e ampliado e vai ser dotado de todos os equipamentos, como raio -X, ultrason, sala cirurgica, gabinete dentário, laboratório, mais uma ambulância, um odontomóvel, camas e colchões novos.

A rua principal que teve o asfalto danificado em função dos serviços da Caema de substituição da tubulação está sendo recuperada, assim como a estrada que liga Campinas a Santana, no trecho já pavimentado que vai até Olinda dos Aranha. Os seis quilômetros restantes, (de Olinda a Santana) serão concluidos a partir do verão de 2007.As principais estradas vicinais foram recuperadas. O setor educacional está sendo incrementado com a construção de duas escolas de segundo gráu com quadra poliesportiva, área de vivência sendo uma na sede e outra no povoado Santana. Lá serão ministrados cursos proficionalisantes identificados com as necessidades regionais.

JULIÃO AMIM
Quem apostou na idéia de que o deputado federal eleito, Julião Amim iria assumir uma secretaria no governo Jackson Lago, perdeu. Julião já está “arrumando as malas” e no início de janeiro viaja ruma a Brasília, onde vai desempenhar o seu primeiro mandato federal. Caso ele optasse ficar no Maranhão, seria substituído pelo primeiro suplente Fernando Palácio, irmão do prefeito Tadeu Palácio.

SECRETARIADO
O governador Jackson Lago só vai anunciar, oficialmente, o seu secretariado no dia 28 (ou 29) de dezembro, quando retorna a São Luís da cidade de Fortaleza para onde viajou na última sexta-feira. As especulações continuam. Algumas tem sentido, outras não. Não custa nada aguardar um pouco mais

ZÉ REINALDO
O governador Zé Reinaldo tem recebido inúmeras e merecidas homenagens pela inestimável contribuição que deu para a tão esperada e desejada “Libertação do Maranhão.” Este jornalista, mesmo distante, se associa a essas manifestações de reconhecimento pelo grande feito.

FESTAS
Aos familiares, conterrâneos, amigos e ao povo brasileiro em geral. NOSSOS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected