O Vice de São João, nem a Estrela Dalva sabe!



Por Hélcio Silva

(05 / 08 / 2020)


Nada a explicar, cientificamente, se o brilho vem de Vênus ou de seus longos canais sinuosos... Mas,... há um brilho no céu, em todas as manhã, que o vejo do quintal daqui de casa, às cinco da madruga, quando acordo...

Os mais antigos dizem que é a Estrela Dalva! Hoje, a vi da janela...

Parei e olhei firme, em direção àquele brilho... Perguntei então: o que é vice...

- Vixe, eu não sei – respondeu o brilho (Estrela Dalva ou Vênus!)...

Se a estrela não sabe, como vou saber?

Sei apenas que a escolha de vice é a coisa mais complicada dentro de uma eleição: geralmente complicada, na escolha inicial ou no fim do percurso – às vezes, na metade, já cria caso!...

Toda escolha de vice tem ciumeira!

Ontem, conversei com um amigo da baixada..., de lá de São João... e perguntei se lá em sua cidade algum candidato já havia escolhido seu vice... e ele respondeu:

- Hélcio, isso obedece uma longa negociação – é complicado...

E eu fico a pensar... *vice é uma palavra complica mesmo, sempre animada por duas vontades: uma para ser escolhido (a) e a outra para assumir o lugar do titular*.  

É uma palavra tão complicada que na origem já é um substantivo de dois gêneros...

No Município de São João Batista, onde tenho muitos amigos, vejo quase uma dezena de candidatos a prefeito. Porém, nenhum escolheu seu vice!

O João, que é o prefeito candidato à reeleição, precisa pedir ajuda de Deus e inspiração da Estrela Dalva para não errar.

O político sempre acha que não erra duas vezes...

Mas, quem será o vice ou a vice do João?

E o vice do Tonho? Do Carlos Figueiredo? Da Mayara?...

Ah!... Eu tenho uma pista de quem será o vice (ou a vice) do Mecinho...

Digo ou não digo?

Pode ser a Cláudia...

Tem rumo...

No entanto... nos entretantos da vida, a escolha do vice (ou da vice) do João vai ser a mais demorada: vai ser uma peneira daquelas, sem furo na palha..., sem goteira no teto..., para segurar chuvas e fortes temporais... O nome a ser escolhido, será bem pensado!

Dizem que o Tonho quer um nome que tenha poder de votos: tá certo...

E o vice do Carlos, pode ser uma grande surpresa!

Vou ficando por aqui...

Bom Dia meus amigos e minhas amigas...

Até mais ver!

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected