Turismo em Gramado

O prefeito de São João Batista, um dos municípios mais pobres do Maranhão reuniu uma comitiva de 21 amigos e parentes e, depois de passar as festas da virada do ano em Barreirinhas, seguiram com destino a Gramado, Rio Grande do Sul. Ninguém discute o direito do prefeito de gozar férias, nem tampouco o destino que ele escolheu para relaxar e descansar, se não fora os problemas que ele deixou para trás, como o pagamento de salários dos servidores atrasado (três meses), fornecedores em estado de desespero e o município completamente abandonado.

Para se ter um exemplo, Natal e Ano Novo a maioria das ruas da cidade estava às escuras. A iluminação pública tão cobrada pela população, nestes tempos de roubos e assaltos, não mereceu a atenção devida da Prefeitura. Nenhuma ornamentação foi feita e nenhuma comemoração, como aquela que foi promovida em 2012, antes mesmo de tomar posse em 1° de janeiro de 2013, quando esbanjava alegria pela vitória alcançada. 

Não pretendia escrever sobre a caótica e irresponsável administração, até porque fui assessor de imprensa até o mês de maio do ano passado. As reclamações dos funcionários e da sociedade, porém, me levaram a pedir demissão. Ao perceber que ele não mudaria de comportamento. Discutimos muito sobre isso. Na condição de repórter político e diante dos graves erros praticados pelo prefeito, não poderia me omitir. Erros ou falcatruas já denunciadas pelo Ministério Público e que estão sob a análise da Justiça.

Ao se afastar do município por mais de 15 (quinze) dias o prefeito teria, por força da Lei, de passar o comando ao vice-prefeito. Mas, ele não tem preocupação com a legalidade. Leva, a “toque de caixa”, sem nenhum escrúpulo uma administração sem transparência e sem preocupação com o que se considera correto e honesto. Faltam organização e ética no trato da coisa pública. O alto índice de rejeição do prefeito indica que, até agora, ele foi o pior comparado aos seus antecessores.

Em Gramado, importante e agradável ponto turístico do Brasil, o prefeito e seus convidados apreciam e se locupletam com a beleza, enquanto a população de São João Batista clama por melhores dias. A coluna deseja a todos a se manterem na Fé e na esperança de um futuro melhor e que o ano de 2016 lhes reserve felicidade e paz. 

MP ESTÁ ATENTO
O Ministério Público está atento e determinar aos prefeitos maranhenses a adoção de medidas visando à transparência na administração pública, fundamental para conter crimes de improbidade administrativa. Foi divulgado na semana passada que 180 (82%) dos prefeitos não fecharam suas contas referentes a 2015 e que cometeram irregularidades na aplicação das verbas públicas. Na avaliação de observadores atentos, a maioria desses gestores “enrolados” deverá ser afastada do cargo antes da conclusão do mandato, 31 de dezembro. 

CORRUPÇÃO NÃO PÁRA
Depois de o senador Edson Lobão ter sido envolvido, pela Justiça, como beneficiário do esquema de propinas nos negócios da Petrobras, agora é a vez do ex-candidato derrotado ao Governo do Maranhão, pelo PMDB em 2014, Edson Lobão Filho ser investigado pela Polícia Federal. Edinho Lobão teria sido beneficiado por empresa do grupo Bertin, nos negócios ilícitos com o PT. O empresário e ex-senador, naturalmente, o seu envolvimento no esquema.

PSDB COMEMORA
O PSDB maranhense comemorou a posse do vice-governador Carlos Brandão, com a ausência do titular Flávio Dino (PCdoB) que está gozando suas férias no exterior. É fato que Brandão não poderá alterar o cronograma de obras em andamento no Estado nem as recomendações do governador, quanto às ações políticas traçadas por ele e que estão sendo em prática desde o início da gestão. Tudo está e ficará sem mudanças profundas. De qualquer maneira os tucanos provam o sabor do poder no Maranhão. 

FIM DA NOVELA?
Depois de assinar o contrato de prestação de serviços, por parte do Bradesco que continua administrando à conta da Câmara a “novela”, tudo indica será encerrada amanhã, segunda-feira, quando o banco estaria preparado para conceder empréstimos consignados em folha aos servidores estáveis e aposentados daquele poder. Na última sexta-feira (08-01) informações extras- oficiais, nesse sentido, alegraram aos interessados nessas operações que pretendem sair dos juros exorbitantes do cheque especial e dos cartões de crédito. 

REGISTRO I
É com muita satisfação que registramos, aqui, a chegada ao nosso mundo de Laura que nasceu com muita saúde às 08h30 do último dia 04, no hospital Luiza Coelho, nesta capital. Filha da estudante de psicologia Bárbara Rios e do contador Alerson Ferreira, faz “babar” de alegria os avós Cesar Rios, (pai de Bárbara) e o vereador de Paço do Lumiar Jorge Maru (avô paterno). Parabéns da coluna à família.

REGISTRO II

Como acontece todo início de ano, comunicamos aos nossos prezados amigos e leitores que esta coluna entra em recesso e só voltará a circular no primeiro domingo da segunda quinzena de fevereiro. Espero continuar contando com o prestígio de todos vocês, agradecendo, sempre o apoio recebido. Informamos, por outro lado que o nosso blog continuará sendo atualizado, diariamente, nesse período.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected