ATUALIZADA: Família Serra repudia mudança de nome de escola no povoado Santana por iniciativa de vereador de São João Batista


 **Atualizada às 20h47**

 

Agora há pouco o Blog foi informado pela família Serra de que o vereador já fez o pedido de revogação do projeto de lei que mudaria nome de escola. Portanto, o nome Grupo Escolar Cândido Rosa Serra deve voltar ao prédio escolar do povoado Santana.

O Blog parabeniza o vereador pela atitude de reconhecimento e correção ao equívoco.

Entenda o caso

Para satisfazer aliado político, vereador de São João Batista atende pedido para apresentar projeto de mudança de nome de escola tradicional, sem sequer consultar a comunidade e familiares do antigo homenageado. Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara. Família Serra repudiou a atitude do vereador.

Em sessão da Câmara, realizada no dia 9 de junho, os vereadores aprovaram vários projetos para a cidade, dentre eles mudanças de nomes de ruas e escolas. Mas um deles chamou a atenção na sua aprovação, a absurda mudança do nome da escola, de Grupo Escolar Cândido Rosa Serra para Grupo Escolar Raimunda Mota Alves que fica no povoado Santana.

Tudo isso ocorreu após um vereador (que equivocadamente e sem critérios) apresentar e aprovar projeto sem nem consultar a família de Cândido Rosa Serra (homenageado que deu origem à escola) e muito menos a comunidade de Santana foi consultada em relação a essa mudança repentina. Com isso desagradou a família Serra e parte dos moradores, já que a escola Cândido Rosa Serra levava esse nome há mais de 50 anos.

Em repúdio, a família Serra deixa claro que a atitude do vereador foi precipitada, equivocada e que pela sua proximidade com a família Serra poderia tê-la consultada antes de levar o projeto a Plenário. Ela também pede que o vereador suspenda a aprovação e retorne o nome originário ao prédio escolar.

Vale ressaltar que a atual homenageada foi uma grande professora e merece ser homenageada em um outro benefício que a Prefeitura venha a realizar na comunidade de Santana.

Sabe-se também que o Executivo não interfere nesses projetos aprovados pela maioria absoluta do Legislativo. Inclusive o projeto nem chegou a ser sancionado pelo prefeito, mas no prédio da escola já foi grafado o nome do novo homenageado.

Com isso surge manifestações contrárias ao novo nome da escola do povoado Santana, inclusive sendo levado ao conhecimento do Ministério Público para que tome uma providência para suspender tal processo antes mesmo de sua reinauguração, marcada para o próximo dia 5 de agosto.

Criação da escola

A escola surgiu depois de doação de terreno por parte da família Serra, que foi instalada para suprir a necessidade da comunidade.

Segundo a família Serra, à época o ex-prefeito Chiquitinho Figueiredo ordenou que se fizesse uma ampla pesquisa na comunidade em busca de nomes de pessoas que tiveram boa índole e idônea e que pudessem receber tal homenagem, no qual foi escolhido o morador Cândido Rosa Serra.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected