Política, debates e especulações


                    Causou surpresa aos observadores mais atentos, uma matéria publicada no jornal Estado do Maranhão do último dia 7, admitindo a desistência de Roseana Sarney de concorrer à reeleição, do ano que vem. Seria por causa da candidatura do irmão dela, Fernando Sarney a deputado estadual (ou federal), para ganhar foro privilegiado e se livrar dos processos que responde na Polícia Federal? Ou estaria ela com medo de perder novamente para as Oposições?
                      Essa informação está inserida numa entrevista que o jornal fez com o senador e ministro Edson Lobão. Ao destacar a desenvoltura de Lobão, segundo pesquisas, onde o nome dele aparece bem, como candidato a senador e a governador do Estado, o jornal o lança como segunda opção do grupo governista para concorrer à sucessão estadual “caso a governadora opte por não disputar a reeleição”. E a frase não é do ministro, mas do autor da matéria.
                       As repercussões negativas do episódio do Senado Federal, envolvendo o nome do senador José Sarney, seriam motivos mais que suficientes, para a governadora refletir sobre o seu futuro político. Expor-se numa campanha que promete ferver corações em 2010, não agradaria em nada a filha do senador amapaense, que sonha em ser presidente da República, de novo.
                        Não há dúvida: Afastando-se o presidente Lula apara disputar o Senado pelo estado de Pernambuco; o vice-presidente José Alencar impedido de assumir o cargo por problemas de saúde (o que ninguém deseja) e o presidente da Câmara Federal sendo candidato a vice na chapa de Dilma, conforme se especula, sobraria para Sarney a Presidência da República. Talvez esperando o desfecho desses possíveis acontecimentos, Lobão adiantou que só falará de candidaturas, em março do ano que vem.
                         Um fato aparentemente pequeno, magoou o presidente do Senado, semana passada: proposição de autoria do vereador Walter Gomes (PP)de Ribeirão Preto – SP, retira o nome de José Sarney dado a um Viaduto da cidade. O vereador alega que atendeu pedidos da população, nesse sentido. Sarney que se considera inocente de todas as acusações, ficou ferido com a “injustiça”.
                          Os debates sobre a sucessão estadual alcançam o nível das disputas nacionais, sobre a Presidência da República. O afunilamento dessas discussões vai continuar até junho de 2010, quando serão realizadas convenções partidárias para a homologação das candidaturas a níveis estaduais e federais. Roseana faz bem ao fazer reflexões sobre o seu futuro político...             

                         CASTELO E O ESPORTE
                          O prefeito João Castelo presidiu na última sexta-feira a solenidade de distribuição de quites esportivos (bolas, jaquetas e calções) a grupos de esportes de várias categorias, inclusive e grupos de crianças e jovens portadores de deficiências, mas que fazem do esporte a maneira mais saudável de viver. O secretário de Esportes do Município, o deputado Kleber Verde e vereadores de São Luís, além de outros auxiliares do prefeito de São Luís participaram do evento. “Farei tudo que está ao meu alcance para ajudar a desenvolver o esporte, “não apenas o amador, mas, também, o profissional. Esporte é Vida e esta é uma das maneiras de se valorizar a pessoa humana” – disse o prefeito acrescentando que todo administrador sério e responsável, deve estimular e ajudar a criatura humana a se desenvolver e ser feliz.
                            REFINBARIA PREMIUM
                            O presidente da Câmara Municipal, vereador Pereirinha está comemorando o sucesso da Audiência Pública que promoveu n a última quinta-feira, com a participação do ministro Edson Lobão, prefeito João Castelo e várias outras autoridades, no auditório da faculdade Fama.Lobão reclamou dos pessimistas e reafirmou que a refinaria é uma realidade. O prefeito João Castelo garantiu que dará total apoio ao empreendimento a ser instalado em Bacabeira. Ninguém, entendo, está duvidando da implantação da refinaria no Maranhão, nem que ela não seja, no futuro, propulsor do desenvolvimento do estado. A questão é a data prevista para inauguração da primeira etapa (2013) que alguns projetam para 2018 e o uso político da obra pelo grupo comandado por Sarney e que ocupa, por força de decisão do TSE, o governo do Maranhão.        
                                  CANDIDATURA DE ISAAC FILHO
                                   Está programado para a próxima sexta-feira o lançamento oficial da chapa liderada pelo advogado Isaac Filho, para a direção da Ordem dos Advogados do Brasil – secção do Maranhão. Isaac Filho se destaca como candidata de Oposição, apoiado por um grande contingente de profissionais que não concordam com as ações da atual diretoria. Respeitar os advogados no desempenho de suas atividades e apoiar a categoria em suas reivindicações são compromissos assumidos por Isaac que tem como um dos principais colaboradores o ex-presidente da OAB, advogado Carlos Nina.            

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected