A CORRUPÇÃO NO BRASIL TOMA DIMENSÕES INIMAGINÁVEIS

Diariamente surgem novas denúncias envolvendo figurões da política brasileira em atos de corrupção, enriquecendo verdadeiros bandidos enquanto o trabalhador honesto observa, na mesma proporção, a defasagem do seu salário, corroído pela inflação e pela carga tributária. O “leão” faminto e a Previdência, por si só se encarregam de “engolir” parte significativa da magra remuneração da classe trabalhadora que assiste com tristeza e revolta a maioria dos políticos metendo a mão no dinheiro público que deveria ser aplicado em benefício do coletivo. 
É vergonhosa a revelação de delatores, igualmente ladrões, sobre o destino dado ao dinheiro das estatais. A Petrobrás, até então tida como a mãe dos corruptos, agora é considerada “a mais honesta dos cabarés do país” – numa alusão a outras empresas do ramo por onde saíram bilhões de reais (ou dólares) para alimentar a ganância de políticos como Lobão, Sarney, Jucá, Renan, Barbalho e outros. 
E por mais que essa gente seja condenada a devolver o dinheiro recebido ilicitamente, continuará milionária. Eles jamais voltarão a experimentar ou viver a pobreza material, as dificuldades e a fome que ainda hoje mata milhares de pessoas no Brasil. E a corrupção não dá trégua, ao contrário, toma dimensões inimagináveis. 
Sabe-se, hoje, que ex-presidentes da República e do Congresso Nacional e atuais dirigentes desses poderes são alvos de investigações por terem praticado atos ilícitos. Como aceitar pacificamente essa situação? O que estaria passando pela cabeça do povo brasileiro, neste momento de sofrimento e incertezas? Em quem acreditar se da direita à esquerda, passando pelo centro, políticos até então considerados sérios se envolveram em corrupção, receberam propinas, dinheiro fruto de roubo das empresas estatais? 
Como diria FHC “assim não dá, assim não pode”!...

DÓI NA ALMA
Dói na alma do trabalhador honesto verificar no seu contracheque o desconto absurdo referente ao Imposto de Renda e à Previdência Social, quando nem sempre tem direito à restituição, seja do valor retido, seja dos serviços de assistência do SUS. Enquanto isso, os políticos que recebem vantagens oriundas do dinheiro sujo, aumentam seus patrimônios sem contribuírem em nada com o país. Passados todos esses anos, finalmente (não serve de alento) os beneficiários da corrupção são pelo menos identificados e postos à execração pública. Mas não sentem vergonha dos filhos porque estes, também, em alguns casos, são parte da vergonhosa armação que tanto prejuízo causou e continua causando ao país ao mesmo tempo em que os coloca na lista dos mais ricos. 

FORÇA TAREFA NECESSÁRIA
Em caso do Ministério Público Federal e Polícia Federal se disporem a instituir uma Força Tarefa com o objetivo de apurar denuncia de fraude em licitação, superfaturamento de obras, desvios da Merenda Escolar, aplicação dos recursos do FUNDEB e de convênios seria um arraso para a maioria das Prefeituras do Maranhão, onde a corrupção, nesses setores corre frouxa. “Esta faltando um Moro em nosso estado” – desabafa um leitor ao fazer referência ao juiz Sergio Moro, da Lava Jato. 

MUDANÇA NO IPHAN 
A presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogea, demitiu o superintendente local Alfredo Costa Neto que, por indicação do deputado Waldir Maranhão a substituiu no cargo no início deste ano. Maurício Itapary estaria cotado para assumir a vaga. Ele, recentemente passou pela direção do DNIT, no Maranhão.

DUTRA NA LUTA
O ex-deputado Domingos Dutra está trabalhando com afinco para ser prefeito de Paço do Lumiar, município da Grande Ilha. O diálogo direto com as comunidades de forma clara e objetiva é o carro chefe da luta de Dutra, abominando a mentira e as falsas promessas, geralmente utilizadas de forma cretina e hipócrita por políticos que, a qualquer custo desejam continuar ou conquistar o poder sem, no entanto, se comprometer com as causas do povo. Dutra está mudando a fórmula de fazer política, rechaçando o engodo e a mentira. 

INDECISÃO NO PMDB
O PMDB de São Luís ainda não sabe se “vai de Fábio Câmara, Andréia Murad ou Paulinha Lobão” para a disputa pela Prefeitura. Já o prefeito Edvaldo Holanda Jr fez festa na última sexta-feira (16) para lançar a sua pré-candidatura à reeleição com o apoio de 14 partidos políticos. A deputada federal Eliziane Gama (PPS) busca o apoio do PSDB para deslanchar a sua candidatura. O partido Rede Sustentabilidade de Marina Silva deve apoiá-la. O número de partidos é importante para mostrar força de qualquer candidato, mas, antes de tudo, é preciso combinar com a população. 

PROPAGANDA
O prefeito de São Luís intensificou, nos últimos dias, a propaganda das obras que vem realizando na capital. A TV Mirante, dos Sarney leva a maior fatia da verba publicitária. Enquanto isso Edvaldo propõe um reajuste de 2% ao funcionalismo, menos, portanto de 1/3 da inflação do período. A proposta está sendo vista como verdadeiro deboche. 

AMEAÇA DE GREVES
Polícia Civil, agentes penitenciários, CAEMA e outros setores da administração estadual ameaçam entrar em greve a partir desta semana. Servidores municipais, também, discutem o assunto, inclusive professores. 

SARNEY FILHO NA “MIRA”
O deputado Sarney Filho, citado pelo delator Sergio Machado como beneficiário de propina, por recomendação do pai, ex-senador José Sarney, está na “mira” do presidente Michel Temer e poderá ser o próximo ministro a cair fora do governo interino. 

FESTA NO PT
As deleções envolvendo próceres do PMDB e PSDB, principalmente, satisfazem completamente os petistas porque agora eles (do PT) não estão mais sozinhos patinando na lama da corrupção, como se isso fosse suficiente para isentá-los dos crimes que cometeram.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected