Luz para todos ou safadeza geral?

Não é nem será a primeira vez que trato deste assunto, denunciando irregularidades na execução do Programa Luz Para Todos no Maranhão. Sobre um comentário que publiquei neste espaço, citando casos reais de promiscuidades envolvendo várias comunidades de São João Batista recebi mensagem de agradecimento por parte da ex-secretária de Energia do Estado, que prometeu tomar as providências cabíveis. Nada aconteceu. Em “Ponta do Luti”, naquele município, o serviço foi dado como concluído, mas não passa de engodo.

Existe um comitê formado por representantes do governo do estado, Eletronorte e Cemar, esta última executora do PLPT no Maranhão e que efetua o pagamento às empresas contratadas para executarem os serviços, com os recursos que lhe são repassados pelo governo estadual correspondentes aos repasses recebidos do governo federal e a contra partida. Mas a pergunta que se faz é a seguinte: como e por que a Cemar paga os serviços de uma empresa sem antes, através de uma fiscalização, constatar que esses serviços foram realmente concluídos? De quem é a responsabilidade por esse tipo de safadeza registrada especialmente na região da Baixada?

A opinião pública, particularmente as comunidades enganadas precisam de explicações. O Comitê Gestor do PLPT, não pode desconhecer esse episódio e deixar tudo como está. O Ministério Público, não pode cruzar os braços. O secretário estadual de Energia, Ricardo Ferro precisa agir no sentido de inibir essa ação criminosa praticada contra a população pobre do interior que tem direito a esse benefício. Na campanha eleitoral, muitos candidatos utilizaram esse programa, mentindo para os eleitores, como instrumento para conquistar votos. Existe um que até recebeu o apelido de “deputado Luz Para Todos”.

É preciso investigar e responsabilizar os culpados pela má utilização do dinheiro público. A “Ponta do Luti” é apenas um exemplo. Mas várias localidades são vítimas dessa irresponsabilidade promovida pelos órgãos envolvidos nesse importante programa do governo federal que objetiva proporcionar às famílias pobres uma condição de vida mais digna.

Lamentavelmente, diante de fatos dessa natureza conclui-se que alguém está tirando proveitos em detrimento do legítimo direito dos que deveriam ser beneficiados com o PLPT.

PANFLETO
O meu amigo Hélcio Silva está valorizando mais da conta os “panfleteiros” de São João Batista. Hoje, em plena democracia os políticos e os cidadãos em geral têm o direito à crítica e de assumir as denúncias que acharem por bem fazê-las. Só na ditadura, quando a prática comum era a censura prévia, era conveniente utilizar-se desse artifício para manifestar o pensamento sobre erros ou conduta de administradores públicos. Na verdade o prefeito Eduardo Dominici está trabalhando muito pelo nosso município e isso incomoda os seus adversários, integrantes do grupo político do atraso que, também, ainda não se conformaram com a derrota sofrida em 2004. Passaram doze anos no poder e nada fizeram. Prefeririam que o nosso município continuasse sem obras e sem perspectiva de crescimento, mas sob o controle deles. Mas isso vai demorar muito para acontecer. Conformem-se!

DECLARAÇÕES IMPORTANTES
“O PRESIDENTE João Evangelista se credencia a exercer um novo mandato de presidente pelo trabalho que tem feito e quem ganha com isso também do Estado devido à boa atuação do Legislativo” (do deputado Stênio Resende, que juntamente com mais 25 deputados assinou declaração de apoio à reeleição de Evangelista)

“E com muita satisfação que vou votar em João Evangelista pelos trabalhos prestados e também em função da importância dele para o sucesso da Frente de Libertação” (do deputado Nonato Aragão).

“Ele desempenhou um papel muito importante em todo esse processo político que o Maranhão vem atravessando e eu acho que a posição do presidente da Assembléia é uma posição de destaque na construção dessa nova realidade política do nosso Estado (D governador Jackson Lago que acrescentou “ Torcer eu acho que posso, só não posso votar”. .

“No Maranhão, constitui um ineditismo a discussão da igualdade racial no âmbito estadual, o que demonstra a disposição do governo em implantar o Plano Estadual de Políticas de Igualdade Racial para a atuação ainda mais efetiva em todas as secretarias de Estado” (Do secretário João Francisco).

Queremos que os consórcios municipais sejam retomados com mais força para a promoção do desenvolvimento do Estado. “Queremos ver os municípios assumindo as ações e manutenções de estradas, queremos ver os consórcios intermunicipais de produção acontecerem”. (Do governador Jackson Lago durante a eleição da FAMEM que reelegeu Tema presidente por mais um mandato à frente da entidade).

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected