MUDAR É PRECISO (?)



Na literatura política existe a premissa de que “só os burros não mudam”. E com base nisso as mudanças de posição acontecem a cada troca de comando administrativo nos municípios, nos estados e no país. Por essa razão, quando o povo decide eleger um candidato de oposição, que geralmente tem quadros reduzidos, este é forçado a buscar reforços de governos anteriores, como aconteceu com Jackson Lago e o resultado disso todos conhece.
Flávio Dino (PCdoB) foi eleito em 2014 com o apoio da população, cansada do extenso período de mando da família Sarney. Começando pela Assembleia Legislativa pegou o então líder de Roseana e o colocou com o líder do seu governo na Casa. Muitas adesões foram recebidas e a sua ínfima minoria se transformou em robusta maioria o que lhe proporcionou tranquilidade e a certeza de que os seus projetos seriam todos aprovados, sem problema.
Outras adesões, fora do parlamento, também, foram aceitas o que lhe possibilitou contabilizar a seu favor lideranças políticas importantes. A última foi do ex-ministro e ex-deputado, presidente do PROS no Maranhão, Gastão Vieira, até então visto como tradicional correligionário e integrante confiável do grupo Sarney. Para quem militou nas hostes governistas durante décadas, um dia perder e ficar na Oposição não deve ser fácil, mesmo, diferentemente de quem sempre batalhou na oposição e, que, quando pensou ser governo, por não ser reconhecido, permanece na planície.
Existe muita gente nessa condição e que não dá o braço a torcer. Que não se oferece. Que não puxa saco. Que está satisfeito com a mudança que ajudou a fazer, mas que prefere a independência à subordinação. A liberdade aos conchavos, mesmo entendo ser difícil governar sem grupos representativos, autênticos ou não. Perde-se a autenticidade, jamais a eleição. Essa é a regra e quem não a segue, é burro! 
 
TUCANOS FORA DO NINHO
Considerando afirmações do prefeito de São Paulo, João Dória, o PSDB maranhense jamais deveria “se aliar” ao PCdoB, no Maranhão ou em qualquer lugar. São contraditórios os pensamentos, as posições e a filosofia partidária, segundo ele. Isso significa que os atuais tucanos maranhenses, em grande parte, vão ter de voar do ninho, se quiserem permanecer no governo comunista. O Partido da Social Democracia Brasileira, no Maranhão, passará a ser comandado pelo senador e pré-candidato ao Governo, Roberto Rocha, eleito senador em 2014, pelo PSB amparado por Flávio Dino com quem rompeu recentemente. 

COM ROSEANA
Uma vez confirmada a candidatura de Roseana ao Governo do Maranhão, pelo PMDB, somam-se a ela contra o atual mandatário, Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (Podemos). Poderão surgir outros nomes. A intenção é levar a eleição de 2018 para o segundo turno e derrotar Flávio que, no momento, segundo as pesquisas teria em torno de 60% dos votos. Na estratégia montada pelo cacique José Sarney, Ricardo Murad estaria fora e, se puder e quiser será candidato à Câmara Federal. Para tanto precisa se livrar dos processos que tramitam na Justiça contra ele.

ELE É O PRIMEIRO
Na Convenção do PTC de Edvaldo Holanda, pai (o filho prefeito é do PDT), ocorrida na última sexta-feira, o governador Flávio Dino não teve dúvidas em anunciar o deputado federal Weverton Rocha como o primeiro pré - candidato a senador na composição da sua chapa. Apesar de ter respondido processo por desvio de verbas das obras do Ginásio Costa Rodrigues (governo Jackson), Rocha vem se destacando na Câmara Federal como ferrenho adversário do impopular governo Temer. Já o ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares que acaba de trocar o PSB pelo DEM, pelo menos até agora está no esquecimento de Flávio. Tavares é pré-candidato ao Senado e deverá ser o segundo na composição da chapa majoritária de Dino. 

PARTIDOS SUJOS
O presidente do PDT, Calos Lupi responde a processos por corrupção no STF. O mesmo acontece com a presidente do PT, senadora Gleisi, do PMDB Romero Jucá, do PSDB, Aécio Neves, além dos dirigentes de vários outros partidos, entre os quais o PP e o PR. Salvam-se as mais novas legendas. É UMA VERGONHA! Mas, como diz o governador de São Paulo e futuro presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin o povo não vota em partidos, mas, sim em nomes. O dele está mais ou menos limpo.     

DEZEMBRO AZUL
A prefeitura de São João Batista, por determinação do prefeito João Dominici, está intensificando a campanha de prevenção contra o câncer, também, na zona rural do município. O povoado Olinda dos Aranhas recebeu a equipe médica da Secretaria de Saúde e dezenas de moradores com mais de 45 anos de idade se submeteram aos exames recomendados. A campanha “Dezembro Azul” vai continuar na sede e nos povoados. Conveniente é prevenir!...

“ECOS DA BAIXADA” EM SÃO JOÃO BATISTA
Aconteceu no dia de ontem, sábado, o lançamento do livro “Ecos da Baixada” na cidade de São João Batista. Lá estiveram os cronistas que integraram a publicação do primeiro livro lançado pelo selo FDBM, que pretende lançar outras obras que visem a divulgação de uma das regiões mais bonitas do estado. Após, esse lançamento, em São João Batista, outras cidades da Baixada também serão contempladas com o lançamento. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Superintendência Estadual de Articulação da Baixada e aconteceu na sede do Sindicato dos Professores. A comunidade joanina recebeu satisfatoriamente o evento literário.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected