Policiais voltam a invadir a Vila de Vinhais e ameaçar famílias descendentes de Tupinambás

Deputado Domingos Dutra avisa à Presidência da Câmara dos Deputados e responsabiliza governadora Roseana Sarney “pelo que vier ocorrer comigo e com as famílias que estão aqui”

Novo conflito foi instalado no início da tarde de hoje (25) na Vila de Vinhais Velho, a 6 Km de São Luís (MA), a mais antiga povoação da capital maranhense – que no mês de outubro vai completar 400 anos. Um batalhão com mais de 150 policiais invadiu a comunidade tradicional, ameaçando as famílias. 

É a segunda vez, nesta quinzena, que a PM invade a comunidade. Na sexta-feira passada (16), 20 viaturas, máquinas pesadas e 01 helicóptero, reforçados pelos policiais da Força Nacional de Segurança, a mando da governadora Roseana Sarney, tomou a vila de surpresa, levando os moradores a fazerem uma barreira humana para impedir a destruição do lugar.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA), que vem acompanhado o caso desde ao ano passado, e participando com outras lideranças e entidades dos movimentos sociais da luta de resistência da comunidade, chegou a enviar ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, denunciando “a utilização ilegal e indevida da Força Nacional pelo governo do Maranhão”.

Hoje, o deputado voltou a engrossar o paredão humano para impedir que os policiais destruíssem a vila, e enviou oficio ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e chegou a falar com primeira-vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), denunciando a ação da polícia, que segundo ele, descumpre uma decisão do Juiz da 8ª. Vara da Justiça Federal.  

No ofício, Domingos Dutra alerta que “o que ocorrer comigo e com as famílias que aqui estão será de responsabilidade única e exclusiva da governadora do Maranhão, Roseana Sarney”.
 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected