Coronavírus: perigoso e perverso



Quando se fala em coronavírus, que causa a doença covid-19, responsável pela morte de milhares de pessoas, sente-se medo e revolta. As palavras isolamento, distanciamento social entre pessoas, máscaras e álcool em gel são as mais pronunciadas nos últimos dias em todo o mundo. Recuso-me ouvi-las.

Soma-se a essa desgraça a fome, o desemprego, a proibição do ir e vir da população, isto é, a falta de liberdade até para buscar o pão de cada dia. A humanidade, à exceção dos privilegiados que por sinal representam minoria, está morrendo mais rapidamente porque está desnutrida, vulnerável a qualquer doença.

O vírus ataca qualquer um, é fato, mas aqueles bem alimentados, com imunidade alta, que se alimentam adequadamente geralmente sobrevivem. É o retrato em preto e branco da realidade mundial. E o Brasil é um dos países mais afetados por dois vírus também mortais: o da miséria e o da corrupção.

Os últimos números, ao meu alcance no momento que escrevo estes comentários, mostram que no mundo já são contabilizados mais de 3,2 milhões de contaminados com o novo coronavírus e cerca de 280 mil mortos, além de aproximadamente um milhão de recuperados.

Nos Estados Unidos são registrados mais de 1,1 milhão de infectados e no Brasil já atingimos quase 100 mil e mais de seis mil mortes. O Maranhão registra 3.500 casos confirmados e mais de 200 mortes, um dos primeiros estados a apresentarem maior velocidade no tocante à contaminação de pessoas e a capital São Luís lidera em número de casos confirmados. 

Essa doença maldita serviu por outro lado para mostrar a deficiência do nosso setor de saúde e a irresponsabilidade de governos corruptos responsável por esse caos, que sempre usaram dinheiro público para se beneficiarem pessoalmente em detrimento das reais necessidades da população. 
Agora o governo federal gasta bilhões de reais para oferecer condições aos estados para reorganizarem o setor e proporcionarem melhor assistência aos pacientes. Tudo feito no sufoco. E é lamentável que alguns governadores “torrem” parte desse dinheiro público com propaganda política.

Vamos cumprir todas as orientações e determinações das autoridades sanitárias e nos livrar desse novo coronavírus que assola o mundo inteiro, em alguns países ou continentes com mais intensidade e rezar para que tudo isso passe rápido.

A desobediência de pelo menos metade da população com relação às recomendações das autoridades da Saúde levou o juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, a sentenciar medidas mais radicais nesse sentido, determinando o lockdown no Maranhão suscitando um Decreto governamental a ser editado com validade a partir da próxima terça-feira, 4 de maio. 

Juntemo-nos, pois, nesse esforço de não poder abraçar e beijar os filhos, os netos, bisnetos, esposa, sobrinhos, irmãos; de não reunir com os amigos nas churrascarias e nos bares da cidade, tudo por conta do medo do tal “corona”...  
É revoltante!!!
Mas necessário!!!

---------------------------
Link do portal oficial no Maranhão, em tempo real, com os dados da Covid-19 no estado: http://www.saude.ma.gov.br/painel-atualizado-covid-19/


Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected