Seduc capacita mais de 300 gestores e supervisores

Mais de 300 diretores adjuntos e supervisores escolares da rede estadual de ensino de São Luís participaram de capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com vistas à implantação das diretrizes curriculares.

Realizada na Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês), a ação faz parte Programa Mais Ensino, resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A formação será realizada até esta sexta-feira (14).

A implantação das Diretrizes Curriculares nas 1.223 escolas da rede estadual de ensino tem como principal objetivo nortear o trabalho pedagógico, estabelecendo padrões de aprendizagem e de ensino a serem alcançados por todas as instituições de ensino da rede estadual.

"A formação de gestores e supervisores é extremamente necessária para que possamos alcançar a efetiva execução e qualidade na implantação das diretrizes curriculares, onde a partir de agora o ensino público da rede estadual do Maranhão será nivelado até no mais longínquo município", enfatizou a secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira.

Entre as etapas do processo de implantação das diretrizes curriculares na rede de ensino estadual estão: disseminação das diretrizes por meio das formações; elaboração ou reelaboração da proposta pedagógica das escolas, tendo como base as diretrizes; elaboração, por parte do professor, do plano de atividade docente.

Para Márcio Silva, um dos formadores da capacitação, as diretrizes estão sendo recebidas com entusiasmo pela comunidade escolar. "É gratificante perceber que as diretrizes curriculares estão sendo recebidas com entusiasmo pelos gestores, supervisores e a comunidade escolar. Todos estão com o propósito de nivelar e garantir uma formação que possa ser repetida em todas as escolas da rede estadual. Isso assegura que o aluno do município mais remoto do nosso estado vai ter acesso ao mesmo aprendizado", ressaltou.

A gestora adjunta e supervisora do Centro de Ensino Gonçalves Dias, Marlene da Conceição Bezerra de Carvalho destacou como exitosa a capacitação promovida pela Seduc para a elaboração, criação e a implantação das diretrizes curriculares.

Segundo ela, o trabalho em grupo é extremamente necessário. "Por meio das diretrizes, buscamos a unidade e a mudança para assim atingirmos a aprendizagem em sala de aula. Quando todos nos damos às mãos o sonho se torna realidade. Acredito na implantação das diretrizes curriculares e na qualidade do ensino público", observou a gestora escolar. A ação além de realizar a formação de diretores e supervisores já envolveu também gestores e diretores regionais de educação e gestores das 1.233 escolas da rede.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected