Coluna do Jersan (agora só no blog)


Depois de alguns dias em absoluto silêncio estou de volta ao contato com os leitores, a partir de hoje, porém, somente através deste blog e sob a minha responsabilidade. Durante mais de 10 anos colaborei com o Jornal Pequeno escrevendo esta coluna aos domingos. Sinto-me mais à vontade emitindo minhas opiniões neste espaço, sem correr risco de ser censurado e submisso a outros interesses, partam de onde partirem. Sempre usei a liberdade pela qual lutei em tempos de repressão política que ameaçava a democracia e assim pretendo seguir até que a morte chegue. E vai demorar se Deus quiser!

HIPOCRISIA

Os governos estaduais e até os municipais vão arrecadar mais dinheiro depois da aprovação da Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. O governador do Maranhão, Flávio Dino, já se declarou contra a aprovação da matéria da forma que se encontra redigida, mas, nos bastidores faz o mais importante para tudo da certo e torce pela aprovação do projeto, tanto verdade que já mandou prepostos sinalizar aos deputados e senadores, para colaborar nesse sentido, ou seja, votarem a favor.
Essa reforma, na verdade, vai tirar mais dinheiro do bolso do trabalhar e engordar os cofres públicos com o aumento da alíquota em torno dos 3% (três por cento). O funcionalismo estadual, que há muitos anos não recebe reajuste salarial é o que mais vai sentir, pois, além de não ver o salário crescer, o aumento do ICMS, proposto pelo Poder Executivo e prontamente aprovado pelos deputados estaduais, provoca aumento nas passagens de ônibus, dos combustíveis, do gás e da cesta básica. Enfim, tudo aumenta menos os salários cada vez mais defasados.
E a imprensa aliada omite-se diante de fato grave como esse, de consequências profundamente negativas para o consumidor em geral. Não pode e nem deve ser assim. Destacar e até elogiar, como fazem alguns órgãos de imprensa as decisões acertadas, tudo bem, mas não cobrar ações mais eficazes em benefício coletivo, é omissão e isso, sob todos os aspectos não é o papel de blogs e jornais que se propõem a fazer um jornalismo isento e comprometido com a verdade.

PREVIDÊNCIA

A Previdência Social está falida e precisa da Reforma (secando o bolso do trabalhador) para se recuperar. Mas, quem mete a mão no dinheiro arrecadado para supostamente garantir o pagamento do salário do aposentado, é o próprio governo, como aconteceu aqui no Maranhão quando o governo subtraiu dos cofres públicos, cerca de R$ 500 milhões do Instituto de Previdência. Comenta-se que a reposição desse dinheiro já começou a ser feita. Já, mesmo? Tudo precisa ser esclarecido à população, especialmente ao contribuinte.

NEGÓCIO

Para o projeto de reforma da previdência ser aprovado na Câmara Federal e posteriormente no Senado, o governo federal terá que estreitar o relacionamento com os parlamentares. Quer dizer, o presidente Jair Bolsonaro vai ser obrigado a oferecer emprego para os “chegados” dos nossos representantes, que por sua vez, não se preocupam com os milhões de desempregados espalhados pelo Brasil. Eles não querem a realização de concursos públicos para todos lutarem por uma vaga. Querem, sim, cargos para familiares deles, cabos eleitorais deles, amigos deles, além dos 20 ou 22 assessores que já têm “direito” nos seus gabinetes. Eles querem comandar órgãos federais importantes no Maranhão e nos demais estados. Uma vez tudo negociado e acertado, a matéria será aprovada. Tanto os que “pulam” com a perna esquerda, ou com a direita, ou, ainda, quem pula com as duas, como o nosso governador (que nos palanques ou no carnaval pula e pula alto, apesar do exuberante peso, lutam pelos mesmos interesses.


ESTRADAS ACABADAS

As estradas maranhenses (federais e estaduais) se encontram em péssimas condições de tráfego provocando mais acidentes e mortes. Culpam as fortes chuvas. Admite-se em parte, mas, asfaltamento executado há um ano, apenas, e destruído é fruto de “obra feita nas coxas” possivelmente super faturada para beneficiar privilegiados. Essa falta de vergonha e de honestidade ocorreu e, infelizmente, continua ocorrendo no país inteiro. E, por essa razão, assistimos a prisão de ex-presidentes da República, ex-governadores, ex-deputados e senadores na cadeia ou prestes a serem presos. Um vexame que o mundo acompanha e condena.


E assim a vida segue! Estarei de volta no próximo domingo ou, antes, com Blog do Jersan.
 

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected