Prefeitura de São Luís iniciará obras de urbanização da área do Canal do Coroado

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) e do Instituto da Cidade (Incid), dará início, na próxima terça-feira (16), às 15h30, na área do Canal do Coroado, às obras de urbanização da Praça do Esporte e Cultura do Coroado. Os projetos executivos foram elaborados pelas equipes dos órgãos municipais. A obra será executada em oito meses e está orçada em R$ 3.881.492,53. O secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marco Aurélio Freitas, e de Projetos Especiais (Sempe), Francisco Barros, estarão presentes para explanar detalhes sobre a obra.



A Praça dos Esportes e da Cultura – PEC - é um equipamento público, estruturado em um programa idealizado através dos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego. O Termo de Compromisso entre a Prefeitura e o Governo Federal, através da Caixa Econômica, foi assinado em 28 de fevereiro de 2012.

Com o objetivo de integrar em um mesmo espaço atividades culturais, práticas esportivas e lazer, capacitação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, política de prevenção à violência e inclusão digital, a Praça do Coroado irá oferecer aos usuários equipamentos com multifunções, possibilitando várias ações setoriais em campos diferentes, de forma que irá possibilitar o desenvolvimento de atividades socioculturais dos moradores da comunidade e adjacências.

O projeto da praça prevê a implantação de um centro cultural, com um auditório/cine-teatro para 120 lugares; praça de eventos; salas de exposições; espaço para cursos e oficinas; Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); quadra poliesportiva coberta; pista de skate; play-ground; área para jogos de tabuleiro e pista para caminhadas. “Com o prolongamento do canal do Coroado e a urbanização da Praça do Esporte e da Cultura se resolverá o problema das inundações, além de possibilitar o desenvolvimento de atividades socioculturais dos moradores da comunidade e adjacências”, garante o técnico da Sempe, Pierre Januário.

Para a Praça do Coroado foi criada uma Unidade de Gerenciamento Local (UGL), que iniciou os trabalhos de mobilização social em torno dos projetos, com realização de reuniões com a comunidade do bairro do Coroado e adjacências, ainda em dezembro de 2011.

A UGL da Praça do Coroado coordenará o processo de mobilização social para a formação do Grupo Gestor da Praça, composto por representantes das secretarias municipais envolvidas e da comunidade.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected