SAUDADE, MUITA SAUDADE!




Tive a oportunidade de registrar nesta coluna, com tristeza, o falecimento de amigos como Othelino Filho, Rogério Dominici e outros, no final do ano passado. Neste segundo domingo de 2018, anuncio a morte da minha amiga e cunhada (funcionária aposentada da Assembléia Legislativa), ocorrido na manhã do último dia (03-01-18) Iracema Brito Gondim Lima, esposa do meu amigo, o administrador de empresas Francisco Lima. Filhos, irmãos, demais parentes e amigos, lamentaram por mais essa perda grande e valiosa que nos deixa saudade, muita saudade!
O padre Cesar, na solenidade religiosa que precedeu ao enterro referiu-se a Iracema como uma pessoa de Deus, praticante do bem com devoção e solidariedade e que, por essa razão, tinha o lugar reservado no Céu, por intercessão de Jesus Cristo. Comentou com convicção a bondade e a dedicação com que Iracema tratava as pessoas com as quais teve a oportunidade de conviver, depoimento este, ratificado pelo filho Pedro Ivo, pelo irmão Ítalo, pelo sobrinho Rômulo e por amigos e ex-colegas de trabalho dela.
Amizade, reconhecimento sinceros devem ser revelados, acompanhados de pedidos a Deus para que ela, a saudosa Iracema ocupe lá no Céu, destino final das boas almas, o lugar que merece, pelo trabalho exercido enquanto viveu, promovendo o amor, a paz e a solidariedade na humanidade, onde se revelam, lamentavelmente, pessoas distanciadas do bem comum, que, ao contrário primam pelo egotismo e em praticar atos impensados e perversos contra os seus semelhantes.
Não pelo simples fatos tratar-se de pessoas pelas quais tinha respeito e amizade, mas pelo que representaram em vida para a coletividade e para suas famílias e amigos em particular, Othelino, Rogério e Iracema partiram para outro plano chamados por Deus deixando para nós outros a saudade que cabe em cada coração daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-los, amá-los e respeitá-los por tudo que fizeram de bom, aqui na terra.

OTHELINO NETO ASSUME
Triste com as mortes do pai Othelino Filho e do amigo Humberto Coutinho, até então presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Othelino Neto assumiu em definitivo e até o final do mandato, o cargo considerado vago após a morte do titular. Na condição de 1° vice-presidente Othelino Neto, tomou posse na última quinta-feira, em sessão solene como manda a Constituição e o Regime Interno, sem festa devido às circunstâncias do momento.
Othelino Neto prometeu comandar a Assembléia Legislativa de forma compartilhada com os demais parlamentares, voltado para os interesses do Estado e da população maranhense, ali representada pelos 42 deputados. 

PEDRO FERNANDES
O deputado federal Pedro Fernandes, depois de ter aceitado o convite da direção do seu partido (PTB), para assumir o cargo de ministro do Trabalho, fora desconvidado, segundo se sabe, pelo presidente Michel Temer, a pedido do ex-amigo José Sarney, que nega ter participado dessa “queimação”. Motivo alegado: o filho de Pedro Fernandes, Lucas é secretário do governo Flávio Dino (PCdoB) adversário dos Sarney e Temer. Pedro e Lucas apoiaram Flávio na última eleição e teriam compromisso firmado de apoiá-lo na reeleição do comunista. Flávio Dino reprovou com veemência a intervenção de Sarney no episódio, mas, neste caso, equivocadamente, pois nem ele, e nenhum político profissional aceitariam, no seu governo, um auxiliar direto, que não defenda sua administração.
Flávio Dino – caberia a pergunta – convidaria ou aceitaria – alguém comprometido com Sarney ou Roseana, como seu secretário? Lógico que não. Apenas parlamentares mudaram de plumagem e hoje integram a bancada governista e aderiram ao chefe do executivo. O caso de Pedro Fernandes é diferente, porque ele já está integrado ao governo do estado. Tanto que tem um filho no cargo de secretário, desde a eleição passada. A maldade e a perseguição exercida pelo cacique, desta vez, foi obviamente encarada como normal. Não tenha dúvida que tudo que ele puder “fazer”, sem preocupação da “volta”, ele fará para infernizar o governo Flávio Dino. É da sua natureza. 

MA-014 PASSA POR RECUPERAÇÃO
A MA-014, que interliga os municípios da Baixada Maranhense passa por intervenção asfáltica, mas o trecho recuperado (entre Vitória do Mearim e Olinda Nova) depois de apenas duas chuvas já apresenta alguns buracos, mostrando que o trabalho feito até aqui não está de boa qualidade. Em governos anteriores esses mesmos serviços foram executados e duraram pelo menos dois períodos de chuvas fortes. Agora, pelo visto, não durará nenhum período chuvoso que geralmente vai de dezembro a maio.
O valor total da obra ultrapassa os R$ 9.500.000,00 (nove milhões e quintos mil reais). Fiscalizar a (as) empresa (s) é preciso e indispensável. 

ACESSO A SÃO JOÃO BATISTA
A estrada de acesso à cidade de São João Batista que também se encontrava em péssimas condições de tráfego, a pedido do prefeito João Dominici está sendo recuperada. A Avenida Getulio Vargas, que corta a cidade já foi asfaltada pelo prefeito, com recursos do município. Os serviços em fase de execução pelo estado interligam o povoado Bom Viver à sede de São João Batista, precisamente até o Camgapara. 
   
ESPECULAÇÃO
O governador Flávio Dino já deixou subentendido, em manifestação pública, que o governador em exercício Carlos Brandão (ex-PSDB) poderá integrar, novamente, a sua chapa na condições de vice. Mas, como o deputado federal Pedro Fernandes já teria anunciado que não disputará a reeleição, de repente poderá ser convidado por Dino para ser o seu companheiro de chapa nas eleições deste ano. Nada está descartado.         
               

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected