NOSSO PANTANAL




Lourival Pinheiro

A Baixada OcidentalMaranhense é uma das mais lindas regiões do nossoMaranhão. Esse imenso e estonteantepantanal que é o inícioda Amazônia com os seus vastos campos cobertos de flores coloridas flutuando sobre as águas, nos apresenta um enorme tapete de balcedos, aguapés e outras plantas aquáticas.Sobre essa aquarela aquática esvoaçam as mais belas e coloridas aves como as jaçanãs, os carões, os socós, marrecas, garças, paturis,guarás entre outros; e aí mesmo essas aves fazem a postura de seus ovos para uma novageração. Se você estiver dentro de uma canoa desatento, não percebe que está sobre uma imensidão de água e peixes.Apolicromia dessa aquarela atiçaria a curiosidade de qualquer gênio pictórico.

 A fartura de peixes é muito grande, mas com a seca essa fartura cai muito embora não acabe de vez; agora, o que Deus fez parao sustento do homem, este só consome; não dá mãozinha. Lamentável que esse rico pantanalnão tenha sido assistido por um governo interessado emfomentar essacadeia alimentar compouco investimento já que Deus deu os campos. Como potencialidade economicamente viável e promissora essa região despertou interesses antigos.

Quando o governador José Sarney assumiu o governo, mais ou menos em 1966, ele elaborou um projeto inteligente e avançado de agricultura pelo qual a Baixada Maranhensetornar-se-iao celeiro da América Latina; foi a coqueluche desse tempo. Se não me engano o Canadá iria financiar. Sóque o projeto não saiu do papel; do mesmo jeito estão querendoenganar a Baixada Maranhense com esses falados diquescomo fizeram com a Refinaria Premium.  Eu não sei se esses “diques” não são “diz que” um verbete do dicionário que significa falatório, boato e outras bobagens.

Já que as cidades da Baixada são rodeadas de campos, o povo secontentaria que o governo construísse dois ou trêsaçudes cavadosa máquinas em cada cidade. Íamos ter peixe até para exportar, mas os candidatos estão achando que o povo estádemente; um candidato andava dizendo que construiu praça em São Bento, onde aparece a Escola Técnica que é obra de Isaac Dias e Cid Carvalho; agora eu o desculpo porque ele retirou do ar essa propaganda da TV.  Eu fui a São Bento e a praça nova que eu vi fica  do lado da rodoviária nova, ambas construídas  na administração passada.

O candidato Flávio Dino disse que se ganhar a eleição, fará da Baixada Maranhense o celeiro do Maranhão, mas não disse como; só sei que é uma promessa alvissareira. O certo é que se ele ganhar a eleição e usar esse pantanal comoprojeto de piscicultura construindo grandes açudes, povoando-os com alevinos e com distribuição de ração, esse celeiro será um sucesso enorme e é muito fácil, porque as cidades são rodeadas de campos e o investimento é viável. Desses candidatos a governador que estãopostos aí, o único que falou em açudes na Baixada que vi foi o Lobão Filho que, se ganhar, é uma boa ideia!...Esperemos.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected