DIA DAS MÃES


Hoje, segundo domingo de maio comemora-se o Dia das Mães. Uma data especial que nos remete a vários tipos de sentimentos: saudade para os filhos órfãos, revolta para as mães que perderam filhos para a violência, para a fome ou falta de assistência médica na rede pública de saúde; para a bala perdida ou outros motivos de cunho social. Revolta para os filhos que perderam as mães pelos mesmos motivos. É de comemoração e alegria para quem não sofre angustia, pelo contrário, têm uma vida normal e de sucesso, para aquelas que se sentem privilegiadas, em paz, neste mundo contraditório e discriminatório.
A todas elas nos sentimos com o dever de homenageá-las, com respeito e admiração. Há mães sofrendo, reféns da violência que às vezes começa dentro da própria casa. Há mães realizadas, de bem com a vida por ter família equilibrada, que faz do presente, através da educação um caminho seguro para o futuro. Outros filhos, infelizmente optam pelo caminho do uso e do tráfego de drogas, buscando, assim, a cadeia ou a morte, aguçando o sofrimento de suas genitoras. Mães sofrem!
Mas, hoje é Dia das Mães, dessas heroínas que fazem do lar o refúgio para viver sofrendo ou comemorando a Vida. É um dia especial, comemorativo, apesar da angústia que teima em permanecer no coração de muitas delas, marcadas pelo destino para não serem felizes, a maioria, considerando os filhos que têm e a vida que vive mil razões para comemorar e ser feliz. O mundo é feito de contradições. A humanidade brinda os privilegiados e massacra os sacrificados, instituindo as diferenças e marcando os preconceitos. Isso é lamentável!
Valorizei e amei a minha mãe. Fui educado e paciente. Ela morreu aos 82 anos de idade, feliz porque como ela dizia “graças a Deus meus filhos são ricos de honestidade e de caráter. Nenhum deles (14) enveredou pelo caminho do crime. Que alegria, que felicidade saber que a minha mãe foi digna, humilde, solidária, amada e muito feliz. Está com Deus...
Neste dia especial a coluna deseja a todas as Mães do mundo a resignação e o enfrentamento à vida que levam e que não desistam da companhia de Deus.

COMEMORAÇÕES
Do prefeito João Dominici e do presidente da Câmara Municipal de São João Batista, vereador Assis Araújo a coluna recebeu informações dando conta que naquela cidade serão levadas a efeito várias manifestações de apoio e solidariedade às Mães, pela passagem deste dia muito especial. Tanto o prefeito João Dominici quanto o vereador Assis Araujo aproveitam a oportunidade para desejar às mães maranhenses, especialmente à joaninas, felicidade, saúde, paz, neste dia a elas dedicado.

FALTA DINHEIRO
Falta dinheiro suficiente para um trabalho mais eficaz da Segurança Pública no Maranhão. Os policiais têm realizado ações no interior do Estado que culmina na prisão de criminosos de alta periculosidade, o que é bom para a sociedade. Ladrões de bancos e de carros fortes, fortemente armados, depois de muita investigação, são recolhidos ao xadrez e as armas apreendidas, mas isso custa dinheiro que às vezes falta até para pagar as diárias dos agentes e delegados.

CADÊ O CONTRABANDO?
A Justiça entendeu que não havia provas suficientes para manter os coronéis, delegado e ex-vice-prefeito, envolvidos em crimes de contrabandos e lavagem de dinheiro que motivaram os jornais a divulgarem em manchetes as denúncias. O caso está parado e os suspeitos de envolvimento no escândalo gozando de liberdade, com restrições. Dos suspeitos presos apenas o delegado Bardal continua no xadrez porque responde a outro processo.

ESPIONAGEM
O caso da espionagem para detectar o comportamento de opositores do governo de Flávio Dino, também, entrou no esquecimento. O requerimento pedindo a convocação dos policiais envolvidos no caso, apresentado pelos deputados da oposição foi rejeitado por maioria na Assembléia Legislativa e ninguém mais falou no assunto. A oposição afirma que não houve interesse do governo para que os fatos fossem apurados e apontados os envolvidos.

COORDENADOR
A indicação, pelo governador Flávio Dino, do pré-candidato a deputado federal Marcio Jerry para coordenar sua campanha à reeleição, não foi surpresa para ninguém. Jerry foi o super secretário do estado e a partir de outubro será o seu super – representante prestigiado e prestigiando o governo se permanecer sob o comando de Dino, o que é muito provável.

AS DÚVIDAS
Duvida-se nos meios políticos das candidaturas ao governo estadual do senador Roberto Rocha (PSDB), do deputado Eduardo Braide (PNN) e até da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). Para confirmarem suas candidaturas dependem de pesquisas que estariam em curso para avaliar a possibilidade de vitória de cada um deles.
Tudo estaria sendo avaliado pelo cacique José Sarney que ao final, com todos os dados disponíveis em mãos dará o veredicto final, podendo o nome dele mesmo, ser colocado como solução do problema. Pessoalmente acho que ele (Sarney) não terá coragem para tanta audácia, embora respeitando a sua inteligência e jogo de cintura quando quer concretizar alguma coisa que eleve o seu próprio ego.

ANULANDO O VOTO
Com a aproximação das eleições observa-se, nas conversas de grupos insatisfeitos com a política e com os políticos, que está, passo a passo, diminuindo o número de eleitores que estava decidido a anular o voto ou votar em branco.

VIAGEM
Está prevista a minha ausência neste espaço, por motivo de viagem por alguns domingos, a partir do próximo. Durante o período serei substituído pelo amigo, professor João Batista Azevedo.      
  
         

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected