IRRESPONSABILIDADE OU CONIVÊNCIA?


Todos os investigados e presos, pela Operação Lava Jato, se dizem vítimas de perseguição do Ministério Público e da PF. Uma vez verdadeira essa afirmação, diriam tratar-se de grande irresponsabilidade dessas autoridades. Lembra-se, também, que em entrevista recente a uma rede de TV, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, afirmou não pretender examinar e colocar em votação o pedido de habeas – corpus solicitando que o ex-presidente Lula respondesse em liberdade o processo pelo qual foi condenado ha mais de 12 anos de reclusão pela 8ª Turma do TRF da 4ª Região. Resultado: A matéria entrou na pauta e o julgamento foi iniciado na semana passada ficando para o dia 04 deste mês (quarta-feira), a sua conclusão. Diante do fato poderiam dizer, em caso de aprovação, que há conivência do STF, nesse caso específico?
Blogueiros mais afoitos insinuam que Lula vencerá essa parada e até, em outra etapa, conseguirá registrar a sua candidatura à Presidência da República, o que significaria rasgar a Lei da Ficha Limpa e beneficiar mais de uma centena de parlamentares, ameaçados de não concorrer à reeleição por estarem, a princípio, “enrolando” por motivos iguais ou equivalentes aos de Lula, de acordo com a mesma lei.
Lula tem afirmado nos discursos proferidos Brasil afora, que “não serei preso porque não cometi nenhum crime” confirmando, assim, ser vítima de perseguição das autoridades responsáveis pela sua condenação na 2ª instância. O presidente Michel Temer, via assessoria, por sua vez, também, nega ter participado de qualquer ato ilícito. Até mesmo o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, garante não ter praticado crimes pelos quais foi acusado. Nesse episódio alguns poucos delatores estão cumprindo prisão domiciliar e, por coincidência, ou não, são o mais ricos.
Observando esses fatos vamos deixar para os leitores tirarem as suas conclusões sobre a culpabilidade dos denunciados e/ou condenados e as benesses que poderão vir a receber da Justiça, em algumas oportunidades firme, e, em outras, dúbia nos julgamentos. Os ministros Luís Roberto Veloso e Gilmar Mendes em recente discussão no plenário do STF se igualaram na avaliação moral de cada um deles. Trocaram insultos.
MORAL DO PT
Seria oportuno que o Partido dos Trabalhadores, ao descartar a filiação do deputado Waldir Maranhão explicasse se Lula, Dirceu, Palocci, Dilma, e outros próceres do PT são imunes a críticas pelos seus comportamentos morais. O ex-presidente da Câmara Federal busca uma legenda para oficializar a sua candidatura ao Senado, desesperadamente. O DEM não o quis e agora o PT, como se fosse o mais puro de todos os partidos políticos o rechaça. O PT e o MDB são os partidos que abrigam maior número de denunciados por crime de corrupção e lavagem de dinheiro. A começar pelos seus maiores expoentes. Lembrem disso. No caso, Waldir seria apenas mais um a manchar o já enodoado PT.
LULA, O CORAJOSO
Lula tem mostrado à Nação que a melhor defesa é ter coragem de agredir adversários. Ao considerar o Ministério Público e a Justiça, respectivamente, perseguidor e covarde inflama a sociedade contra essas duas instituições e até aqui tem se dado bem. Tudo indica Que a maioria dos ministros do STF vai livrá-lo da cadeia na próxima quarta-feira quando todo o Brasil estará voltado para o julgamento do seu pedido de habeas – corpus, para continuar respondendo o processo do triplex de Guarujá em liberdade. Matéria que a presidente Carmem Lúcia afirmou que nem entraria na pauta de julgamento daquele tribunal. Entrou!
ZÉ REINALDO
O grupo político de Flávio Dino já admite que o deputado federal e pré-candidato a senador José Reinaldo Tavares não retornará às hostes governistas. O trabalho que ele vem desenvolvendo para viabilizar a candidatura de Eduardo Braide pelo PSDB indica que o objetivo dele é concorrer pela oposição. Nas rodas políticas observa-se uma significativa maioria de observadores opinando que o Zé Reinaldo tem razão que o governador errou ao desprestigiá-lo.
GILMAR MENDES
O ministro Gilmar Mendes (STF) que na avaliação do colega Luís Roberto “envergonha aquele tribunal” tem dito que o Ministério Público tem ultrapassado os limites ao denunciar políticos “por qualquer coisa” abarrotando as comarcas de processos que, com uma boa conversa poderiam ser evitados. Disse certa vez que em inúmeros municípios brasileiros os promotores perseguem prefeitos e travam a administração pública. Os representantes do Ministério Público, segundo ele querem ditar ordem e mandar nos gestores públicos, o que é inadmissível numa democracia. Muitos prefeitos se queixam disso, realmente e vários deles já tentaram, inclusive, entregar a chave da Prefeitura para eles administrá-la. O Brasil está repleto desses episódios inusitados.
PÁSCOA
O prefeito João Dominici encaminhou à coluna mensagem de Feliz Páscoa ao povo de São João Batista, desejando, ainda, prosperidade e amor para que a vida seja mais harmoniosa. Ao emitir a mensagem Dominici comunicou o pagamento do funcionalismo efetivo do município na quinta-feira passada (29 de março). Registre-se por necessário que a cidade de São João Batista está limpa e asfaltada e as estradas vicinais em plena condição de tráfego, apesar das fortes chuvas que tem caído sobre o município. A avaliação da gestão de João Dominici, entre os moradores, é positiva, conforme observei nos últimos dias em que estive lá.
FELIZ DOMINGO DE PÁSCOA
Hoje é domingo. Não é um domingo qualquer. Comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo que morreu na Cruz para salvar a humanidade. Associando-se a todos os cristãos do mundo esta coluna deseja a todos, especialmente aos caros leitores, que com Fé e Amor a Cristo sejam felizes e amáveis. Paz!
Que as amarguras e as decepções vividas pela humanidade, dêem lugar à Felicidade e à fraternidade entre os povos.      
   
  

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected