Esquenta a sucessão na Assembléia Legislativa

Já não parece tão fácil a reeleição do deputado João Evangelista para a Presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão. Mas ele ainda é o favorito, segundo opiniões de observadores atentos e de vários deputados que compõem a futura legislatura, com direito a voto. O chamado G-8 que teria o apoio dos oposicionistas, não consegue mais adesões e, portanto, permite que a maioria dos parlamentares continue com Evangelista, o favorito.

A declaração do deputado federal Pedro Fernandes, favorável à reeleição de João Evangelista, em função do bom trabalho que desenvolveu no seu primeiro mandato à frente da Casa, e o interesse do ex e do atual governadores nesse episódio, leva a opinião pública assimilar a vitória do atual presidente. Antes que alguém venha a questionar essa observação cabe-me esclarecer que eles não votam, mas tem amigos que certamente seguirão os seus conselhos.

Todo mundo sabe que a disputa é salutar e fortalece a democracia. Mas, neste momento em que se inicia uma nova fase administrativa no estado, o consenso e a harmonia são necessários e exigidos dos homens públicos que devem zelar, antes de tudo, pelos interesses da população. E é com esse pensamento que o presidente propõe um debate público entre os candidatos. Esse é, no momento, o assunto que mexe com a sociedade, preocupada com os rumos a serem dados ao Maranhão, que inclui, obviamente, o alinhamento e confiança recíproca entre a direção da AL e o executivo.

Todos aqueles que acompanham de perto o desempenho do poder legislativo sabem que na atual gestão do presidente João Evangelista houve conquistas importantes dentre elas a valorização dos servidores, execução de programas sociais e melhoria na estrutura física na sede do poder.

O bom relacionamento entre os poderes fortalece a independência e estabelece nível adequado de respeito mútuo, além de proporcionar tranqüilidade no encaminhamento das questões de interesse do estado e da população. O debate público entre os candidatos proposto pelo presidente da Assembléia demonstra o respeito que ele nutre pelos concorrentes e, sobretudo, pela população maranhense que acompanha com grande interesse o resultado dessa eleição.

DECLARAÇÕES IPORTANTES

A partir deste domingo vamos destacar declarações ou afirmações feitas durante a semana por autoridades, sindicalistas, e pessoas das comunidades que repercutiram.

1 - ? Quem José Sarney pensa que é para taxar meu governo de corrupto? Logo ele que teve a honestidade do seu mandato presidencial contestada pela CNBB em carta pública dos bispos brasileiros e pela CPI da Corrupção do Governo Sarney?. (Do artigo de José Reinaldo Tavares publicado no JP do dia 07/01/2007).

2 - ? Estamos no limiar de um Maranhão diferente. O futuro nos acena para novos rumos de reconstrução de um outro Estado. A Emap terá papel relevante neste projeto, abrindo o Porto para o embarque do progresso?. (João Castelo no discurso de posse como diretor-presidente da Emap, no último dia 8 de janeiro).

3 - ?Confio no trabalho do novo presidente da Emap João Castelo e sei que ele fará do porto um instrumento que vai ajudar a diminuir as carências da nossa população?. (Do governador Jackson Lago na posse de Castelo).

4 - ? Não decepcionarei os senhores, continuarei um juiz crítico, próximo do povo e comprometido com a lei?. (Do discurso de posse, como desembargador ? Marcelo Carvalho dia 10 de janeiro/2007)

5 - ? Chegar ao Tribunal de Justiça é um sonho de todo magistrado de carreira. Aqui pretendo contribuir para que frutifiquem novos mecanismos de agilização da prestação jurisdicional?. (Do novo desembargador José Joaquim Figueiredo do Anjos, na posse)

6 - ?A caminhada não foi fácil, mas venci com o amparo da família. Procurei desenvolver o meu trabalho sempre apoiado no Direito e tomando as decisões seguindo convicções e nunca conveniências?. (Da desembargadora Raimunda Bezerra no discurso de posse).

7 - ? Com esta sessão de investidura dos três novos desembargadores, o TJ ganha um reforço incomensurável e a sociedade passa a ter uma Justiça de segundo grau bem melhor estruturada e equânime?. (Do presidente do TJ Galba Maranhão na solenidade de posse dos desembargadores).

8 - ? Pretensão política eu não tenho, nunca tive, mas nada impede que eu continue dando minha contribuição para o desenvolvimento do Estado?. (da ex-primeira dama Alexandra Tavares ? JP de 11/01/07).

9 - ? Como é que uma política poderá ser refeita, se o governo revogou a que já existia sem ter discutido antes com a gente?? (Do presidente Odair José ? do Sindicato dos Professores do Estado).

10- No assunto -? Não desejamos ver mais uma vez os estudantes serem prejudicados. E os professores terão os seus direitos garantidos?. (Do secretário de Educação Lourenço Vieira da Silva sobre a anunciada greve da categoria).

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected