OLIGARQUIA: O prenúncio do fim

O movimento, o destemor e a manifestação pública de segmentos que formam opinião e indicam caminhos seguros, prenunciam o fim de uma Oligarquia cansada, ultrapassada e odienta; que impôs males ao Maranhão durante mais de quatro décadas provocando resultados negativos na sociedade, mas, proveitosos para esse grupo insaciável de poder e dinheiro, como insaciáveis são os abutres que sobrevoam lixões a céu aberto.

A classe política, as entidades democráticas, estudantes, professores, enfim, uma incalculável gama de lideranças comprometidas com os interesses maiores do Estado, abraçaram a causa maior: libertar o Maranhão agora, já! A representante do atraso apega-se ao presidente Lula em busca da salvação. Inútil. O PT maranhense não aceita esse apoio a Roseana. E, se o presidente ousar vir ao Maranhão poderá ser hostilizado, senão pelo PT, mas pelos militantes e simpatizantes de outros partidos identificados com a causa do povo e defensores da mudança em pura efervecência nestes dias que antecedem ao pleito eleitoral.

Cafeteira soube utilizar a boa imagem de Lula e se deu bem no primeiro turno. Mentiu, enganou, passou a idéia de defensor da Bolsa Família, insinuou que os seus adversários pretendiam acabar com esse programa - carro chefe da campanha do presidente - e... assim ganhou a senatória.

Roseana está usando as mesmas inverdades. Mas, como o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, dificilmente conseguirá ludibriar o eleitorado, muito mais atento e disposto, neste segundo turno a dar um basta nas pretensões do coronel Sarney e dos arrivistas que o rodeiam em continuar sendo dono do Estado.

Somam-se ao desejo de mudança o otimismo e o entusiasmo que contagiam a população. "Nela, não; mudança já"! - pregam os universitários sob a administração e o aplauso da sociedade. No interior é notório o interesse do povo por mais informações (verdadeiras) sobre a contenda eleitoral. A vantagem de Jackson Lago sobre a sua adversária na capital influencia e melhora a sua performance nos municípios, inclusive nos menores onde o poder de fogo dos Sarney era maior, por razão óbvia. Mas a dominação arbitrária está cedendo lugar à liberdade. O Maranhão merece!

Prefeitos e ex-prefeitos reagem à chantagem e ao oferecimento de benesses em troca de apoio à Roseana. Para o bem do Maranhão e dos maranhenses aderem à candidatura de Jackson Lago que representa todos os segmentos democráticos que, no primeiro turno, tinham outras opções: Vidigal e Aderson. Agora todos, unidos e com a mesma disposição e responsabilidade continuam com lúcido e oportuno propósito de ajudar a livrar o Maranhão da oligarquia Sarney, a única, embora esteja com os dias contados, que ainda resiste no Brasil.

Nem as pesquisas com dados manipulados, o apoio de Lula e as insinuações maldosas do Sistema Mirante de Comunicação - em tempos remotos considerado por Lula e Cafeteira como "sistema de mentiras" - vão reverter aquilo que a consciência popular se predispõe a escrever na nossa história; a mordicante oligarquia sucumbiu sob o entusiasmado aplauso do povo. E o barão de Cururupu vai cantar de galo em outros terreiros.

Não adianta mentir. Não adianta chorar. Não adianta tremer o bigode. Não adianta o apoio de Lula que nem vota aqui. Adianta, isto sim, é o apoio do PT do Maranhão a Jackson. O que adianta é a vitória da liberdade e a conseqüente derrota da oligarquia Sarney. O Maranhão clama por isso. O povo vai fazer isso. Abaixo a fraude, abaixo a corrupção. Abram-se as portas da senzala!

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected