CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE



A corrupção no Brasil é secular e cultural. Em todos os podres da República correm denúncias dessa prática nefasta para o país e sua população, benéfica, entre aspas, para os corruptos, que, quase sempre não são punidos e, quando o são estão a abeira da morte ou não dispõem de condições para quitarem suas dívidas. Assim todos perdem, eles usufruem. Os exemplos vêm de parlamentares, ministros, governadores e de gestores públicos de menor expressão.
Quem substitui ocupantes de cargos púbicos, especialmente no executivo, apresentam à opinião pública, as irregularidades, os rombos deixados pelo antecessor e, praticamente, não fazem nada. Aconteceu ontem e acontecerá sempre. Quem hoje denuncia amanhã será denunciado. A vida anda, os fatos são registrados e nada acontece. Os políticos beneficiados com o mensalão do PT foram denunciados, depois de quase uma década, julgados e condenados, mas, continuam em liberdade.
Senadores e deputados, com raras exceções, viajam com diárias e passagens pagas pelo erário para fazer política, dormir em motéis e o que, efetivamente, aconteceu contra eles? A denúncia feita via jornais e revistas, depois de algum tempo serve de gozação entre eles mesmos; afeta a reputação, mas não os coloca na cadeia, nunca.
A maioria dos governadores eleitos em 2010 responde a processos no Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder político e econômico. Pela gravidade das acusações que pesam contra eles, segundo os seus acusadores, poderiam ser cassados. Mas quem acredita, verdadeiramente nessa possibilidade. O procurador geral da República, cioso na acusação aos “mensaleiros” estaria com o processo de Roseana sob sete chaves. O que fazer?
Todos os registros de corrupção são marcantes e revoltantes. Mas quem, dos políticos desta “Terra de Meu Deus”, analisando o passado e o presente de cada um deles, não sabe que “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”? Até os considerados honestos, com ou sem culpa, se envolveram em problemas, como foi o caso do saudoso Jackson Lago.
Portanto, os fatos atuais, envolvendo os prefeitos brasileiros que não se reelegeram ou não elegeram seus sucessores é mais uma ocorrência lamentável. As providências legais e cabíveis contra os malfeitores devem e precisam ser tomadas, mas, a administração não pode parar. Pelo contrário, tem de continuar e, para isso, os administradores devem mostrar competência e responsabilidade, cumprindo plenamente os compromissos assumidos com a sociedade. Como diria o comentarista esportivo Arnaldo Cesar Coelho, a “Regra é Clara”.

SÃO JOÃO BATISTA

As mudanças ocorridas no município nos primeiros dias da administração do prefeito Amarildo Pinheiro cujo slogan é “Compromisso e Responsabilidade”, são aprovadas pela população.
“Não obstante às dificuldades encontradas no processo de transição onde as informações repassadas pela administração anterior não evidenciou a real situação administrativa e financeira do município, a nova administração vem envidando esforços para manter a máquina funcionando com o objetivo de atender as necessidades essenciais e emergências”, afirma o chefe de gabinete Assis Araújo.
A coluna fez um breve levantamento das ações promovidas pela atual gestão nos diversos setores, onde mostra um grande diferencial em relação à administração anterior:
SAÚDE: mutirão de limpeza no hospital; médicos plantonistas e enfermeiros para atendimento permanente nas 24h diárias; reparos de emergências nas instalações do alojamento médico; humanização do atendimento; ultrassonografias e outros exames de média complexidade além de exames laboratoriais; retirada de animais das ruas; retorno das atividades do PSF, NASF, CAPS; atendimento normalizado da Farmácia Básica e dos Postos de Saúde.
LIMPEZA PÚBLICA: mutirão para higienização do matadouro municipal; acompanhamento permanente no abate de animais pela vigilância sanitária; mutirão para limpeza da cidade e todos os prédios públicos com dedetização inclusive o hospital municipal.
OBRAS: recuperação de barragens; aberturas de açude para armazenamento de água para animais nos povoados Capim Açu e Raposa; normalização do abastecimento de água no Bairro Paulo VI; ampliação da rede de distribuição de água no Povoado Santana com mais de 1 km de rede, atingindo os Povoados de Poleiro, Retiro e Lagoa; conserto das bombas de poços que estavam sem funcionamento em diversos povoados; limpeza da Praça de Eventos para a temporada carnavalesca com a retirada dos escombros do antigo palco que se encontrava deteriorado e abandonado pela administração anterior e reparos visando um melhor conforto para os foliões;
EDUCAÇÃO: recadastramento de funcionários efetivos; início de matrículas; processos licitatórios em andamento para compra de materiais para as escolas; até o iníicio das atividades escolares serão feitos em regime de emergência reparos das unidades escolares para receber os alunos e servidores com um maior conforto.
CULTURA, ESPORTE E LAZER: grito de carnaval com apresentação do Trio Maresia e o Bloco Arrastão Bão arrastando um grande número de foliões com aproximadamente 5.000 pessoas na avenida da cidade; organização do Carnaval 2013 com a confecção das alegorias sendo feitas no próprio município com artesãos locais e inicio da estrutura do corredor da folia para o Carnaval 2013; retomada das atividades esportivas: sendo sediado em nosso município a VIII Copa dos Campeões da Baixada levando ao Estádio Municipal aproximadamente 2.000 para assistir aos jogos da primeira rodada. Esse campeonato tradicional não acontecia a dois anos.
AGRICULTURA: entrega de sementes de arroz e milho através do Programa Viva Sementes, do Governo do Estado, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
ASSISTÊNCIA SOCIAL: reimplantação dos programas sociais Pro jovem Adolescente, Bolsa Família, PETI, CRAS e estruturação da nova sede visando um maior conforto no atendimento.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected