CAVALOS OBEDIENTES

Lembro-me do meu tempo de criança, morando com meus pais e irmãos, em Olinda dos Aranhas – São João Batista, dentre outras coisas maravilhosas que, quando uma égua paria um potro bonito e saudável logo era requisitado por mim para torná-lo um cavalo machador, muito valorizado naquela época. A primeira etapa era amansá-lo, fazê-lo aceitar a sela, levá-lo ao lago – cair na água melhor que no solo. Depois dessa etapa colocavam-se os pesos nos tornozelos das pernas traseiras do animal para ele aprender a marchar, e ele aprendia e se tornava um cavalo cobiçado por todos e o seu valor correspondia ao dobro de um galopeador.
Nos políticos corruptos ao invés dos pesos a Justiça ao condená-los com prisão domiciliar determina o uso de tornoseleira eletrônica, para monitorar os passos deles. Ao contrário dos cavalos. Porém, eles não aprendem e nem obedecem às determinações da Justiça e continuam praticando erros. Erros que, aliás, vitimam a sociedade porque culmina com a subtração, em favor deles do dinheiro que deveria ser aplicado em obras sociais e estruturais em benefício de todos.
Por mais que a Força Tarefa da Lava Jato se esforce, fiscalize, investigue e prenda e/ou denuncie os malfeitores da população, mais eles agem em desobediência ao regramento institucional definido pela Constituição Federal e demais Leis em vigor no país. E para dar prosseguimento aos crimes praticados por esses corruptos, agora aparecem filhos e enteados deles praticando os mesmos delitos.    
Ao reprovar esse comportamento dos “malfeitores” do país, resta-nos louvar a inteligência e a obediência dos cavalos que hoje, em grande parte das fazendas, os vaqueiros os substituíram por motocicletas para realizarem o seu trabalho. Que os políticos corruptos aprendam a marchar rumo à eficiência, à ética e à honestidade!...

FISCALIZAÇÃO
Por determinação do prefeito João Dominici e da secretária de Educação Ana Lúcia Moreno, uma equipe de nutricionista, comandada pelo nutricionista Danilo Martins, fiscalizou, na semana passada, várias escolas do município de São João Batista para averiguar se a merenda escolar estava atendendo as necessidades dos estudantes. Noventa por cento (90%) dos alunos entrevistados aprovaram a forma de preparo e o sabor da merenda servida a eles.
Os nutricionistas acompanharam o preparo da alimentação, degustaram e aprovaram, assim como os beneficiários, a comida servida. A orientação do prefeito João Dominici é para que essa fiscalização seja feita com freqüência em todas as escolas do município e que possíveis reclamações sejam apuradas e imediatamente atendidas.

TUDO TRANQUILO
Depois do Sindicato de São João Batista anunciar a greve dos professores, por cinco dias  reivindicando melhoria de trabalho e a contratação de vigias nas escolas, o secretário de Articulação Política e Comunicação, Eduardo Dominici reuniu com a categoria e mostrou as providências que estão sendo tomadas nesses setores. A categoria entendeu e decidiu esperar a solução dos problemas apontados.
Apesar de uma pequena facção oposicionista tentar atrapalhar a administração de João Dominici a população, em sua maioria entende as dificuldades encontradas pela atual gestão na Prefeitura que ele recebeu há apenas nove (09) meses, com o hospital fechado por falta de pagamento dos médicos e demais servidores; documentação inexistente, dívidas de energia elétrica, gasolina, e com parte dos servidores contratados ilegalmente, cobrando; ônibus escolares quebrados, ambulâncias sem pneus e algumas sem motor, dentre outras coisas. “Estamos, com muito trabalho e determinação, colocando a administração nos trilhos” – garante o prefeito.

CONFLITO
O Supremo Tribunal Federal decidiu afastar do mandato o senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas o Senado Federal estuda a possibilidade de tornar sem efeito essa decisão da Justiça. Ora, cumpre ao Congresso Nacional (Câmara e Senado) elaborar e aprovar Leis. Ao Poder Judiciário, aplicar as leis. O fato dá margem a um conflito entre os poderes e poderá desaguar numa grande crise institucional. Nesta semana, possivelmente na terça-feira (3) o Senado decidirá o que fazer. Por outro lado há um recurso a ser apreciado e votado pelo plenário do STF, contra a decisão que foi aprovada pela 1ª Turma do Supremo.
A oposição declarou que vai ingressar na Comissão de Ética do Senado pedindo a cassação de Aécio Neves. A comissão é presidida pelo senador João Alberto (PMDB-MA), que determinou o arquivamento de proposta igual, quando há cerca de três meses, o representante mineiro enfrentou querela sobre os mesmos motivos: envolvimento em atos ilícitos.      

É HOJE!
O churrasco promovido pelo Lions Clube de Santa Inês acontece hoje naquela cidade, a partir da 12 horas. O advogado José de Fátima Feitosa viajou ontem à Santa Inês para participar, juntamente com a família dessa grande festa que tem à frente o presidente da instituição José Vieira de Araujo que anuncia várias atrações para este dia festivo.

HILDO BOGÉA
O leitor assíduo desta coluna e do JP, Hildon Bogéa aniversariou no último dia 24 de setembro e recebe o nosso abraço especial. Hildon é enfermeiro e presta seus serviços em benefício da população de Santa Inês no Centro de Saúde da cidade, onde é bastante solicitado pelos carentes de saúde e assistência. O amigo Odilo do “Comercial Almeida” e o Dr. Feitosa, também homenageiam, através da coluna, o ilustre aniversariante. Parabéns!

MORRE MATIAS BARROS

Faleceu agora no começo da noite em São Luís o senhor Matias Barros aos 91 anos de idade. Um dos mais antigos comerciantes de São João Batista, Matias estava internado em São Luís onde era acompanhado por médicos e familiares. Sempre com boa saúde, o velho Matica, como era carinhosamente chamado apresentou nos últimos dias um leve cansaço, certamente provocado pelo já fraco coração.
Hospitalizado e sob cuidados médicos, o coração do velho comerciante, que era estimado por muitos, não resistiu e ele veio a falecer. O corpo seguirá para São João Batista, onde residia, e onde passou toda a sua vida.
Matias era um dos moradores mais antigos de nossa cidade. Sempre trabalhando no comércio, foi dono de Mercearia e loja de tecidos. Trabalhou também no ramo de panificação por muitos anos. Fora lá, na sua padaria, por muitos anos, vendido o “refresco de coco” mais gostoso que se tinha em nossa cidade. Mesmo já aposentado, nunca deixou de ter o seu comércio.
Ainda que lhe pesasse a idade, era sempre figura marcante nos eventos da sociedade joanina, quando era levado por seus filhos, genros ou netos. Costumava celebrar a vida com seus amigos. Sempre comemorava religiosamente o seu aniversário todos os anos. Fazia questão disso.
Era alegre e carregava consigo a vaidade masculina, o que lhe era marca característica, pois apesar da idade, gostava de estar sempre bem vestido, bem penteado e perfumado. Era um verdadeiro cavalheiro.
A cidade de São João Batista fica triste com certeza com a partida de um dos homens que ajudaram a construir a nossa história.
A todos os familiares do agora saudoso Matias Barros o nosso sincero pesar.

            


Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected