Começam, em todo o país as discussões sobre a sucessão da presidenta da República e dos governadores. Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva que ainda luta para criar um novo partido, pelo qual concorreria à Presidência são os nomes de maior destaque para enfrentar a desgastada Dilma Rousseff, que, a cada nova pesquisa de opinião, cai na confiança e na popularidade da Nação.
No Maranhão está definido o nome de Flávio Dino (PCdoB) que têm o apoio da maioria das lideranças e partidos de oposição ao grupo dominante no estado, comandado pelo senador José Sarney. Desse grupo surgem como prováveis candidatos o ministro (Minas e Energia) Edison Lobão e o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando. Lobão está em São Luís e participou ontem da cerimônia de casamento de uma filha do empresário Fernando Sarney.
A presença do ministro de Minas e Energia em São Luís serviria, também, para aprofundar a discussão sobre o tema (sucessão estadual) prevalecendo à idéia de o nome do nome do candidato governista está mais do que na hora de ser apresentado à população e enfrentar Flávio Dino que aparece como favorito em todas as pesquisas.
Até o fechamento desta coluna, que ocorre às sextas-feiras, obtemos informações que haveria uma reunião de Lobão, a governadora Roseana Sarney, o senador José Sarney com a cúpula estadual do PMDB, para aprofundar a discussão sobre o assunto, e, se possível, anunciar o nome de Luís Fernando como o candidato do grupo, admitindo-se a hipótese de o senador Edson Lobão desistir de concorrer, contrariando a vontade do filho e suplente, Lobão Filho que no momento o substitui no Senado Federal. Por diversas vezes Lobão Filho declarou publicamente que o seu pai não abriria mão de ser candidato a governador em 2014. Portanto, não podemos afirmar se houve ou não, essa esperada definição por parte do PMDB e dos líderes governistas. Amanhã, no meu blog, darei mais informações.
COMPLICADOR
Nos últimos dias a governadora Roseana Sarney tem declarado que não se desincompatibilizará para ser candidata à única vaga de senador (acaba em 2014 o mandato de Cafeteira), no intuito, segundo observadores, de forçar os seus aliados a “engolir” o nome que ela impuser como candidato à própria sucessão, sem “engulhar”.
Como complicador desse jogo, o vice-governador Washington Luís (PT), declarou que também não vai renunciar para ser candidato a deputado federal, muito menos para ser ministro do Tribunal de Contas do Estado – TCE. Prevalecendo a posição do petista considerado chapa branca pelos seus companheiros, e sabendo-se que Roseana jamais confiaria deixar com ele a chefia do Estado, a situação fica ainda mais complicada. Roseana só renunciaria para disputar o Senado, se todos na ordem sucessória deixassem os seus cargos para abrir a vaga ao vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Max Barros. Para tanto renunciariam o vice Washington e o presidente do Poder Legislativo, deputado Arnaldo Melo. “Tá difícil”
LIDERANDO
Enquanto Flávio Dino lidera em intenção de votos nas pesquisas até aqui divulgadas e o governo bate cabeça para definir o nome de sua preferência à sucessão de Roseana Sarney, o PSDB, uma das mais expressivas forças de oposição do país, continua indefinido. Não sabe se lançará candidato próprio a governador ou a senador; se apoiará Flávio Dino ou outro candidato. Tem apenas a certeza de que marchará ao lado de Aécio Neves para presidente da República, por enquanto.
O PSB apoiará Flávio Dino ao governo, mas, também está indefinido com relação ao candidato a senador entre o ex-governador José Reinaldo Tavares e o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha. Dentro de alguns dias tudo isso virá à tona para, finalmente, o eleitorado maranhense começar a escolher os melhores (ou menos ruins) para representá-lo no quatriênio 2014 / 2018.
ANIVERSÁRIO DE ANAJATUBA
No ultimo dia 22, o município de Anajatuba comemorou 159 anos de emancipação política. Na ocasião, grandes festividades marcaram a data. Foram realizadas atividades culturais e esportivas e demonstrações de pára-quedismo. A banda Forró Estourado fechou as comemorações após um magnífico show pirotécnico. O prefeito Dr. Helder Aragão, descendente do homem que conseguiu a emancipação de Anajatuba, o Comendador Rosa, prometeu grandes realizações que irão marcar a comemoração dos 160 anos do município próximo ano.
SUCESSÃO
SUCESSÃO
Blog do Jersan Araújo
julho 27, 2013
By
Blog do Jersan Araújo
PLÁGIO E CONTRAFAÇÃO é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a lei Lei 9610. |
Nenhum comentário
Postar um comentário