MARANHÃO – CAMPEÃO EM CORRUPÇÃO

O maior número de processos em tramitação na Justiça por improbidade administrativa é no Maranhão. Improbidade é uma expressão mais elegante e leve dada è corrupção na administração púbica. O nosso estado é campeão, também, em índices de desemprego, IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, analfabetismo e outros. As razões para chegarmos a essa situação de vexame, estão na péssima educação, na precária assistência médica – hospitalares setores de fundamental importância de onde são desviados os maiores volumes de recursos financeiros.

A terceirização da saúde, imposta pelo governo, pode até ser um bom negócio para o terceirizado e para quem a terceirizou, mas a população continua enfrentando filas nos hospitais públicos onde faltam médicos, leitos e medicamentos. Essa realidade entristece as camadas mais carentes da sociedade e contribui, direta ou indiretamente para a violência.

Na outra ponta, fica o senador José Sarney censurando blogs e jornais que ousam comentar e denunciar esse estado de miséria que envolve diretamente a administração do estado a cargo da filha Roseana, que, novamente volta a sua atenção para a reação de parte do PT local que resiste a não apoiá-la em 2014. Ele, o pai aperta a imprensa livre. Ela aperta a facção petista contrária. Tudo pelo poder.

O combate à corrupção desencadeada pela Justiça Federal se restringe às verbas federais, principalmente do SUS e FUNDEB, repassadas ao Estado e Municípios, que antes podiam ser transferidas para outras contas e agora não podem mais, sejam elas do próprio município ou estado. O Banco do Brasil já teria recebido a determinação que, sem dúvida, será cumprida. É uma decisão para conter (acabar é difícil) o avanço da corrupção, em pleno e acelerado avanço.

Infelizmente a legislação brasileira é branda e tem brechas para a defesa dos corruptos que causam imensos prejuízos à sociedade, ao estado e ao Brasil como um todo. São comuns prefeitos e outros políticos serem condenados por esses crimes, mas dificilmente o dinheiro roubado é devolvido aos cofres públicos dilapidados. A impunidade nesses casos é mais comum do que caranguejo na Semana Santa.

CPI NA AL I

O deputado Raimundo Cutrim continua sua peregrinação, na Assembléia Legislativa, para obter mais uma assinatura para viabilizar e instalar a CPI da Agiotagem na Casa. Na sessão da última quinta-feira ele voltou a pedir o apoio dos colegas, considerando a importância e a necessidade de esclarecer à sociedade o que efetivamente ocorreu com os negócios entre prefeitos e agiotas, culminando com o assassinato do blogueiro e jornalista Décio Sá. Cutrim quer mostrar, também, que o envolvimento do nome dele no episódio não passou de uma tentativa criminosa promovida pelo Sistema Mirante de Comunicação de desestabilizá-lo política e moralmente.

CPI NA AL II

Já o deputado Max Barros, que até recentemente era secretário de Infraestrutura do Estado, defende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar supostas irregularidades nos gastos financeiros e andamento das obras de estradas construídas sob a responsabilidade do governo estadual. O estopim de tudo isso foi a denúncia feita na Assembléia Legislativa sobre a rodovia Coroatá / Vargem Grande, cujos serviços teriam sido pagos e a obra estaria parada, inconclusa. PS: A propósito, quando nos referimos, no domingo passado, sobre a estrada Grajaú / Arame, o correto é Arame / Paulo Ramos – a famosa estrada fantasma. O dinheiro foi gasto, a rodovia não foi feita e o dinheiro, até hoje, não se sabe o seu paradeiro. Coisas do Maranhão dos Sarney.

. AMARILDO EM BRASÍLIA

O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro passou a semana em Brasília e retornou ontem a São Luís, para amanhã (segunda-feira) seguir para o seu município. O prefeito manteve contatos com parlamentares maranhenses, entre os quais Waldir Maranhão (PP) e Gastão Vieira (PMDB), hoje ministro do Turismo e Jose Sarney (PMDB (AP).

Amarildo informou à coluna que foi bem recebido por todos e que encaminhou para apreciação e deliberação de vários ministros, projetos de interesse de São João Batista e sua população. As áreas da infraestrutura, lazer, urbanismo, saúde e educação serão beneficiadas, de acordo com os projetos encaminhados.

MUDANÇAS

O prefeito Edvaldo Holanda já fez várias alterações na sua equipe de governo nestes primeiros cinco meses de administração. O principal motivo é a não liberação, por parte dos órgãos federais de origem, não liberar os funcionários. Quem estaria na linha de pênalti para deixar o cargo é o titular da Secretaria de Educação, Alan Kardec.

Essas mudanças não são boas para a gestão pública, pois para o secretário que não tem experiência no serviço pública precisa de, pelo menos, três meses para se adaptar, entender a legislação, verificar direitos e deveres dos servidores... Aliás, os funcionários efetivos de várias secretarias e órgãos municipais reclamam do tratamento que vêm recebendo por parte dos “novos” chefes. Com arrogância, eles estariam tratando os efetivos (não podem demiti-los) com desprezo, nivelando todos por baixo, independentes da formação acadêmica de centenas deles. Como diria o ex-presidente FHC: “assim não dá, assim não pode”, senhores,

INVASÃO NA BR?

As obrasse suplicação da BR-135, trecho Estiva / Bacabeira, estariam paradas e nos fundos da margem direita, invasores aproveitam o descaso agindo para cercar terrenos e construir casebres. Se a graça pega!...

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected