Os testes com o Veículo Leve
sobre Trilhos (VLT), no primeiro trecho de 800 metros já finalizado, que vai do
Terminal de Integração da Praia Grande ao Mercado Peixe, durarão mais uma
semana. Técnicos da fábrica (Empresa Bom Sinal) estão em São Luís realizando os
testes com o veículo e dando treinamento de operação e manutenção.
“São testes de funcionamento
da parte operacional, portas, motor, painéis, sistema de ar-condicionado”, explicou
o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral
Marques.
Os testes estáticos e dinâmicos com
o VLT ocorrem no primeiro trecho de 800 metros da obra
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De acordo com ele, é
procedimento técnico que ocorram os testes estáticos (via permanente) e
dinâmicos (veículo), com passageiros e sem passageiros. “O VLT precisa circular
na via, também com passageiros, a fim de que se façam os alinhamentos
necessários e a soldagem dos trilhos”, assinalou José Arthur.
Os testes com o Veículo Leve
sobre Trilhos servem para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e
aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais.
Na operação, é checado o
funcionamento do sistema e analisadas todas as leituras obtidas durante o
trajeto, através de aferições de estabilidade do equipamento, testes de
aceleração e frenagem, os tempos de viagem, velocidade entre outras.
“Os testes de ajustes são
necessários e continuarão sendo realizados à proporção que os trechos forem
concluídos”, esclareceu Cabral.
A população tem acesso livre
para conhecer o VLT e participar dos testes em movimento. Um trabalho educativo
é realizado sobre o projeto de execução do Veículo Leve sobre Trilhos em São
Luís.
O VLT tem duas cabines
opostas, o que suprime a necessidade de manobra para poder mudar o sentido do
trajeto pelo fato de ter movimentação bidirecional. Além disso, o veículo
possui rapidez de resposta na hora da frenagem, bem como velocidade de resposta
de aceleração e estabilidade de velocidade. Os dois carros que formam o VLT, tem
capacidade para 358 pessoas. Cada carro tem 18 metros de
extensão, que formam o veículo de 36 metros, com seis portas, que abrem
simultaneamente.
A utilização de VLT tem se
tornado uma tendência mundial de revitalização urbanística e de transporte, sendo
este um sistema mais leve, menos poluidor e mais eficiente do que o transporte
rodoviário. Outras capitais como Fortaleza, Macéio, Recife e países como
Espanha, Holanda e França já adotaram o VLT como mecanismo de solução na oferta
de deslocamento de pessoas. É apontado por especialistas como uma das melhores
alternativas para se resolver o problema do trânsito nas grandes cidades.
Traçado
A obra de implantação do
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo executada pela Prefeitura de
São Luís, segue normalmente, dentro do cronograma, e de forma intensificada. O
secretário-adjunto da SMTT, Arthur Cabral, informou ainda que foi feito um
ajuste do traçado no trecho que abrange um posto de combustível, no Anel
Viário, na altura do bairro do Desterro. A montagem dos trilhos (grade
ferroviária), naquela área, está sendo realizada entre o posto e o Mercado do
Peixe.
“Verificamos que não será
necessário retirar o posto de combustível. Para tanto, as bombas e os tanques
do posto serão removidas para um local mais a frente. Sendo assim, o traçado
vai passar entre um espaço do posto e o Mercado do Peixe”, explicou José Arthur.
Cabral esclareceu também que,
entre o posto e a via permanente (grade ferroviária), será construída uma
parede corta-fogo (anteparo para evitar a propagação de fogo). “Não é
obrigatório, mas faremos por motivo maior de segurança”, frisou.
Capacidade
do VLT
O VLT é movido a biodiesel,
tanto o carro líder (motor de tração) quanto o carro reboque (gerador). Ele tem
uma velocidade média de 40 km/h (hoje a velocidade média operacional do
transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h) e é constituído de
ar-condicionado, cadeiras de fibra, GPS (avisa quando se aproxima a próxima
estação), espaço para idosos, grávidas, obesos e pessoas portadoras de
necessidades especiais. Entre as vantagens, estão a regularidade, pontualidade,
eficiência e menor tempo de espera. Até dezembro deste ano, será finalizado o
segmento que vai da Praia Grande ao Bairro de Fátima - de 5 km.
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