FACILIDADE PARA ALGUNS...


A influência dos poderosos nas eleições sempre esteve acima da vontade do povo. Ocupantes de cargos importantes interferem nas decisões dos pleitos indicando filhos e outros parentes àqueles que, nas suas comunidades, também, têm poder sobre o voto e determinam aos seus “discípulos” em quem devem votar. Membros de governos passam três anos e alguns meses sendo tratáveis e ajudando amigos que possam depois recompensá-los com boa votação. São candidatos contando com as benesses oferecidas em nome do poder que exerciam. Ainda, com o apoio de governantes, conseguem o objetivo desejado.
Assim, presidentes de poder, prefeitos e governadores desfrutam da facilidade de auxiliarem projetos políticos de pessoas a eles ligados. Nestes tempos de políticos envolvidos com a Justiça, qual deles, por exemplo, se negaria a auxiliar um rebento de um desses “chefes”. Com cheiro de pressão ou chantagem, presidentes de tribunais já elegeram filhos a prefeito, a deputado e vereadores sem muito esforço.
Essa prática continua, inclusive, fazem campanha antecipada e o Ministério Público assiste a tudo como se fosse fato normal o que não aconteceria com outrem sem essa cobertura dos poderosos. Dessa forma entende-se que o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores são compostas por representantes de pessoas influentes e não da população. Alguns exemplos: Sarney já teve a oportunidade de eleger Roseana governadora e Sarney Filho deputado estadual e federal, sucessiva vezes; Roseana elegeu o genro deputado estadual e Sarney Filho, o filho Adriano Sarney.
Continuando com esse leque de privilegiados, Ricardo Murad, pré-candidato a governador, ocupando cargo de secretário de Estado elegeu nas últimas eleições a filha e o genro para a Assembleia Legislativa. O então governador José Reinaldo elegeu Flávio Dino deputado federal que depois conquistou independência e passou a caminhar com os próprios pés. O ex-presidente do TCE, Edmar Cutrim elegeu um dos filhos prefeito de São José de Ribamar e depois o outro filho deputado estadual. Epitácio Cafeteira elegeu, com a benção de Roseana Rogério Cafeteira à Assembleia Legislativa que teve a habilidade de ser líder do governo Roseana e do seu adversário Flávio Dino.
Agora outros donos de poder estão indicando filhos, parentes e aderentes para cargos no Legislativo. Somente alguns têm essa “sorte”. Poucos teimosos se arriscam com a cara e a coragem cívica encararem essa grande batalha: conseguir votos no momento em que a classe política enfrenta grande desgaste.

PEIXE SANTO
O secretário de Saúde de Pindaré Mirim, Carlos Figueiredo, irmão do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e tio de um pré-candidato a deputado estadual distribuiu à população de São João Batista, através de lideranças comunitárias, na quinta-feira Santa, cerca de dois mil quilos de peixe.

LULA PRESO
Depois de resistir cumprir a sentença inicialmente de 12 anos e um mês de prisão, o ex-presidente Lula, finalmente foi conduzido ontem, de São Paulo para Curitiba e já está preso numa cela especial da Polícia Federal, na capital paranaense. Integrantes da militância petista em São Paulo agrediram pessoas que, supostamente se disseram favoráveis à punição imposta ao líder maior do PT, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. Lula responde a mais sete processos na Justiça acusado desses e outros crimes. O ex-presidente petista nega ter cometido esses crimes e desmente delatores e existência de documentos comprobatórios.

WALDIR DESENCANTOU
O deputado federal Waldir Maranhão desencantou de Flávio Dino e se filiou ao PSDB para ser candidato a senador (preferencialmente) ou a deputado federal. Em nota à imprensa o parlamentar criticou a interferência do governador Flávio Dino para que ele não fosse aceito pelo Partido dos Trabalhadores (PT-MA) e lembrou o episódio do impedimento do presidente Dutra quando, a pedido do governador maranhense, como presidente em exercício da Câmara Federal, tentou anular o ato, já aprovado pelo plenário da Casa e em tramitação no Senado Federal. Acreditou e se decepcionou com o “CHEFE”. Nesse período Waldir Maranhão tomou várias atitudes equivocadas.  

ZÉ REINALDO
O ex-governador José Reinaldo Tavares, também rompido com o governador comunista está acertado com o PSDB para ser o primeiro candidato a senador nas eleições deste ano. Waldir poderá ser o segundo nome tucano ao Senado. Dessa forma conclui-se que Flávio Dino perde duas forças eleitorais que poderão apoiar Roberto Rocha ou Eduardo Braide.

PTB
O Partido Trabalhista Brasileiro no Maranhão (PTB-MA) também está fortalecido com filiações importantes recebidas no último dia 6. O ex-deputado Manoel Ribeiro já anunciou sua candidatura à Assembleia Legislativa, mas não divulgou por qual partido. Foi importante membro e dirigente do PTB por décadas, mas estaria disposto a mudar de legenda.

ENERGIA
Nas gestões de Amarildo Pinheiro e Junior de Fabrício (2013 a 2016), a prefeitura de São João Batista acumulou débito com a Cemar superior a R$ 300 mil. Quando assumiu o cargo em 2017, o atual prefeito João Dominici tentou parcelar o débito, mas sua proposta não foi aceita pela fornecedora de energia elétrica. Dominici passou a pagar em dia as contas de energia dos órgãos municipais, a partir de janeiro de 2017, quando assumiu o cargo. Agora o promotor está processando os devedores, incluindo o atual prefeito João Dominici, em que pese na sua gestão não haver débito nenhum.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected