Esta semana será decisiva para o deputado Raimundo Cutrim conseguir as três assinaturas que faltam na sua proposição de criação da CPI, para investigar a fundo, a agiotagem no Maranhão. Até sexta-feira onze deputados haviam assinado o documento. O Governo sabe que as conseqüências dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, uma vez instalada, poderão ser drásticas, por isso trabalha nos bastidores para ela morrer no nascedouro.
Da bancada governista apenas os deputados Manoel Ribeiro, Raimundo Louro e Antonio Pereira assinaram o requerimento, demonstrando independência com relação ao Poder Executivo e solidariedade ao autor do requerimento, que se diz vítima de uma campanha criminosa patrocinada pelo Sistema Mirante de Comunicação, de propriedade da família Sarney.
Ao deputado federal Sarney Filho teria sido dada a missão de acalmar os ânimos na Assembléia Legislativa e, quem sabe, evitar que a CPI da agiotagem tome corpo, seja aprovada e faça estrago no contexto político do estado. Reunido na última sexta-feira com o presidente da Assembléia Legislativa e outros deputados da base aliada, Sarney Filho teria, de forma discreta, mostrado a inconveniência de a Assembléia assumir a investigação desse caso, achando mais prudente que o assunto ficasse a cargo da polícia.
Conhecendo a força do governo sobre a Assembléia Legislativa e os interesses convergentes dos dois poderes, observadores políticos consideram “praticamente impossível Cutrim conseguir as 14 assinaturas necessárias para que a CPI seja instalada.” Mas o deputado, achincalhado por setores da imprensa ligados aos Sarney quer passar tudo a limpo e mostrar à sociedade que é um cidadão honrado.
Confiante de que é, sim, possível obter o apoio de mais três parlamentares, Raimundo Cutrim vai, esta semana, tentar, com todas as forças e otimismo, lutar para conquistar o seu objetivo.
Diante disso, resta ao povo maranhense e as partes envolvidas justa ou injustamente no caso, esperar se a CPI vai, realmente sobreviver. Esta semana será, sem dúvida, definitiva para conclusão e encami8nhamento ou não do requerimento à Mesa Diretora do Poder Legislativo, que, como disse o presidente Arnaldo Melo, está agindo com muita cautela, pois, o tema é muito complexo e tem desfecho imprevisível.
TÁ NA HORA
Está na hora do prefeito Edvaldo Holanda Júnior encarar os problemas da cidade. Eles (os problemas) estão aí para serem resolvidos pela administração, pela Prefeitura, hoje sob o comando dele e de sua equipe. Esquecer os gestores anteriores e trabalhar deve ser o objetivo, entregando aos setores competentes as cobranças que considerar pertinentes. A população quer que os buracos sejam tapados, o transporte coletivo melhorado, o trânsito mais organizado, as praças limpas e urbanizadas, a saúde dando melhor assistência aos pacientes e a educação funcionando a todo vapor. Isso ele prometeu.
Acontece que as reclamações contra a má gestão em todos esses setores crescem a cada dia e providências esperadas ainda não foram tomadas.
PEDRO FERNANDES
O deputado Pedro Fernandes, atual secretário de Educação do Estado coloca como principal dificuldade para a implantação do Estatuto do Magistério, a falta de verbas destinadas ao setor. Ele defende a destinação de mais recursos para atender as reivindicações dos professores, e garantiu que o Governo está empenhado em concluir os estudos, definir com a categoria, os pontos polêmicos e encaminhar a matéria para ser aprovada pela Assembléia Legislativa. Como se trata de matéria já bastante discutida, Fernandes acha que os deputados não terão problema em aprová-la em regime de urgência.
O deputado entende, por outro lado, que a Educação no Brasil precisa ser discutida com mais profundidade e amplitude, porque o problema não está só na baixa remuneração dos professores, mas no aperfeiçoamento e reciclagem dos profissionais, na conduta e relacionamento dos corpos docente e discente e de gestão.
DIA DO TRABALHO
A Prefeitura de São João Batista, por determinação do prefeito Amarildo Pinheiro, no dia 1º de maio, através da Secretaria de Agricultura doou 120 (cento e vinte) ferramentas de trabalho para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais sorteá-las entre os ruralistas presentes à reunião comemorativa; a Superintendência de Esportes promoveu um torneio de futebol, do qual participaram 16 times. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e, ainda em comemoração à data, o prefeito anunciou aumento entre seis a oito por cento de aumento nos salários dos professores municipais, na data base da categoria.
VIOLÊNCIA
Falar da crescente e assustadora violência que assola o Brasil parece repetição de notícia ou falta de assunto. Mas não é. É preocupação justificável de todos. No Maranhão a criminalidade cresce de um mês para outros e a população, naturalmente se sente insegura. E o que é preciso assgu8rar é a brutalidade com que esses crimes são praticados. Parece que a humanidade perdeu o sentimento de amor ao próximo. Os criminosos agem com perversidade, com tamanha violência que, em muitos casos, além de matar seu semelhante, ou simplesmente algoz, queima, esquarteja, e comete outros tipos de atrocidades, apavorando qualquer ser humano normal.
Nenhum comentário
Postar um comentário