SAUDADE, MUITA SAUDADE!




Tive a oportunidade de registrar nesta coluna, com tristeza, o falecimento de amigos como Othelino Filho, Rogério Dominici e outros, no final do ano passado. Neste segundo domingo de 2018, anuncio a morte da minha amiga e cunhada (funcionária aposentada da Assembléia Legislativa), ocorrido na manhã do último dia (03-01-18) Iracema Brito Gondim Lima, esposa do meu amigo, o administrador de empresas Francisco Lima. Filhos, irmãos, demais parentes e amigos, lamentaram por mais essa perda grande e valiosa que nos deixa saudade, muita saudade!
O padre Cesar, na solenidade religiosa que precedeu ao enterro referiu-se a Iracema como uma pessoa de Deus, praticante do bem com devoção e solidariedade e que, por essa razão, tinha o lugar reservado no Céu, por intercessão de Jesus Cristo. Comentou com convicção a bondade e a dedicação com que Iracema tratava as pessoas com as quais teve a oportunidade de conviver, depoimento este, ratificado pelo filho Pedro Ivo, pelo irmão Ítalo, pelo sobrinho Rômulo e por amigos e ex-colegas de trabalho dela.
Amizade, reconhecimento sinceros devem ser revelados, acompanhados de pedidos a Deus para que ela, a saudosa Iracema ocupe lá no Céu, destino final das boas almas, o lugar que merece, pelo trabalho exercido enquanto viveu, promovendo o amor, a paz e a solidariedade na humanidade, onde se revelam, lamentavelmente, pessoas distanciadas do bem comum, que, ao contrário primam pelo egotismo e em praticar atos impensados e perversos contra os seus semelhantes.
Não pelo simples fatos tratar-se de pessoas pelas quais tinha respeito e amizade, mas pelo que representaram em vida para a coletividade e para suas famílias e amigos em particular, Othelino, Rogério e Iracema partiram para outro plano chamados por Deus deixando para nós outros a saudade que cabe em cada coração daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-los, amá-los e respeitá-los por tudo que fizeram de bom, aqui na terra.

OTHELINO NETO ASSUME
Triste com as mortes do pai Othelino Filho e do amigo Humberto Coutinho, até então presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Othelino Neto assumiu em definitivo e até o final do mandato, o cargo considerado vago após a morte do titular. Na condição de 1° vice-presidente Othelino Neto, tomou posse na última quinta-feira, em sessão solene como manda a Constituição e o Regime Interno, sem festa devido às circunstâncias do momento.
Othelino Neto prometeu comandar a Assembléia Legislativa de forma compartilhada com os demais parlamentares, voltado para os interesses do Estado e da população maranhense, ali representada pelos 42 deputados. 

PEDRO FERNANDES
O deputado federal Pedro Fernandes, depois de ter aceitado o convite da direção do seu partido (PTB), para assumir o cargo de ministro do Trabalho, fora desconvidado, segundo se sabe, pelo presidente Michel Temer, a pedido do ex-amigo José Sarney, que nega ter participado dessa “queimação”. Motivo alegado: o filho de Pedro Fernandes, Lucas é secretário do governo Flávio Dino (PCdoB) adversário dos Sarney e Temer. Pedro e Lucas apoiaram Flávio na última eleição e teriam compromisso firmado de apoiá-lo na reeleição do comunista. Flávio Dino reprovou com veemência a intervenção de Sarney no episódio, mas, neste caso, equivocadamente, pois nem ele, e nenhum político profissional aceitariam, no seu governo, um auxiliar direto, que não defenda sua administração.
Flávio Dino – caberia a pergunta – convidaria ou aceitaria – alguém comprometido com Sarney ou Roseana, como seu secretário? Lógico que não. Apenas parlamentares mudaram de plumagem e hoje integram a bancada governista e aderiram ao chefe do executivo. O caso de Pedro Fernandes é diferente, porque ele já está integrado ao governo do estado. Tanto que tem um filho no cargo de secretário, desde a eleição passada. A maldade e a perseguição exercida pelo cacique, desta vez, foi obviamente encarada como normal. Não tenha dúvida que tudo que ele puder “fazer”, sem preocupação da “volta”, ele fará para infernizar o governo Flávio Dino. É da sua natureza. 

MA-014 PASSA POR RECUPERAÇÃO
A MA-014, que interliga os municípios da Baixada Maranhense passa por intervenção asfáltica, mas o trecho recuperado (entre Vitória do Mearim e Olinda Nova) depois de apenas duas chuvas já apresenta alguns buracos, mostrando que o trabalho feito até aqui não está de boa qualidade. Em governos anteriores esses mesmos serviços foram executados e duraram pelo menos dois períodos de chuvas fortes. Agora, pelo visto, não durará nenhum período chuvoso que geralmente vai de dezembro a maio.
O valor total da obra ultrapassa os R$ 9.500.000,00 (nove milhões e quintos mil reais). Fiscalizar a (as) empresa (s) é preciso e indispensável. 

ACESSO A SÃO JOÃO BATISTA
A estrada de acesso à cidade de São João Batista que também se encontrava em péssimas condições de tráfego, a pedido do prefeito João Dominici está sendo recuperada. A Avenida Getulio Vargas, que corta a cidade já foi asfaltada pelo prefeito, com recursos do município. Os serviços em fase de execução pelo estado interligam o povoado Bom Viver à sede de São João Batista, precisamente até o Camgapara. 
   
ESPECULAÇÃO
O governador Flávio Dino já deixou subentendido, em manifestação pública, que o governador em exercício Carlos Brandão (ex-PSDB) poderá integrar, novamente, a sua chapa na condições de vice. Mas, como o deputado federal Pedro Fernandes já teria anunciado que não disputará a reeleição, de repente poderá ser convidado por Dino para ser o seu companheiro de chapa nas eleições deste ano. Nada está descartado.         
               

Nenhum comentário

Por favor, peço que não usem palavras chulas ou que denigram pessoas em seu(s) comentário(s). Agradeço sua compreensão.