FIM DE ANO, NATAL, FESTA...


        Conseguimos! Emplacaremos, se Deus quiser mais um ano de vida e de muita luta. Ora convergindo para a realização daquilo que consideramos bom, saudável. Ora divergindo, criticando e condenando o que no nosso entendimento é nocivo para a sociedade. É o momento de expressar gratidão, de reconhecer equívocos por acaso cometidos, pedir desculpas aos supostos ofendidos e perdão a Deus.
        É fim de mais um ano.  É Natal. É festa. A alegria de uns se confunde com a tristeza de outros seres humanos, inquilinos de um Planeta que, como nós esta envelhecendo sufocado pelo próprio tempo. Derretem-se as geleiras. Devastam-se as florestas. Morrem os pássaros, diminui a esperança.
        Mas o tempo urge. A vida é corrida. A ambição sede lugar, às vezes, à ganância. Pára. Calma é preciso. Vai acabar o ano, mas a vida vai continuar. Vamos viver a vida com humildade, sem arrogância, solidarizando e confraternizando com os nossos irmãos independentemente da raça, do sexo, da condição social.  Lutemos pela igualdade e contra a discriminação; a favor dos injustiçados.
        Lembro-me, neste momento (cinco horas da manhã de sexta-feira – 18-12) da minha saudosa mãe: é o meu primeiro Natal sem ela. Rezo (...), por ela e por todos  aqueles que já não vivem entre nós. “Meu filho rogo a Deus todos os dias para que a tua luta em defesa dos humildes, injustiçados e da verdade, seja compreendida e vitoriosa” – dizia-me. Deus a ouviu, com certeza. Obrigado, minha Mãe! Obrigado, meu Deus.
Sim, a luta não pode parar e há uma multidão de desamparados, à margem de todas as riquezas produzidas pelo desenvolvimento do país. Há gente passando fome, ao relento, enfrentando chuva e sol. Literalmente sem eira e sem beira, precisando de um aceno, de um aperto de mão, de um abraço que não vêm.
Apesar de perceber esse desequilíbrio social no mundo, espero, sem hipocrisia que o Natal seja celebrado com muito Amor e muita Paz e que o Ano Novo seja próspero e feliz para toda a humanidade.

               OS 60 ANOS DE OTHELINO FILHO
                 Depois de amanhã – dia 22 de dezembro, o meu amigo e irmão Othelino Filho completará 60 anos de vida. Todas as homenagens que serão prestadas a ele pela família e pelos amigos, são merecidas e significativas, porém, pequenas comparadas à grandeza que esse companheiro representa para a nossa geração.
                   Quando eu completei 50 anos, faz um tempinho, recebi desse meu “cumpade” um telegrama com uma mensagem inesquecível: “Parabéns pelo meio século de dignidade”. E é com essa dignidade atribuída por ele e honrosamente incorporada à minha pessoa, que ao fazer uma reflexão sobre o passado, o vejo comandando a trincheira de lutas, dia após dia, neste JP, pelas liberdades de expressão e pensamento, no negro período da ditadura militar.
                   Éramos jovens destemidos, às vezes, considerados inconseqüentes, no olhar dos mais precavidos observadores. Mas a luta contra a censura e a opressão era maior e não havia tempo para sequer pensarmos no perigo, muito menos nos conselhos que, sabíamos, chegavam através de emissários do alto comando governista, com o objetivo de nos intimidar. João Alexandre e Luis Vasconcelos (saudades companheiros) faziam essa análise com a propriedade do conhecimento profundo.  
                     Mas “meu cumpade”, estou feliz por você. Li o artigo de Cunha Santos Filho. Que beleza. Li a Edição de Aniversário, produzida e escrita pela sua esposa Yolete,filhos,netos,irmã,sobrinha, gêneros. Li, também, o convite para participar da comemoração. Você merece meu irmão continuar vivendo essa vida de lulas e de glórias.
                      LUIS EVERTON
                     No domingo passado tive a satisfação de participar das comemorações pelo aniversário do amigo e conterrâneo Luís Everton, ex-presidente da Câmara Municipal de São João Batista. A festa aconteceu em uma chácara no município de São José de Ribamar, promovida família, comandada pelo popular Mico a quem agradeço pela consideração que me foi dispensada naquela oportunidade. Lá estavam muitos amigos, adversários e correligionários políticos participando da grande festa em homenagem merecida, a Luis Everton.
                       MINHA NETA LUD
                       Ludmila Araujo Cardoso (nossa Lud) é uma das novas fisioterapeutas formadas este ano pela UNICEUMA. Dedicada aos estudos, esta minha querida neta, com certeza, será uma competente profissional. Os pais, avós, irmãos, tios, primos e amigos a parabenizam pela realização deste sonho, Lud e que Deus a acompanhe em todas as jornadas da sua vida.                            

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected