O COMEÇO DO FIM

Artigo publicado no dia 30.11.14 no Jornal Pequeno



Hoje é o último dia do mês de novembro. Amanhã, obviamente, é o primeiro dia de dezembro de 2014. O ano está perto do seu final e apresenta resultados muitos negativos na área da segurança pública. A saúde melhorou um pouco, a educação, também. Segundo especialistas a economia vai mal e a presidenta Dilma Rousseff é cobrada veementemente pela oposição. A atitude mais lógica foi à troca dos ministros da Fazenda e do Planejamento, anunciada para 1° de janeiro de 2015 quando se inicia um novo governo Dilma. Torcemos para 2015 ser melhor do que 2014, para o povo brasileiro que demonstra passar por uma vida de sufoco e insegurança.

Cerca de mil pessoas, só no Maranhão morreram vítimas da violência – um número assustador e que deve chamar a atenção das autoridades do setor. A idéia do futuro governador Flávio Dino é dá atenção especial aos órgãos de segurança pública, ampliando as ações, aumentando o contingente e remunerando com mais justiça os agentes dessa árdua e perigosa missão de conter a violência e promover a paz. E como o governador tem, reiteradamente, afirmado a disposição de cumprir os compromissos de campanha, não custa acreditar que tudo vai melhorar.

INDECISÃO

O atual governo chega ao fim confuso sobre a situação da própria governadora Roseana Sarney que não sabe se fica ou sei sai antes do dia 31 próximo. Não sabe se sai e “arranja” um emprego de conselheira do Tribunal de Contas do Estado ou se espera a benevolência da presidenta Dilma, dando-lhe um cargo no governo federal que garanta a ela o tal foro privilegiado. Pois, Roseana poderá responder processo pelo suposto envolvimento nas irregularidades detectadas na Petrobrás pela “Operação Lava a Jato” da Polícia Federal.

O alento é que começa um novo tempo no Maranhão. Novo governo que enfrentará o desafio de devolver à sociedade a confiança na administração pública tratada, nos últimos anos, com desleixo e sem planejamento. Resta-nos esperar as mudanças e os avanços anunciados pelos mandatários do estado que tomarão posse no dia 1° de janeiro. Nada mais!

PRESSÃO?

O governador eleito Flávio Dino teve um “trabalho danado” para convencer o deputado federal eleito, Zé Reinaldo, a aceitar a Secretaria de Minas e Energia e abrir vaga na Câmara Federal para o acesso da primeira suplente Luana Alves. Os planos do ex-governador era retornar à Câmara Federal, apresentar projetos e discutir os temas de interesse do Maranhão, objetivando a transferência de recursos para o Estado e possibilitar a execução de obras que considera de grande importância para o desenvolvimento.

Mas, segundo comentários de bastidores, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, pressionou de tal forma Flávio Dino, para Luana Alves assumir uma cadeira de deputado, que, mesmo sabendo da decisão do amigo Zé Reinaldo de não abrir mão de ocupar a cadeira de deputado que o povo o outorgou, apelou para atender Alves. Zé Reinaldo, em nome da amizade, cedeu diante do insistente pedido de Dino. E Domingos Dutra, agora como primeiro suplente e secretário da Representação do Maranhão em Brasília, afirma que se surgir outra vaga ele assumirá.

PERDEU FEIO

Luana Alves, esposa de Ribamar Alves, atual prefeito de Santa Inês obteve cerca de sete mil votos no município enquanto o seu principal adversário, Juscelino Filho venceu com 17 (dezessete) mil sufrágios. Foi uma derrota feia, que atesta a má avaliação do prefeito socialista. Mas tem prestígio com o futuro governador e, com apoio, poderá reverter à atual situação, para melhor, nos próximos dois anos.

ELEIÇÃO DO CREA-MA

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão realizou eleição no último dia 19, para a nova diretoria. Os três mais bem votados foram os engenheiros Cleudson Campos Alcino Nascimento e Murilo Alfinete. O vencedor (Cleudson) teria tido o apoio do governo, através da Casa Civil e da Sinfra. Comenta-se que gastou muito dinheiro na campanha e que, como não prestou contas da eleição de 2011, estaria inelegível. Baseado nesse fato o eng. Murilo Alfinete estaria ingressando na Justiça contra o concorrente eleito, com o objetivo de anular os votos que ele recebeu. Como se vê a disputa pelo CREA-MA continua.

AXIXA NO FANTÁSTICO

Comenta-se que a reportagem do programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão esteve no município de Axixa – região do Munim – para continuar a série de reportagens “Cadê o Dinheiro?”. Há denúncias de desvios de verbas e de licitações fraudulentas. Aliás, essa questão de fraude e desvio de recursos públicos existem na grande maioria dos municípios, estados e em órgãos federais. A corrupção está institucionalizada e se “gritar pega ladrão” poucos ficariam fora das grades. Isso se houvesse cadeia para essa gente...










Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected