TSE OFICIALIZA O PREVISÍVEL: ABSOLVE CHAPA DILMA/TEMER

O julgamento da chapa Dilma / Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que durou mais de 70 horas e foi encerrado na noite da última sexta-feira (9), obteve o resultado previsível, especulado pela imprensa e comentada nos bastidores da política em Brasília. Três ministros votaram pela cassação da chapa acusada de ter sido eleita em 2014, com dinheiro sujo da propina, via caixa dois. Outros três magistrados votaram pela absolvição dos acusados, permitindo que Dilma volte a se candidatar a qualquer cargo eletivo em 2018 e Michel Temer a continuar à frente do governo central.
Os ministros, com capacidade justificaram os seus votos, nos remetendo a idéia de que a interpretação de cada crime, de cada delito, a cargo da justiça pode tomar rumo inesperado e/ ou esperado, como foi este caso, dependendo da disposição e interesse do dono do voto. Ao presidente do colegiado, ministro Gilmar Mendes coube o voto de minerva favorável aos acusados.
Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) o “calvário de Temer não acabou” justificando que ele responde um processo no Supremo Tribunal Federal, pelos crimes de corrupção e obstrução da Justiça. Só que, para o presidente ser processado a Câmara dos Deputados teria que autorizar e para isso acontecer pelo menos 2/3 dos parlamentares, obrigatoriamente precisariam votar a favor. Os 2/3 quem têm é o governo e não a oposição, portanto, o presidente, como ele mesmo afirma ficará no Palácio do Planalto até o final de 2018.
É verdade que nesta segunda – feira (12) o PSDB vai se reunir para decidir se apeia ou se fica no governo. Também é previsível que os tucanos não baterão asas, e ao permanecerem apoiando Temer, praticamente sacramentam o apoio e a solidez do mandato do peemedebista à frente da administração federal.
Os deputados e senadores da oposição haverão de continuar fazendo barulho. Antes gritavam “fica Dilma”. Agora, “fora Temer.” O jargão é utilizado de acordo com o momento e com os interesses inconfessáveis de cada grupo político. O PT, segundo os delatores (quase todos), abarrotou cofres e baús com dinheiro de propina da Petrobrás, mas, para os petistas é tudo mentira. No momento, para eles réu é Temer. Os peemedebistas, lógico, contradizem os adversários e invertem os papéis. É assim que funciona!...

SEM DIFERENÇA
Não há diferença comportamental entre Lula, Dilma e Temer. Segundo o noticiário, denúncias de delatores e o que consta dos processos que tramitam na justiça contra eles, todos cometeram delitos graves. Mas o trio – como é normal em política – se confessa inocente e conta com defensores e acusadores na justiça e no parlamento, de tal modo que o povo fica confuso quanto à realidade dos fatos. Acredita-se que a Lava Jato cumpre o seu papel. O juiz Sérgio Moro já condenou e absolveu muitos envolvidos em crime de corrupção. Mas, a pergunta mais recorrente é sobre a prisão ou não do ex-presidente Lula um dos primeiros a ser denunciado e processado. Repete-se, então a pergunta: quando Lula será preso? Há quem responda de chofre: “nunca”! Será?

SÃO JOÃO BATISTA: 59 ANOS
O município de São João Batista completará no próximo dia 14 (quarta-feira), 59 (cinqüenta e nove anos de emancipação político – administrativa. Já passaram por lá cerca de dez prefeitos, alguns com mais de um mandato. O atual, à frente da administração há menos de cinco meses é o engenheiro João Dominici, que comandará as festividades alusivas ao importante dia, com Missa em Ação de Graça, inaugurações de obras e festa na praça. Estão previstos para esse dia a entrega à população de três poços artesianos, para atender a demanda de consumidores carentes do produto (água) e o asfaltamento de 10 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, em convênio com o governo do Estado. A atual administração, desde o início, tem enfrentado e vencido obstáculos burocráticos, mas, a partir de agora tudo leva a crer vai deslanchar, para felicidade da população e desespero de quem não quer o desenvolvimento do município.

FÓRUM DA BAIXADA
O Fórum da Baixada Maranhense, composto por pessoas oriundas da região se reúne periodicamente para debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável dos municípios. O projeto de diques e barragens que contemplaria a população continua parado. Apesar de ter sido bem recepcionado pelo governo estadual, não progride porque faltam verbas para executar a tão esperada obra, que segundo especialistas, seria de grande alcance social. O fórum, presidido pelo advogado e professor Flávio Braga continua lutando para que a concretização do grande feito não caia no esquecimento de mais um governo, pois o projeto assimilado durante a administração de Zé Reinaldo, continua no papel e já meio apagado pelo tempo... 

PACIENTES DO SUS SOFREM
Pacientes que dependem de atendimento de saúde na rede pública sofrem. As consultas são difíceis de fazer, os exames, idem. Quando o caso é de urgência, nos prontos socorros faltam médicos, medicamentos (inclusive os básicos como luvas e esparadrapo). O mais grave é que isso não ocorre apenas em São Luís. No interior a situação é igual o pior. “Das duas uma” – comenta um leitor – “ou demitiram médicos ou a população de enfermos aumentou muito.”
Na verdade o que se vê nas filas de marcação de consulta ou nos atendimento de urgência é de doer o coração. É desumano!

REFORMA ADMINISTRATIVA
O Projeto de Reforma Administrativa do Governo Federal, que tramita no Congresso Nacional deverá favorecer classes de servidores que já são privilegiadas. Enquanto as mais humildes vão continuar “comendo o pão que o diabo amassou”, recebendo salários miseráveis, que só possibilitam dura e amarga sobrevivência.      
   

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected