QUEM SERÁ MAIS DILMA EM 2014?




     Tudo indica que a oposição não apresentará candidato ao governo do Maranhão em 2014. O candidato da governadora Roseana Sarney, Luís Fernando, e o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, pertencem, em nível federal, ao grupo de apoio ao governo federal. Dilma Rousseff é candidata à reeleição e, logicamente, vai querer o apoio de ambos. O PSDB, o maior partido de oposição, tanto em nível federal quanto estadual, com a anunciada aposentadoria do prefeito João Castelo, não dispõe de outro nome para enfrentar, em condições de vencer, as duas candidaturas que aí estão.
       Luís Fernando com o apoio da governadora Roseana Sarney e seu grande grupo político enfrentará Flávio Dino que, considerando válido o prévio acordo com o prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior, poderá ter São Luís como principal colégio eleitoral, dependendo, naturalmente da popularidade do prefeito e da administração que estiver realizando, na época.
       O senador Edison Lobão, com o estado de saúde fragilizado, vai preferir cumprir o seu mandato de senador até 2018 ou continuar ministro para favorecer o filho, Edinho Lobão, que, nesse caso, permaneceria ocupando a cadeira dele no Senado Federal. No Palácio dos Leões, a cúpula do governo analisa e discute a postura política de Flávio Dino. “O comunista já se considera futuro governador do Maranhão” – alerta um alto auxiliar da governadora, em conversas reservadas sobre o trema.
        Hoje a governadora e a presidente estão de bem. Afagos para lá, afagos para cá, exibe-se à opinião pública uma parceria que, uma vez concretizada (ou continuada) será bom para todo mundo, já que prenunciam grandes e importantes investimentos no estado. Esse bom relacionamento entre as duas governantes não deixa de provocar ciúmes na cúpula comunista local que se opõe ao governo estadual, embora, como foi dito acima, em nível federal desfraldam a mesma bandeira, pertençam ao mesmo grupo político.
         O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vai disputar a Presidência da República tendo como candidato, provavelmente, o senador Aécio Neves, neto do saudoso presidente Tancredo Neves que faleceu antes de assumir o cargo, que acabou nas mãos de José Sarney no período de 1985 a 1989. O PSDB do Maranhão, portanto, terá em quem votar, para presidente, mas, para governador do estado, não, pelo menos por enquanto.         
       Anuncia-se uma grande disputa pelo apoio da presidente Dilma Rousseff entre os candidatos governistas Flávio Dino e Luís Fernando (se for ele o indicado de Roseana). Cada um deles, ao seu modo, vai dizer que apoia Dilma para presidente e que terá, desta, total solidariedade e apoio. Agora, saber quem, efetivamente, ela prefere, é difícil porque ela precisa dos dois em 2014.

 E ZÉ REINALDO?
       O ex-governador José Reinaldo defendeu a tese de que o PSB se aliasse na eleição passada, ao prefeito João Castelo, contrariando a facção comandada por Roberto Rocha, que, ao sentir sua candidatura fracassada, preferiu aliar-se e ser o vice na chapa de Edivaldo Holanda Júnior. Alijado do partido, Zé Reinaldo ainda não definiu qual será o seu destino em 2014. Com o grupo Sarney, pelo que se sabe, não há a mínima chance de uma reconciliação. Resta saber se com o PSB de Roberto Rocha há. No momento certo o ex-governador saberá tomar uma decisão. 

VIOLÊNCIA
        A violência motivada, em parte, pelo uso de drogas pesadas não se restringe a São Luís, No interior do estado a criminalidade aumenta a cada dia e a polícia é impotente para conter essa violência que aflige a todos. Em São João Batista são registrados assassinatos com frequência. A igreja católica, preocupada com esses acontecimentos lamentáveis, está se movimentando, elaborando abaixo-assinado para enviá-lo às autoridades policiais pedindo providências. Roubos, furtos e assaltos também preocupam as comunidades, onde o uso de drogas por adolescentes e jovens é praticado abertamente. O contingente policial é insuficiente para assistir a cidade e os povoados. 

GRANDE FESTA
         O prefeito eleito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, está programando uma grande festa de fim de ano no município. No dia 31 de dezembro a festa será animada por uma excelente Banda Musical, precedendo, assim, a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesse dia (1° de janeiro de 2013) os vereadores elegerão a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. As coligações que apoiaram Amarildo elegeram seis dos 11 vereadores, portanto têm toda a possibilidade de ganhar os principais cargos, como presidente, primeiro vice-presidente e 1º secretário.

AGIOTAGEM
       Finalmente serão divulgados os nomes dos prefeitos maranhenses comprometidos com a agiotagem. Sabe-se que seriam mais de 120 chefes de executivos municipais maranhenses envolvidos no caso. Até o momento, todos os prefeitos dos 217 municípios são vistos nas suas respectivas cidades como suspeitos. Para separar o joio do trigo, portanto, é necessário que as autoridades responsáveis pela apuração dos fatos, revelem os nomes dos verdadeiros implicados nesse escândalo.      

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected