O sorteio aconteceu às 9h, durante cerimônia realizada no auditório Irtes Cavaignac do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que foi aberta aos partidos políticos, imprensa e público em geral.
A Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) é presidida pelo juiz Samuel Batista de Souza. O magistrado agradeceu a presença dos representantes de partidos políticos, da imprensa e de servidores no ato.
Como funciona
Na véspera da eleição, são sorteadas 3 urnas eletrônicas dentre todas as seções do estado, sendo uma delas obrigatoriamente da capital. Conhecidas as seções que passarão por auditoria, são distribuídas cédulas de votação paralela em branco e listas dos candidatos aos fiscais presentes, de modo que estes possam preencher com os números dos candidatos que concorrerão nos municípios sorteados.
Preenchidas e recolhidas, estas cédulas são guardadas em urnas de lona específicas para cada município, sendo lacradas e remetidas para o local da auditoria, onde permanecem sob a guarda de agentes da Polícia Federal, juntamente com as urnas eletrônicas sorteadas.
No domingo, em cada urna eletrônica sorteada, é feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se os candidatos que concorrem naqueles municípios e as inscrições dos eleitores habilitados nas seções sorteadas.
Nenhum comentário
Postar um comentário