ANO QUE VEM TUDO SERÁ DIFERENTE (?)


As operações da Lava Jato, da Polícia Federal, devem entrar em “recesso” acompanhando os poderes Legislativos e Judiciários que só voltarão às atividades normais em fevereiro do ano que vem (2016). O impeachment da presidente Dilma Rousseff e o processo contra o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, na Comissão de Ética são temas que neste ano que se finda chamaram a atenção da Nação que, decepcionada, acompanhou as manobras para procrastinar os resultados, levado a efeito pelas partes envolvidas.
Os eleitores que elegeram essas duas personalidades em 2014, hoje, arrependidos gostariam de vê-las de volta à planície respondendo pelos crimes que lhes são atribuídos. Agora é tarde. Nada podem fazer nada além de promoverem protestos tímidos em algumas cidades. Resta-lhes, portanto, esperar o desfecho no ano que vem, esperando que tudo seja diferente. Mas não será. Talvez, como tive a oportunidade de observar anteriormente, nesta coluna, apenas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha será cassado ou afastado do cargo.
Quanto à presidente Dilma agora dependendo da vontade e da decisão do senador Renan Calheiros, presidente do Senado e do Congresso, está mais tranqüila e deverá continuar fazendo suas peripécias à frente do governo. Quem sabe isso seja melhor para o Brasil, pois o seu sucessor imediato, o vice-presidente Michel Temer, não reuniria condições para tirar o país da crise e representaria, ao olhar de um contingente de observadores, políticos e juristas um retrocesso trazendo de volta ao poder central políticos que em passado recente transformaram o poder em acesso para se beneficiarem política e pessoalmente.
Em caso da mudança acontecer, no Maranhão, por exemplo, a sombra da oligarquia Sarney voltaria ao cenário político com maior visibilidade atrapalhando a continuidade do projeto implantado pelo atual governo objetivando resgatar o estado da profunda pobreza a que foi submetido durante quase 50 anos de jugo da família Sarney.
Dilma errou. Agiu como dona absoluta das decisões. Atropelou a ética ao promover pedaladas e decretar suplementação de créditos sem autorização do Congresso Nacional, mas, considerando o passado e o presente dos seus dois primeiros eventuais substitutos (Temer e Cunha, respectivamente) seria melhor deixar como estar. De qualquer maneira, entende-se que a hora não é agora.
VONTADE DE PARAR
Revoltado e decepcionado os acontecimentos vergonhosos registrados no país, um leitor se manifesta dizendo-se determinado a parar de ter esperança e “ajudar a alimentar com os impostos que paga uma gama de políticos corruptos que nada faz a não ser usufruir de vantagens, muitas ilícitas, enquanto os bem intencionados, na defesa da honestidade e da igualdade, suam a camisa para viverem com dignidade, nem sempre reconhecida.”
“Não existem mais, meu caro Jersan – acrescenta – políticos honestos no entendimento da sociedade porque é tão grande o número de escândalos envolvendo essa classe, que a exceção passou a ser a regra e todos são vistos com desconfiança. Sinto-me, sinceramente impotente para continuar a luta. Inclino-me à idéia de parar tudo e curtir o resto da minha vida, me omitir diante da mazelas promovidas pelos que legalmente nos representam e recolher a bandeira desfraldada há décadas em defesa da democracia e dos menos favorecidos, rechaçando a opressão, os privilégios e a discriminação. Basta! Perdi a Fé e a Esperança, amigo.
O que poderia dizer? Que a vida segue, embora as injustiças perdurem e que jamais serão reparadas. A luta que objetivou o fim do mando da oligarquia no Maranhão foi vitoriosa, depois de décadas, em 2014 com a vitória das oposições lideradas por Flávio Dino. Os desmandos, e a corrupção praticados nesse período, de triste memória, só agora está chegando ao conhecimento público, dando razão a todos que lutaram por essa causa. Mas não espere amigo, o reconhecimento do valor da sua luta em prol desse sucesso.
CONTRATO ASSINADO
O Bradesco foi o vencedor da licitação feita pela Câmara Municipal, visando à contratação do banco interessado em administrar a milionária conta daquela Casa e prestar serviços como pagamento da folha de pessoal e de vereadores, conceder empréstimos consignados (a juros menores) aos interessados em quitar o cheque especial e cartões de crédito a juros estratosféricos. O Bradesco já mantém uma estrutura de atendimento regular aos clientes nas dependências da Câmara Municipal que, de acordo com o contrato, será adequado às atuais necessidades dos servidores e vereadores, ampliando o número de funcionários e de caixas eletrônicos.
O Bradesco, segundo informações está pronto para atender as reivindicações da clientela da Câmara, mas, com referência à concessão de empréstimos consignados em folha, depende da liberação, do OK do presidente Astro de Ogum, conforme informações enviadas à coluna. E aí, presidente, quando isso vai acontecer? Não custa dá esse “presente de Natal” aos funcionários da Casa.
MAIS CORRUPÇÃO
As operações da Polícia Federal contra os corruptos parece não intimidá-los. Quanto mais a Lava Jato prende e condena envolvidos nesses escândalos, mais ações criminosas acontecem no Brasil. Corrupção, fraudes, tráfego de drogas e outros crimes proliferam em todos os entes federativos, desafiando as Leis e os bons costumes. Ousadas quadrilhas criminosas estão a cada dia se organizando e “trabalhando” em vários francos, corajosamente, dispostas a morrer e a matar, sem tomar conhecimento da existência, no âmbito da Polícia Federal, especialmente da determinação de combater com veemência crimes violentos e de lesa à Pátria.
IRRESPONSABILIDADE
Sem aviso da CAEMA o Recanto dos Vinhais e bairros adjacentes, sofreram com a falta d’água durante quase toda a semana passada. Irresponsabilidade de uma empresa que cobra muito caro pelo péssimo serviço prestado aos consumidores.                

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected