A esquadrilha e as quadrilhas

Durante a semana passada tivemos a oportunidade de assistir as manobras dos políticos brasileiros para driblarem a Justiça e a opinião pública e se darem bem com o dinheiro do erário. Para brilhar os nossos olhos, os pilotos da esquadrilha da fumaça fizeram “miséria” nos céus maranhenses, mostrando técnica e competência. Os políticos, ávidos por dinheiro, demonstram pouca habilidade e se deixam filmar, mostrando à opinião pública e às autoridades suas atitudes nocivas e cínicas contra os interesses do nosso país. Aí estão os resultados das pesquisas, provando a péssima situação em que vive a maioria dos brasileiros. Não se pode atribuir toda a responsabilidade dessa realidade ao presidente Lula. A cultura do povo brasileiro indica uma tendência forte e abominável para a corrupção. A classe política, mais exposta e em virtude da prática habitual de burlar, fraudar e desviar, conforme o noticiário da imprensa nacional serve de vitrine para essa vergonhosa constatação.

Em outros setores, a atividade criminosa funciona discretamente. Nem por isso deixa de ser grave. Exige apuração mais profunda. A situação atual, sob todos os aspectos, é preocupante. As polícias, por mais competentes que sejam, não conseguem impedir a ação cada vez mais audaciosa dos assaltantes, arrombadores, seqüestradores, traficantes e outros facínoras que atormentam diariamente a vida da população inquieta e insegura. Cresce a criminalidade no Brasil. Este é o fato. Os políticos (há exceções) dão o maior exemplo de irresponsabilidade e ganância, lamentavelmente.

Luiz Inácio Lula da Silva, antes de ser presidente da República, exigia a apuração de toda e qualquer denúncia, principalmente quando o governo era o acusado. Hoje, luta contra a constituição de uma Comissão de Inquérito no Congresso. Usa o poder para impedir o esclarecimento do rombo nos Correios e, consequentemente, para proteger um aliado. O que pensar de um presidente que combateu o arbítrio e a corrupção e que hoje usa o mesmo método que combatia e que foi objeto de denúncia do seu partido, o PT, para acobertar a corrupção que grassa no país?

Os homens de vergonha que integram a classe política andam cabisbaixo. Nunca houve tanto progresso quanto agora dos atos vergonhosos de corrupção neste país. É fruto da impunidade. A proteção aos culpados, por parte do presidente Lula, no caso específico dos Correios, envolvendo o deputado e presidente do PTB, é uma demonstração de que prevalece a premissa: “meus amigos não têm defeitos assim como meus inimigos não têm virtudes”. O princípio do autoritarismo e da insensatez condenável, principalmente quando se trata de um presidente como o ex-operário da verdade, da democracia e da justiça.

Olhar para o alto, com auto-estima e sem medo de ser brasileiro, resta-nos a oportunidade que se nos oferece a Esquadrilha da Fumaça com suas manobras arriscadas e demonstração de confiança e controle no comando da máquina que dirige. Controle e confiança que talvez falte ao presidente, muito mais preocupado com a sua reeleição do que com a responsabilidade de governar um Brasil tão bonito e tão moralmente abalado, diante dos fatos ocorridos nos últimos tempos.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected