AS DIFICULDADES...




          A maioria dos prefeitos eleitos ou reeleitos reclama das dificuldades financeira e organizacional dos seus respectivos municípios, neste início de ano. Na campanha política, no entanto, eles demonstravam que sabiam dessa realidade e prometiam resolver todos os problemas administrativos em pouco tempo. Edivaldo Holanda Júnior, para exemplificar, garantia que, com o apoio da presidente Dilma, tiraria “São Luís dos caos em que se encontrava” em um curto período de tempo. Hoje a conversa é diferente: só fala em dificuldades, sem esboçar o otimismo de antes. Como então membro do Conselho Político da presidente, disse ter facilidade de aprovar projetos e trazer muitos recursos para São Luís; afirmações essas ratificadas pelos ministros Padilha e Rebelo, além do presidente da EMBRATUR e principal apoiador da sua campanha, Flávio Dino.

            Em boa hora o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, solicitou à Prefeitura que envie àquela Casa a lista das empresas e os valores correspondentes aos “restos a pagar” previstos no Orçamento de 2013.  O vereador entende que o município passa por dificuldades, mas, até “para podermos ajudar, é necessário que saibamos o tamanho exato dessas dificuldades”, assim justificou o vereador que exige transparência dos gastos públicos. Não basta alardear dificuldades sem justificá-las nem deixar de cumprir promessas feitas em campanha com factoide, no intuito de incriminar adversários. É preciso seriedade e honestidade em todas as práticas e atitudes.

             Pela situação “pintada” pelo prefeito de São Luís, passam, também, vários prefeitos de capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e outras centenas de cidades do interior. No Maranhão, o município de São João Batista é um “retrato em cores” do caos estabelecido ali em dois anos de mandato da então prefeita Surama Soares, que assumiu o cargo em junho de 2010. Surama substituiu o prefeito reeleito em 2008, Eduardo Dominici, por decisão da Justiça Eleitoral. Uma decisão política.

            Apesar das cantadas e decantadas dificuldades, o prefeito Amarildo Pinheiro entregou a responsabilidade de denunciar as irregularidades à sua assessoria jurídica e começou a trabalhar sem olhar para trás e cobrando da sua equipe de auxiliares providências administrativas para recolocar o município nos trilhos. Depois de quase dois meses de trabalho incansável, entra, agora, na fase de conclusão e homologação das licitações para meter, definitivamente “a mão na massa”. Com otimismo, proclama a redenção de São João Batista em termos de progresso e desenvolvimento. E olhe que Amarildo não tem lá “uma Dilma” diretamente ao seu lado, mas conta com o apoio decisivo do deputado federal Waldir Maranhão (PP) na aprovação de projetos essenciais e na liberação de recursos.
               São dois exemplos concretos de uma realidade em que não cabe mais “chororô”, e sim disposição de trabalho e competência. E vamos pra frente!...  
        
EM BEQUIMÃO
                  Também, em Bequimão, o prefeito Zé Martins encontrou uma cidade arrasada com todos os serviços públicos essenciais desestruturados. O patrimônio público depredado. O desmonte da máquina administrativa é a comprovação da irresponsabilidade com que o dinheiro público foi tratado. Esse é o descaso com a cidade que levou a população a optar por mudanças. Mas, insatisfeita com a derrota, a oposição não desceu do palanque e usam a forma mais usada por políticos insensatos de espalhar denúncias infundadas contra a atual administração.

                    “Desesperados com a forma célere e transparente com que Zé Martins vem imprimindo em menos de dois meses à sua gestão, a oposição apelou e resolveu espalhar denúncias infundas”, disse à coluna um renomado político, acrescentando “que as mudanças já podem ser sentidas: na saúde, o hospital passou por uma assepsia completa. A grande conquista do atual prefeito de Bequimão foi o resgate da autoestima da população. A alegria e a esperança contagiaram toda a cidade no melhor carnaval dos últimos anos, promovido pela Prefeitura”.
                     Apesar da imensa dificuldade encontrada em Bequimão com o desmonte da máquina pública, o prefeito Zé Martins diz-se confiante de que em pouco tempo as políticas públicas transformadoras, que estão implantadas pela sua administração, começam a apresentar os primeiros resultados positivos, para a satisfação da população.

ESSE É O COLLOR
                  O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tem, no seu encalço, o ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Esse mesmo Collor que deixou a Presidência do Brasil acusado da prática de vários crimes. Esse mesmo Collor que confiscou a poupança dos brasileiros aprovou requerimento no Senado Federal, solicitando investigação do Tribunal de Contas da União sobre a compra de 1.200 tablets pela procuradoria. Segundo o senador alagoano, a licitação, no valor de R$ 3 milhões, teria beneficiado a empresa vencedora.

             A Procuradoria-Geral da República, disse em nota, que o processo de licitação foi feito com os requisitos técnicos pertinentes e alinhado às necessidades institucionais. Como se observa quem denuncia hoje já foi denunciado e vice-versa. Estamos vivendo em uma República quase de iguais em termos negativos e abomináveis da falta de ética, decoro e de bom comportamento. As autoridades brasileiras, dos três poderes, com essas atitudes mostram à sociedade essa vexatória situação, motivada por ciúme ou sede de vingança. São os poderosos em litígio e o povo, a grande vítima, clamando por Justiça.

DE ANAJATUBA
           Segundo informações chegadas ao meu e-mail, o prefeito Hélder Aragão tem suado a camisa para recolocar o município nos trilhos. Como de resto em quase todos os municípios, lá a máquina precisa ser lubrificada para voltar a funcionar. Os problemas deixados pela administração anterior são imensos, mas, o prefeito Hélder arregaçou as mangas e está trabalhando para recolocar as coisas em ordem. É isso aí!...
             
                  

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected