A CAMPANHA ESTÁ NA RUA

Depois das convenções municipais e encaminhados os pedidos de registros dos candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país à Justiça Eleitoral, a campanha chega às ruas. Às gráficas chegam às primeiras encomendas de cartazes, santinhos e outros impressos que dão visibilidade aos políticos. As mensagens são as mais otimistas possíveis. Os marqueteiros trabalham para sensibilizar o eleitorado. É uma verdadeira guerra onde prevalece a inteligência e a criatividade.

Em São Luís oito nomes disputam o cargo de prefeito: João Castelo (PSDB – reeleição), Marcos Silva (PSTU), Haroldo Sabóia (PSOL), Tadeu Palácio (PP) Edvaldo Holanda Junior (PTC), Washington Luís (PT), Edinaldo Neves (PRTB) e Eliziane Gama (PPS). Esta última contraria, com a decisão de disputar o pleito, candidatos a vereador e parte da militância e da direção da legenda em São Luís, que defendem aliança com outros partidos.

UM BOM VICE

Diante da decisão tomada pelo Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de intervir no Diretório Regional e impor a candidatura a vice-prefeito de Roberto Rocha na chapa do PTC, descartando o advogado José Antonio Almeida que seria o vice de Castelo, o PSDB indicou o deputado estadual Neto Evangelista para compor a chapa do tucano. 

Observadores consideram o parlamentar como excelente alternativa por ser jovem inteligente e de conduta ilibada, qualidades que não abrilhantam significativa parcela dos políticos brasileiros. Experiente, Castelo conversou com o deputado Neto Evangelista por considerá-lo, eventualmente, o nome certo para compor a sua chapa caso as negociações com outras legendas não dessem certo. Neto Evangelista, como partidário e dirigente do PSDB Jovem, pela causa e por São Luís, não hesitou em aceitar o convite para compor a chapa de João Castelo e contribuir para o seu partido ser vitorioso no dia 7 de outubro.

Portanto, a chapa composta por João Castelo e Neto Evangelista, ambos do PDSB, é considerada “puro sangue” e será defendida com fundamento no Programa e nos Estatutos partidários, que se destacam como os mais coerentes, éticos e progressistas, comparando-os aos demais.

SEGUNDO TURNO

Conhecidos os candidatos à Prefeitura de São Luís, os palpites tomam conta dos comentários de bastidores e na imprensa. O ex-governador José Reinaldo Tavares, vale-se da experiência acumulada para arriscar, se houver segundo turno, quem disputará serão João Castelo (PSDB) e Washington Luis Oliveira (PT). Baseia-se o ex-mandatário estadual na força da máquina administrativa que será colocada à disposição do petista para adquirir apoios de lideranças importantes da capital, tanto no âmbito político como comunitário. 

Mas essa previsão não alcança a unanimidade. Todos acham que João Castelo irá para o segundo turno, mas adversário muda de nome, na opinião de outros analistas que levam em consideração a alta rejeição do grupo Sarney, do qual Washington tem o maior apoio e com ele está identificado politicamente. 

SÃO BENTO

O ex-prefeito e ex-deputado Isaac Dias conseguiu lançar uma chapa muito forte para disputar a prefeitura de São Bento contra o candidato do atual prefeito Luizinho. Carrinho (filho do ex-prefeito João Muniz) encabeça a chapa que tem como vice o advogado Isaac Filho. A aliança foi bastante trabalhada e, finalmente o acordo foi fechado e a chapa registrada. “Agora o trabalho será intensificado visando conquistar o nosso objetivo: derrotar o adversário e resgatar São Bento do caos presente”, disse Isaac Filho. 

SÃO JOÃO BATISTA

Em São João Batista, Amarildo Pinheiro, com o apoio irrestrito do ex-prefeito Eduardo Dominici, que lidera um consolidado grupo político, disputará a prefeitura com a atual mandatária Surama Soares. A prefeita assumiu o cargo em junho de 2010 por força de decisão da justiça eleitoral que cassou o mandato de Dominici por suposto abuso de poder político e econômico, no pleito de 2008. Na opinião da maioria de observadores locais, Amarildo se apresenta com grande chance de vitória. O vice dele é o vereador Júnior de Fabrício.     

CAEMA

E deficiência no abastecimento de água em São Luís revolta os consumidores, principalmente porque a CAEMA não se dignifica em justificar tamanha incompetência. Na maioria dos bairros a água não chega, e quando chega não enche as caixas. A água é suja. Quem tiver o cuidado de observar verificará que as impurezas nela contidas chegam a causar náusea e preocupações para quem a consome. É preciso que alguém neste estado tome alguma providência antes que ocorra uma epidemia devastadora por consumo de água imprópria para beber, como as praias estão impróprias para o banho. Esse descaso precisa ser contido urgentemente. 

QUEM?

Afinal de contas quem são os prefeitos maranhenses envolvidos com o escândalo envolvendo a agiotagem? A sociedade precisa saber os nomes dos gestores públicos que pediram dinheiro emprestado e deram como garantia talões de cheques de contas públicas. A Secretaria de Segurança tem o dever de divulgar a relação dos envolvidos nesse vergonhoso episódio.   

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected