Forças de Segurança são mobilizadas para o 2º turno da eleição municipal

As forças de Segurança Pública do Maranhão estão mobilizadas para garantir a tranquilidade na realização do 2º turno da eleição municipal, deste domingo (28), em São Luís. Assim como aconteceu no primeiro turno, foi instalado um Comitê de Gerenciamento de Crise, formado pelas principais instituições de Segurança do Estado, que ficará concentrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) até a conclusão e apuração do resultado final do pleito.
“No primeiro turno foi fundamental a criação dessa comissão de gerenciamento, ocasião na qual as ocorrências foram prontamente apuradas, em conjunto entre as forças de segurança participantes e os juízes eleitorais”, lembrou o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
Integrantes do comitê se reuniram, nesta quinta-feira (25), no gabinete do secretário Aluísio Mendes, para estabelecer a estratégia final a ser adotada e a atuação de cada força policial neste fim de semana de eleições.
Presentes na reunião, além de Aluísio Mendes, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da (SSP), Laércio Costa; a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina de Meneses; o comandante geral da Polícia Militar, Franklin Pacheco; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Marcos Paiva; e o comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército, Flávio Peregrino.
O CBMMA empregará, neste sábado (27), a partir das 7h, 319 militares, entre praças e oficiais, para guarda e transporte das urnas eleitorais.

 Secretário Aluísio Mendes e demais gestores da SSP discutem a estratégia de segurança para o 2º turno das eleições municipais (Foto/Gilson Teixeira)


Lei Seca
O secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, expediu a Portaria de nº 1009/2012 que dispõe sobre a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público como bares, restaurantes, boates e congêneres na eleição em 2º turno no âmbito do município de São Luís.
A resolução entre em vigor a partir das 18h deste sábado (27), e se estende até as 21hs de domingo (28). O descumprimento da determinação consistirá na prática do crime de desobediência previsto no artigo 330, do Código Penal Brasileiro.
O infrator pego em flagrante será imediatamente encaminhado com a prova material do delito até a delegacia mais próxima para adoção dos procedimentos policiais pertinentes.  As Polícias Civil e Militar, juntamente com o CBMMA, deverão fazer a fiscalização dos estabelecimentos comerciais.
O documento visa garantir a ordem do processo eleitoral e a tranquilidade de toda a sociedade, principalmente durante a votação no pleito de 28 de outubro, garantindo assim o bom exercício da cidadania.

São Luís
A delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina de Meneses, informou que ficarão disponibilizados, para a população, além dos quatro plantões (Beira-Mar, Cidade Operária, Cohatrac e Vila Embratel), a Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), bem como as unidades distritais do 2º Delegacia de Polícia (DP), no João Paulo; 4º DP, no Vinhais; 5º DP, no Anjo da Guarda; 6º DP, na Cohab; 7º DP, no Turu; 9º DP, no São Francisco; 10º DP, Bom Jesus; e 12º DP de Pedrinhas, que funcionarão normalmente no dia do pleito eleitoral, domingo (28), das 8h às 18hs.
Serão ao todo, 14 delegados, 14 escrivães, e 72 investigadores de Polícia Civil atendendo nas 13 unidades policiais, entre distritais e plantões. “O planejamento para capital será bem mais dinâmico neste 2º turno, inclusive com efetivo bem maior presente nas 13 unidades policiais divididas por zonas eleitorais. Cada delegado ficará diretamente ligado com um juiz eleitoral responsável por uma determinada zona”, disse a delegada.
Já a Polícia Militar (PM) disponibilizará, segundo o comandante geral Franklin Pacheco, 1.666 mil homens atuando, neste sábado (27), e 1.013 durante o dia da eleição, realizando patrulhamentos. “Os policiais militares ficarão distribuídos nas circunscrições de seus batalhões e companhias independentes. “Serão um reforço a mais a ser empregado não comprometendo as guarnições que fazem as atividades policiais de praxe”, afirmou.
O comandante enfatizou que guarnições da PM estarão de prontidão em locais estratégicos de São Luís configurando uma malha protetora de reforço policial nos terminais de integração, Terminal Rodoviário de São Luís, Aeroporto Cunha Machado e entrada e saída da cidade. A PM utilizará, ainda, o Batalhão de Choque e a Cavalaria que ficarão de pronto atendimento para qualquer eventualidade.
De acordo com o comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército, Flávio Peregrino, homens da tropa estarão em 37 pontos de transmissão de dados e votação e ainda nos prédios do Tribunal Regional Eleitoral e no Fórum Eleitoral.

Denúncias
Durante as ações deste fim de semana, os integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise coordenarão ações de seus contingentes. A SSP disponibiliza ao cidadão a Central do 190 para recebimento de denúncias. Há, ainda, o atendimento pelo Disque Denúncia no telefone (98) 3223-5800, para São Luís.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected