SOBRE A SUCESSÃO DE ROSEANA...

A governadora Roseana Sarney deixou para o mês que vem a decisão de se desincompatibilizar ou não do cargo para concorrer ao Senado Federal. Para tanto, falta apenas uma certeza: definir com os deputados (eleitores) o apoio è candidatura de Luís Fernando Silva na eleição indireta que deverá ocorrer para eleger o seu sucessor. Seria ingenuidade pensar em uma disputa entre os prováveis candidatos Luís Fernando, Arnaldo Melo, Max Barros... Todos eles do PMDB. Depois de confirmada a vitória do grupo sarneysista no PT maranhense que continua sob o comando de Raimundo Monteiro e a provável continuidade da aliança com o PMDB, falta para ela, agora, unir a sua bancada, na Assembléia Legislativa, para concretizar o objetivo, qual seja, colocar Luís Fernando no Palácio dos Leões.

Não se pode imaginar, também, que, com a maioria dos deputados sob controle ela parta para essa luta sem a certeza da vitória. Queremos dizer que apenas um nome do PMDB, entre os já citados, ou outro, como João Alberto, será candidato. Não haverá rompimento e quem aposta “nessa possibilidade” está redondamente fora da realidade. A oposição tem a simpatia popular no momento e as pesquisas mostram Flávio Dino (PC do B) e Eliziane Gama (PPS) à frente do candidato governista, mas isso não garante a vitória, pois a regra é que “a união faz a força” e, no caso em espécie a minoria política está dividida. 

Diz- se que no Maranhão, ganha eleição, o maior grupo e quem têm mais dinheiro. Levando-se em conta esses dois itens quem ganharia? O prefeito (de qualquer município) por pior que esteja perante o seu eleitorado garante no mínimo 30% dos votos. O governo controla pelo menos 180 dos 217 deles e ainda por cima tem a maioria dos vereadores ao seu dispor, dependendo dos “agrados”. Vendo por esse aspecto, duas candidaturas pelas oposições uma vez lançadas, leva a disputa para o segundo turno, sem dúvida. Pergunta-se: não seria melhor e mais coerente Flávio e Eliziane unirem as forças?

Não é nosso objetivo, com este comentário desestimular os oposicionistas, mas sim, mostrar a realidade e fazer mesmo apologia à união, caso contrário e dando certa a estratégia do governo, o panorama a eles favorável hoje, poderá se reverter e, mais uma vez, perderem a possibilidade de mudar a história do Maranhão. O que precisa ser visto com responsabilidade é o coletivo e não a vaidade e o individualismo. 

Sim, a democracia proporciona a qualquer cidadão ou cidadã o direito à pluralidade partidária, de opinião e de decisão, mas a união quando o objetivo é comum (mudança visando à transformação de uma realidade nefasta, para o bem da sociedade, diz-se não às divergências e sim à unificação das facções opostas, no caso, PCdoB e PPS. Governistas divergem, ameaçam, mas, na hora H estão juntos, no mesmo barco. Isso é histórico. 

DESMORALIZAÇÃO

Na semana passada, neste espaço eu comentei a proposta de Flávio Dino, em defesa do bom debate de propostas, abominando as agressões e o baixo nível na campanha que se avizinha. Lembramos também que, conhecendo o modo de agir do grupo Sarney, que ela chamaria Flávio Dino, líder nas pesquisas, para o confronto direto e que ele, Flávio teria que “entrar na fogueira.”

E isso aconteceu no mesmo dia (domingo) e no dia seguinte, quando, via jornal “O Estado do Maranhão”, de propriedade dos Sarney, foi publicado denúncia de irregularidades na gestão do comunista à frente da EMBRATUR. Verdadeira ou não tal denúncia, na verdade carente de informações “do contraditório” que deveriam ser levadas em consideração, não deixou de alcançar seu objetivo: colocar Flávio Dino no rol de administradores incorretos. Leviandade à parte fica no ar a idéia de que todos os políticos têm a sua parcela de envolvimento no “mal feito” neste país marcado pela corrupção devastadora. 

Não há como se livrar dessas investidas. Flávio precisa reagir. Em outras palavras: entrar na “fogueira”. É uma questão de ponto de vista.

CARNAVAL NO IATE

O prefeito Amarildo Pinheiro conseguiu o espaço do Iate Clube para a Primeira Dama do Município, Irê Pinheiro promover o Quarto Encontro de amigos de São João Batista. Como estamos no período do Carnaval, é oportuno que esse encontro que acontece hoje, a partir do meio dia no Iate Clube (Ponta da Areia) ser animado por uma banda carnavalesca. 

A festa promete e os Filhos e Amigos de São João Batista estão convidados para o evento onde deve predominar a máxima contida naquela música que diz “garrafa cheia eu não quero vê sobrar”...

TERCEIRA SECRETÁRIA

A terceira secretária de Saúde do município de São Luís, médica e vereadora Helena (PMDB) foi nomeada recentemente pelo prefeito Edvaldo Holanda Júnior. O objetivo principal da nova secretária, conforme declarou seria esvaziar os corredores dos “Socorrões I e II” que estavam, à época, superlotados de pacientes, por falta de leitos. 

A nova secretária, com a experiência adquirida em administrações anteriores, está conseguindo acertar no alvo. Para isso colocou pacientes menos graves nas Unidades Mistas que estavam praticamente desativadas, deixando nos Socorrrões apenas os que necessitam de maiores cuidados e assistência médica. Simples assim...

MENSALÃO

O Supremo Tribunal Federal adiou para esta semana o julgamento dos recursos que pedem a extinção da pena imposta a cinco condenados pelo crime de formação de quadrilha que uma vez acolhidos pelos ministros do STF reduziria em alguns anos a permanência deles na prisão, possibilitando que respondessem pelos crimes praticados em regime semi-aberto. Entre os cinco recorrentes estão José Dirceu e José Genoino, fundadores e ex-dirigentes do PT. 





Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected