Dia H do Homem mobiliza população da Liberdade

Mais de 400 atendimento foram realizados neste sábado da segunda edição do projeto Dia H da Saúde do Homem, realizada no bairro da Liberdade.

A ação foi promovida pela Fundação Josué Montello e teve como parceiras as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Universidade Federal do Maranhão e o Fórum de Religiões de Matriz Africanas. 




 O evento foi realizado na Unidade Integrada Estado do Pará, das 8h às 12h, e contou com a presença de cerca de 150 homens (entre adolescentes, adultos e idosos). Durante toda a manhã foram oferecidos serviços como aferição da pressão arterial; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis; palestras educativas sobre saúde do homem com temas como alimentação saudável, tabagismo, problemas cardiológicos e câncer de pênis. Ainda houve a distribuição de preservativos, kits de higienização bucal e kit para a higienização do pênis. Dentre os serviços mais procurados, o atendimento médico superou os demais números.

Para a coordenadora do Dia H, Gisele Padillha, o resultado da ação foi extremamente positiva devido à busca dos serviços por homens e, curiosamente, até por mulheres (que também foram atendidas). “Praticamente todos os homens que participaram da atividade foram atendidos em mais de um serviço. E isso é refletido em mais de 400 procedimentos realizados”, ressaltou. 







Para Francisco Alves da Costa (45) foi importante participar do evento pela facilidade de fazer os exames. “Eu ia passando em frente a escola e alguém me convidou. Entrei, fiz todos o exames disponíveis e sai feliz porque está tudo normal. Fazia muito tempo que eu não ia a um médico”, afirmou.

Além dos profissionais das duas secretarias de saúde, o evento contou também com o apoio de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal (UFMA) que se envolveram diretamente no atendimento e também proferiram as palestras educativas.

De acordo com a professora da UFMA, Nair Portela, que coordenou essas equipes, “a ações sociais permitem que a Universidade cumpra um dos seus principais papéis que é formar os profissionais e prestar um serviço de qualidade, garantindo a assistência necessária à população”, destacou.

A segunda edição do Dia H da Saúde do Homem foi coordenada pelo Núcleo de Projetos Sociais da Fundação Josué Montello que tem como consultora a professora Claudett Ribeiro. Para ela, “o evento grande importância por juntar entidades das esferas municipal, estadual, federal, terceiro setor e, principalmente, a comunidade em torno de uma ação de solidariedade de tamanho alcance”, enfatizou.

O evento contou ainda com a participação dos funcionários da Fundação que se dividiram na organização das atividades. Para o diretor-presidente da FJMontello, Nan Souza, “a ‘Josué Montello’, pela sua própria natureza de instituição filantrópica, tem um papel social muito forte, além de ter em cada um de seus colaboradores a dimensão da cidadania”, finalizou.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected